domingo, 29 de novembro de 2009

Esperado, mas nem tanto...




Ousadia, ainda que tardia

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dois anos


Ainda dói, mas é preciso seguir em frente. Saudades boas!

domingo, 22 de novembro de 2009

Dois campeões, dois objetivos e dois sentimentos



Meu avô, que me ensinou muito do pouco que sei sobre futebol, nunca chamou o Bugre de Guarani de Campinas, mas sempre de Guarani de Careca. Nos últimos anos o time do simpático mascote indígena andou longe da elite da futebol, chegando a frequentar  a sofrível série C. Algo improvável para um time com a história do time campineiro. A campanha na série B de 2009 foi excelente, um início arrasador com várias rodadas na liderança e um invejável serie invicta, depois o time caiu de produção mas nunca deixou de frequentar o G4. Oswaldo Alvarez, o Vadão montou um time que mesmo sem um grande craque esteve acima da média durante a competição. O garoto Caíque revelado pelo Vitória foi o maestro do time, no ataque, vindo do Ituano, Ricardo Xavier tornou-se peça fundamental e com seus 14 gols tornou-se um dos destaques da competição. Ao longo do campeonato, o time teve outras peças chaves, como o bom lateral Maranhão e o goleiro Douglas.

A partida que decretou o retorno do Guarani à série A, foi no estádio de Pituaçu, como de praxe lotado. O Bahia precisava da vitória para acabar com a possibilidade de rebaixamento. A torcida baiana compareceu em massa. 31.560 torcedores pagaram ingresso para ver o time de Bonamigo, que desde o começo partiu pra cima do Guarani, no entanto o time de Campinas era visivelmente mais arrumado em campo.

O Bahia tinha dificuldades em armar as jogadas com o fraco Juninho e vivia apenas das tentativas do experiente Paulo Isidoro que tentava sem sucesso municiar o ataque. Aos 13 minutos, o atacante Jael foi derrubado na área e Leonardo Gaciba marcou pênalti. Na cobrança Nadson fez Bahia 1 a 0. Nos minutos finais do primeiro tempo, aos 46, saiu o segundo do Bahia. Juninho cobrou escanteio, Bruno Silva desviou, Beto cabeceou no travessão e o capitão Nen pegou o rebote,marcando o gol que deu números finais ao placar, para alegria da massa tricolor em Pituaçu.

O segundo tempo foi bem disputado, mas sem bola na rede. O Bahia criou algumas chances mas esbarrou na vagarosidade de Juninho e na falta de pontaria de Jael e Beto, que substituiu Nadson machucado. O Guarani também criou boas chances, principalmente pelas duas laterais, mas parou na, desta vez, bem postada defesa tricolor que contou com as defesas do vibrante goleiro Marcelo, ex-Corinthians, que vive no tricolor baiano a melhor fase da carreira. Com o jogo chegando nos minutos finais, o Guarani já sabia que com a vitória do Duque de Caxias sobre o Figueirense, o acesso estava garantido,e o Bahia da mesma feita já tinha o que lhe interessava, então os dois times passaram a administrar o resultado.

Ao apito final, muitas comemorações, e sentimentos distintos de dois grandes clubes campeões. Festa da torcida e jogadores do Bahia, que conseguiu se livrar do fantasma do rebaixamento, mas que não é digna de um clube da grandeza do tricolor baiano e alegria merecida do Guarani, de Vadão, figura competente e gente boa, que se mostra um especialista em série B. Em 2004 comandando o Bahia, deixou o acesso escapar na última rodada do quadrangular, mesmo sendo o tricolor o time com mais pontos no total da competição e em 2007 comandou o Vitória na campanha de retorno à elite do nosso futebol. Deste feita, mais uma vez em solo baiano, Vadão voltou a sorrir. A bonita festa nas arquibancadas de Pituaçu foi mais um ingrediente na festa do Bugre, campeão brasileiro de 78, o Guarani de Campinas, de Careca e do Brasil!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dois por um:

# Assustador!

Pra quem viu o Fluminense 12 pontos atrás do primeiro fora da zona de rebaixamento e hoje vê essa distância em 2 pontos, com o futebol que o tricolor vem jogando se assusta.

É simplesmente assustador, ouvir o Maraca cantar em peso: "Fred vai te pegar". Assustador, mas emocionante pra quem gosta de futebol. É épico ver um gigante se levantar e reiventar a palavra milagre.

O Flu vem com uma força incrível e hoje não merece cair. O Flu das últimas rodadas em nada lembra o pífio Fluminense de Parreira, Horcades, dos medalhões afastados e cia.

É um novo Flu de Cuca, Fred e dos garotos de Xerém, que honram a camisa do clube do pó de arroz.




# Jogo da Vida

Tão assustador quanto a reação do Flu é o drama do Vitória, que fez grandes partidas neste segundo turno e depois simplesmente desistiu do campeonato. E nisso já se vão cinco derrotas consecutivas e o time desce a ladeira. A distância para o tricolor carioca é hoje de apenas cinco pontos, restando nove em disputa, sendo que o Vitória ainda tem o próprio Flu como adversário e no mesmo Maracanã, templo onde Fred vem brilhando e a torcida empurrado como nunca o clube do pó de arroz.

Nesta situação, o Vitória necessita mais do que nunca de vencer o Barueri, domingo no Barradão para se livrar de uma vez por todas, com a menor possibilidade existente de um trágico rebaixamento de um time que merecia melhor posição na tabela.

Uma derrota diante do Grêmio Barueri combinada com uma vitória do Fluminense diante do Sport, pode trazer graves e inesperadas consequências ao time de Mancini, logo todo cuidado é pouco. A sorte estará lançada domingo, às 19h30 no Barradão, pode ser a passagem da salvação, mas pra isso será necessário encontrar a carta certa, no bendito jogo da vida.

sábado, 14 de novembro de 2009

Descendo a ladeira do Pelô....


Ok, foi diante do agora mais líder do que nunca São Paulo, mas quem viu um pouco do jogo ficou com a sensação de que o Vitória sequer entrou em campo. No twitter a jornalista Marília Ruiz disse com razão: "Quando o Vitória chegar de Salvador, o jogo terá terminado... O São Paulo podia estar goleando." O São Paulo abusou de perder gols, venceu por 2 a 0 (Jorge Wagner e Hugo) mas poderia ter sido por 4 ou 5. O líder jogou e convenceu com futebol de gente grande que é, mas o time baiano foi covarde e nem de longe lembrou o Vitória das boas atuações contra Inter, Flamengo e Palmeiras neste segundo turno.

O Vitória perdeu a 5ª consecutiva e a depender dos resultados do complemento da rodada, o Leão pode até se tornar um real candidato a um improvável e impensado rebaixamento. É preciso acordar e os três pontos diante do Barueri na próxima rodada são fundamentais para que o Z4 sequer seja assunto na Toca do Leão. No fim do jogo, Mancini que tem contrato até dezembro de 2010 disse que apesar do contrato, tem uma reunião em dezembro com a diretoria e que em caso de cumprimento do planejamento, estabelecido anteriormente, fica no clube. No entanto, nesta semana, surgiram rumores de que o Vitória montaria um time mais barato para o Campeonato Baiano - o que ainda assim não significa um time sem qualidade. Pelo que ouvi, Mancini deu a entender que a ele, foi prometida outra coisa, logo jogadores de boa qualidade técnica e com certo prestígio, o que elevaria os custos rubronegros.

No caminho da salvação

O Bahia venceu a Ponte nesta sábado no Moisés Lucareli e deu um passo importante na fuga da Série C. O protótipo de time de Paulo Bonamigo não me empolga, mas ao menos deve cumprir a obrigação secundária de se manter na Série B - uma vez que a primária, ou ao menos a que se esperava de um time da grandeza do Bahia, era subir para a Série A.

Os gols do Bahia foram marcados por Jael, Beto e Paulo Isidoro, sendo que Reis descontou para a Ponte. No próximo sábado, o time tricolor recebe o Guarani em Pituaçu. Para o time campineiro será o jogo do acesso, para o Bahia o jogo que pode confirmar a permanência do time na Série B.

O atual time e diretoria tem a obrigação de diante da incompetência de levar o time à Série A, manter a instituição Esporte Clube Bahia ao menos na Série B. Falta o mínimo de empolgação para ver este elenco e todos os que o coordenam o clube no momento, no entanto resta o amor incondicional do fiel torcedor do Bahia, aquele que vive de um amor que não tem divisão. São estes que devem ser aplaudidos sempre.

Sem vergonha de dizer: Parabéns Campeão!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O futebol mandou lembranças....

Um dos piores times dos últimos tempos a vestir a camisa do Bahia - momento de reflexão: pare e pense o nível dos últimos times! - fez mais uma péssima apresentação na noite desta terça em Pituaçu. Mais de 18 mil pessoas foram ao estádio empurrar o time que venceu por 1 a 0, graças a um gol achado em boa hora por Jael e às defesas espetaculares do único a fazer seu papel em campo no time baiano, o goleiro Marcelo. Isso sem falar na incompetência absurda dos atacantes do Vila Nova.

Bonamigo deu mais uma prova que é o pior dos treinadores que passaram pelo Bahia no ano e montou um time frouxo, com três volantes e com a criação a cargo do sofrível Ananias. Tudo isso em um time que ocupava a zona de rebaixamento e jogava em casa com a obrigação de vencer. O time começou dando falsas esperanças ao torcedor em dois ataques rápidos, com Nadson e depois Marcos, mas a partir de então só deu Vila Nova que quando não parava nas mãos de Marcelo, ficava na absurda falta de capacidade de colocar a bola pra dentro, demonstrada por seus atacantes.
Seguindo a velha máxima do futebol, o Vila que abusou de perder gols, tomou o castigo após cruzamento de Alex Maranhão e complemento de Jael, de cabeça. Bahia 1 a 0. Um gol achado e em uma hora certa. A torcida empurrou o time que cresceu nos minutos seguintes. No entanto a pressão tricolor durou muito pouco e logo se inverteu. O Vila pressionou, mas sem sucesso. No segundo tempo, as coisas não se modificaram e Bonamigo viu inerte, o seu time, inteiramente recuado, levar pressão do Vila, assistindo ao time de Góias jogar. O Bahia ainda teve o péssimo Hernani expulso e teve que se segurar com um a menos, mas que segurou o placar foi mesmo Marcelo, que fez pelo menos mais três defesas sensacionais que ajudaram a garantir o resultado.

Com o resultado, o time agora ocupa a 15ª colocação, destacando que o Brasiliense teve o jogo contra o São Caetano suspenso em virtude do apagão, logo em caso de vitória, o tricolor cai mais uma casa. A situação ainda é bastante delicada, no entanto o Bahia conta com o fato de que alguns dos seus concorrentes diretos a se manter na série B, se enfrentam ou terão pela frente grandes pedreiras, exemplo do América de Natal que joga contra o Vasco na sexta na Maracanã, jogo em que o Vasco pode garantir o título da Série B em caso de triunfo. O Bahia joga sábado contra a Ponte Preta no Moisés Lucarelli.

O futebol é de envergonhar a série C, a torcida de primeira, não merece tamanho sofrimento, mas a esta altura, resta esperar os acontecimentos sem tentar prever muita coisa, até porque nesse caso, a coisa pode complicar. Na saída de Pituaçu, um torcedor deu um recado que deve ser entregue a Bonamigo e seus comandados: O futebol mandou lembranças!

domingo, 8 de novembro de 2009

Eu vou morar no brega....

Da série "Coisas que só o Bahia faz por você": Com a vitória do América de Natal sobre o Vila Nova por 2 a 0, o Bahia está de volta à zona do mal. Estamos na zona e o pior, é que o Bahia parece de malas prontas pra morar no brega!

A letra da talentosa do turma do funil do Movidos a Alcóol diz bem a situação do tricolor, "ela não vai acreditar, mas por causa dela" - no caso dele, Bahia - "eu vou morar no brega!"



Vídeo dedicado ao querido amigo Davi Boaventura no melhor estilo #seuspassadotecondena

sábado, 7 de novembro de 2009

A Caravela voltou!

Antes de começar é bom voltar exatos 11 meses e relembrar "o dia em que a Cruz de Malta trincou." Como já disse antes aqui, não escolhi ser vascaíno, foi imposição mesmo. A primeira camisa de time que usei - com menos de um ano - tinha uma faixa diagonal e uma cruz de malta no peito. Cresci e conheci a história do tal Gigante da Colina, pronto, era só do que eu precisava para me apaixonar pelo time que tinha nome de gente.

O time de história de glórias e de lutas me fez conhecer ídolos que lutaram por negros e operários, me fez conhecer o Expresso da Vitória...assim fui aprendendo sobre a importância de cada um nessa construção, de Barbosa e Ademir Menezes à Fernando Prass e Dorival Júnior, passando inúmeras vezes por Roberto Dinamite. O Vasco de hoje, mostrou que o sentimento nunca parou. O Vascão voltou, onde talvez devesse ter sim saído, para que fosse purificado e voltasse assim, como um Vasco querido, um Vasco do povo, como é do ser Vasco. E não um Vasco que só fazia inimigos e cujas únicas conquistas eram de desprezo por parte de quem ama futebol.

O Vasco pagou seu débito com o futebol e voltou. Volta reestruturado, renovado, volta Vasco. Pronto a fazer a caravela aportar em mares sempre navegados, os mares da vitória! Bem vindo de volta, com a Cruz de Malta inteira, sem trincos e pulsando de alegria!



Fotos: Globoesporte.com

Se os heróis entrassem em campo...


Se os heróis do Bahia tivessem o poder de mudar alguma coisa, talvez tudo fosse melhor. Por isso é um pena que eles só fiquem na arquibancada. O amor se explica assim: 31.436 pagantes em uma sexta-feira, 20h, para apoiar um time que luta para escapar da série C. No entanto, como de praxe, em campo o Bahia não fez sua parte, e amargou mais um resultado ruim em casa, 2 a 2. Em caso de vitória do América de Natal, neste sábado, o Bahia volta à zona de rebaixamento. O time retorna à campo na terça contra o Vila Nova, mais uma vez em Pituaçu.




Foto:esporteclubebahia.com.br