segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

É tempo de Ramon, o senhor BaVi



O primeiro BaVi de 2010 teve um dos piores 45 minutos iniciais da história do clássico. Dois times medíocres, gramado em péssimas condições. No entanto no segundo tempo, o Vitória precisou de cinco minutos para mostrar sua superioridade. Wallace fez o primeiro aos 4 minutos e na sequência quase Schweck ampliava, mas Fernando salvou.

O Bahia só equilibrou ao jogo na metade final do segundo tempo com a entrada do jovem Wilson Júnior. No entanto,nos minutos finais, o sempre decisivo Ramon Menezes, matou o jogo. Após uma falha de Ananias, Neto Coruja soltou Índio que cruzou nos pés do Reizinho, ou Senhor Bavi, como queiram. Vitória 2 a 0.

Se Bahia e Vitória pretendem algo em 2010, precisam melhorar bastante. O time de Renato Gaúcho é individualmente muito pior do que o de Gallo e Paulo Carneiro em 2009. O Vitória mantém a base, mas precisa melhorar muito, o atual futebol pode ser suficiente para ganhar o Baiano, mas até ai nenhuma novidade. No entanto para a Copa do Brasil e Série A, será preciso muito mais. Vamos acompanhar!

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

"Tua história não esqueço jamais..."

O Vasco estreou no Campeonato Carioca no último sábado, vencendo o Tigres por 1 a 0. E a torcida "inaugurou" um novo canto para a temporada 2010, chamado "Eu nasci amando o Vasco demais." A letra é belíssima e relembras os ídolos eternizados em São Januário. Veja o vídeo e acompanhe a letra.



Eu nasci amando o Vasco demais

Eu nasci Amando o Vasco demais (Eu nasci amando o Vasco)
Tua glória, Vasco, tua história não esqueço jamais
Eu vi o Dener com seus dribles de moleque
O Edmundo brilhar em 97
E o Sorato de cabeça, o gol do Bi, Em pleno Morumbi (eu vi)
Vi o Cocada acabar com a mulambada
Carlos Germano nossa eterna muralha
E a torcida vascaína, sempre unida,
Construiu a nossa casa! (eu vi)
Vi o Quiñonez balançando a cabeleira
O Pai Santana beijando nossa bandeira
E a virada mais bonita da história O Juninho incendeia
Eu nasci…

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

As areias da vergonha

Um dos mais novos estádio do país, o mais moderno da Bahia, gramado excelente até 40 dias atrás e é assim que se encontra Pituaçu? Um gramado sofrível, isso sem falar na sujeira no interior do estádio, inclusive com os assentos imundos. Se depender da Sudesb o patrimônio público deve ter um tempo de uso muito menor do que o esperado. Lamentável. Quarta o Bahia vai a campo no mesmo Pituaçu, que domingo recebe o maior clássico do norte nordeste, o BaVi. Que a bola role, ou tente rolar, no gramado que é o retrato do descaso com que os dirigentes de clubes, federação e entidade gestora, tratam o nosso futebol.




Com emoção ou sem emoção?

O Baianão 2009 começou neste final de semana, com uma rodada completa. Com uma das formulas mais esdrúxulas de todos os tempos, o Baianão é como a maioria dos estaduais pelo país, um grande "me engane que eu gosto" patrocinado pela CBF. Por outro lado é a única chance do ano de ver o maior clássico do norte nordeste, o BaVi. Mas convenhamos, que fora o clássico, não temos muito pra ver no Baianão.

O Vitória estreou em Pituaçu, com um gramado vergonhoso, cheio de areia, contra o Camaçari. O time do Pólo Petroquímico deu até um trabalho inesperado e só levou o gol que deu números finais ao jogo, já nos minutos finais. Neto Berola fez o primeiro do Vitória na competição e o garoto Edson, marcou a gol da vitória.

Já o Bahia, foi responsável por nos apresentar o saco de pancadas da competição, o Colo-Colo de Ilhéus, justamente único time a vencer o estadual, além do Vitória nos últimos nove anos. O time da terra de Jorge Amado venceu em 2006, o próprio Vitória.

Entre 2002 e 2009, esta foi a única vez que não ficou no Barradão. Caso tivesse vencido aquele ano, o Leão teria a marca do inédito octacampeão baianão. A maior marca é do Bahia, que na década de 70, foi hepta. Pois o tricolor não tomou conhecimento do Colo-Colo e aplicou uma senhora goleada. 5 a 1.

Além dos BaVis não espero muito do Baianão, mas que com a bola rolando, o interior consiga mostrar que emoção não vai faltar e que toda a minha falta de empolgação com a competição é apenas sono, ressaca do BR-09, ou qualquer outra explicação estratosférica.