sexta-feira, 30 de abril de 2010

Reflexões do Barradão

Por Lédio Carmona

Antes de mais nada, o bom resultado do Vitória foi justíssimo. O atual tricampeão baiano (e muito perto do tetra) jogou melhor no primeiro tempo, fez o primeiro gol (Renato) e, mesmo com uma pálida melhora do adversário no segundo tempo, soube se segurar e resolver a partida num contra-ataque, com Neto Berola. Bom registrar que os dois gols foram frutos de falhas individuais (como sempre) da defesa do Vasco.

junior
Mais sobre o Vitória. Jogou sem quatro (repito, quatro) titulares e assim mesmo se impôs. Não entraram em campo Nino Paraíba, lateral-direito, Wallace, melhor dos zagueiros, Fernando, apoiador, e Ramon, o eterno, o melhor do homens de criação.

E Junior, o centroavante de 33 anos, autor de 16 gols até agora em 2010, é muito bom jogador mesmo. Não fez gols, mas se deu bem no duelo contra a zaga do Vasco. É alto, mas tem rapidez, explosão, boa técnica e excelente posicionamento. Esse centroavante tem tudo para explodir no Brasileirão.

Enfim, a vitória do Vitória (desculpe aí) foi justa.

E o Vasco? Mereceu perder. O time corre muito, mas corre errado. Não tem organização tática. Os laterais atacam, mas sem coordenação e de forma precipitada. A bola raramente chega à frente. O meio de campo, com três volantes, depende demais de Phillippe Coutinho, que não vive bom momento. E, mais complicado diante desse quadro problemático, o treinador não é o ideal. Com todo respeito a Gaúcho e aos serviços prestados ao clube, o Vasco precisa de um técnico que faça a diferença. Como Dorival Junior, em 2009.

O time não é grande coisa, concordo. Mas não é tão fraco assim. Dá para exigir mais. Porém, as falhas da defesa (continua ruim), a insegurança de Elder Granja, o excesso de burocracia no meio e a passividade de Gaúcho não ajudam. Poderia ser melhor. Dorival Junior conseguiu que fosse melhor. E, no papel, o elenco do ano passado era pior do que o atual. E não me venham dizer que os resultados só aconteceram porque era Série B. Com todo respeito, e com exceção dos clássicos, a Série B é muito mais forte do que qualquer Estadual.

E, meu caro Gáucho, não cabe a um clube do tamanho do Vasco achar conveniente uma derrota por 1 a 0 para decidir na volta, em São Januário. No segundo tempo, Gaúcho tirou Phillippe Coutinho para pôr Robinho. Errou. Depois, sacou Elton para optar por Dodô. E só quando levou o castigo do segundo gol, lembrou de tirar um volante para a entrada de Magno. Para que três cabeças-de-área num momento de derrota?

A Copa do Brasil ficou incerta e improvável. E, do jeito que a coisa vai, o ano promete emoções indesejáveis. E aí, Bob Dinamite?

domingo, 25 de abril de 2010

Pintou o tetra!


Um velho clichê futebolístico avisa: “um detalhe pode fazer a diferença. Pois foi assim no primeiro BaVi decisivo do Baianão 2009. Jogo equilibrado, tenso, com poucas chances de gol, mas quem teve e soube aproveitar saiu de campo com os três pontos e no caso, com um tetracampeonato encaminhado. Uma chance clara de gol para o Bahia, Ávine chutou e Viáfara fez uma bela defesa. Chance de gol para o Vitória, com Júnior, resultado: bola na rede. Vitória 1x0. O detalhe é que se a chance de gol tricolor não caiu nos pés de um dos seus artilheiros, no caso do Leão, a bola caiu justamente no pé quem conhece bem o caminho, Júnior, o atacante que chegou no começo do ano para um período de testes, colocou Swhenck no banco e se tornou um dos principais nomes do elenco rubronegro na temporada.

O primeiro tempo do clássico foi abaixo do esperado, poucas chances de gol e poucas jogadas de qualidade. Ramon e Fernando não conseguiam abastecer a Júnior e o Vitória não levava tanto perigo ao gol tricolor, assim como o Edilson e Mendes não assustavam Viáfara. As únicas chances apareceram na bola parada. Fernando cobrando falta obrigou o Fernando goleiro tricolor a fazer uma bela defesa, enquanto Rogerinho também cobrando falta levou perigo ao gol de Viáfara.

No segundo tempo, o Vitória começou melhor, mas o domínio não foi necessário para colocar o time do treinador Ricardo Silva em vantagem. O Bahia teve uma grande chance com Ávine, o lateral que completou hoje 150 jogos com a camisa tricolor, recebeu na entrada área, driblou o zagueiro e bateu forte, Viáfara fez uma grande defesa e salvou o Vitória. No entanto, quando o placar parecia caminhar para um 0 a 0, Júnior recebeu de Elkson na entrada da área, fez o giro e soltou a bomba sem chances para Fernando. Alegria para os mais de quatro mil rubronegros que foram à Pituaçu empurrar o Leão, que manteve o resultado apesar da pressão final do tricolor e joga no próximo domingo podendo perder até por um gol de diferença para garantir o segundo tetracampeonato de sua história. O Bahia que não perde no Barradão desde 2006 ainda chega vivo à decisão, no entanto o retrospecto do Vitória em 2010, dentro de casa, é digno de deixar o mais pessimista torcedor rubronegro com um sorriso no rosto. Um outro clichê futebolístico diz que “clássico é clássico”, mas quando o assunto é decisão, a hegemonia rubronegra na Bahia parece não ter fim.

domingo, 18 de abril de 2010

Apesar do sufoco, deu a lógica

Após empatarem no domingo passado jogando fora de casa, Bahia e Vitória chegaram neste domingo como francos favoritos diante do Bahia de Feira e do Camaçari, respectivamente, nas semifinais do campeonato baiano. No entanto, a anunciada superioridade não apareceu em Pituaçu e muito menos no Barradão. Bahia e Vitória conseguiram a classificação para as finais sem que vencessem nenhuma das duas partidas da semifinal.

O Bahia de Renato Gaúcho novamente não fez uma boa apresentação, ainda assim já são 15 jogos de invencibilidade no estadual. O time do interior também não repetiu as boas atuações que chegaram a creditá-lo com candidato ao título. O Bahia da capital criou algumas oportunidades com Mendes e Edilson, mas foi o zagueiro Vagner que aos 30 do primeiro tempo marcou o gol. Precisando da vitória, o time do interior se lançou ao ataque e o goleiro Fernando apareceu em algumas oportunidades salvando o Bahia, diante dos 12.120 torcedores que foram ao estádio de Pituaçu. No segundo tempo, pouco mudou, no entanto o Bahia de Feira conseguiu um pênalti aos 47, último minuto do jogo. João Neto, com categoria, empatou. O gol sofrido terminou sendo sentido minutos depois, após o fim do jogo do Vitória, que também empatou a sua partida. Caso o Bahia tivesse conquistado os três pontos jogaria com a vantagem de dois resultados iguais nas finais.

Já o Vitória, que na quinta-feira goleou o Goiás por 4 a 0, pela Copa do Brasil, surpreendentemente passou muito sufoco diante do Camaçari no Barradão. O time que foi a campo neste domingo, pouco lembrou o Vitória vibrante e que soube imprimir o seu ritmo durante o segundo tempo arrasador contra o Goiás. Nervoso em muitos momentos, o rubronegro assistiu a um Camaçari que veio a Salvador disposto a fazer história. O Camaçari criou boas chances com Jarbas e Sylvestre, mas quando o Vitória pareceu ter acordado para o jogo e passou a levar perigo ao gol do experiente Marcelo, sofreu o gol. Após cruzamento na área, Murilo desviou para as redes colocando o Camaçari em vantagem.

No segundo tempo, o Vitória voltou disposto a empatar logo nos primeiros minutos, mas começou a esbarrar na boa atuação do goleiro Marcelo. Júnior, Ramon e Neto Berola criaram grandes chances, mas pararam no veterano goleiro. O jogo entrava na reta final e o drama do Vitória deixava incrédulos os 11.710 rubronegros presentes no Barradão, até que Renato Ribeiro chutou de longe e Marcelo rebateu para o meio da área, na sua única, porém crucial falha. O artilheiro Júnior só teve o trabalho de empurrar para as redes, empatando o jogo e fazendo o Barradão explodir de alegria e alívio.

Assim, no sufoco a dupla BaVi chega a mais uma decisão. O Vitória, que venceu sete dos últimos oito estaduais, parte para a conquista do segundo tetracampeonato de sua história comandado pelo Rei do Barradão, Ramon Menezes e pelo treinador Ricardo Silva que tenta aproveitar a grande chance da carreira. Já o Bahia, de Renato e Gaúcho e Edilson, que desde 2001 não vence o estadual, tenta fazer da conquista um novo pacto com sua apaixonada torcida para chegar fortalecido à disputa da série B. A primeira batalha é no próximo domingo em Pituaçu. Muita história e rivalidade em disputa. Agora sim, vai começar a emoção.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A força do fator Barradão

Após o adiamento do jogo por 24 horas, devido às fortes chuvas que castigam Salvador, Vitória e Goiás foram a campo nesta quinta no Barradão. A chuva deu uma trégua, ainda assim, devido aos problemas enfrentados pela cidade, é necessário destacar a presenças de 10.039 rubronegros nas arquibancadas.

Com a bola rolando, um primeiro tempo fraco tecnicamente. O Vitória não conseguiu colocar seu ritmo de jogo em prática e Goiás, também não parecia nos seus melhores dias e não fez uma boa apresentação, porém levou certo perigo ao gol de Viáfara. Já no segundo tempo o time comandando por Jorginho, pagou o preço por priorizar o estadual. O ataque titular do Esmeraldino, formado por Fernandão e Felipe, não foi a campo e defesa, que até foi bem no primeiro tempo, caiu em desgraça.

O time goiano até teve uma boa chance nos minutos iniciais da segunda etapa, mas o goleiro Viáfara fez sua parte. A partir daí o Vitória, do treinador Ricardo Silva, saiu para o jogo. Ramon Menezes, como sempre, distribuindo bem a bola comandava as ações baianas, que hoje também teve o reforço do meia Fernando, que brilhou no Barradao no ano de 99 e após uma longa passagem no futebol japonês fez a sua reestréia. Mas foi mesmo, o Reizinho do Barradão que abiu o placar, aos 23, aproveitando um rebote Harlei, Ramon fez Vitória 1 a 0. O gol parece ter descontrolado o time do Goiás, que seis minutos depois levou o segundo com Júnior, já na sequência, aos 32 minutos, Bida, comemorando seu jogo de número 200 pelo Vitória, marcou um belo gol de falta.

Ainda sobrou tempo para nos acréscimos, Schwenk marcar o quarto. Com isso, o Vitória vai o Serra Dourado com uma enorme vantagem, que praticamente o garante na próxima fase. Mais uma vez, o Barradão foi um diferencial. O time que ainda não sofreu gols jogando em casa, venceu todos os jogos disputados pela Copa do Brasil, como mandante, por goleada, 5 a 0 no Náutico e 4 a 0 no Corinthians-AL. Mas o rubronegro conhece as dificuldades da Copa do Brasil e tem como exemplo um passado recente, em 2009, após golear o Atlético Mineiro no mesmo Barradão por 3 a 0, terminou perdendo no Mineirão pelo mesmo placar e só conseguiu a vaga, após o sofrimento dos pênaltis, por isso, atenção redobrada na próxima quarta não fará mal, no entanto não se pode negar que o fator Barradão deixou a coisa muito bem encaminhada.

domingo, 11 de abril de 2010

Ficou tudo pra capital

A bola rolou nas semifinais do Baianão 2010 começaram a ser disputadas neste domingo. Em Camaçari, região metropolitana de Salvador, Camaçari e Vitória e em Feira de Santana, Bahia de Feira e Bahia.

Em Camaçari, jogo movimentado. O Vitória como era de se esperar começou dominando a partida. O time da capital tomava conta do jogo, enquanto o Camaçari apenas se defendia, jogando nos contra-ataques. No entanto, mesmo melhor na partida, o Vitória acabou sofrendo o gol. Aos 37 minutos, após cobrança de escanteio, Dos Santos apareceu de surpresa e marcou o de cabeça, o primeiro do jogo. No segundo tempo, o Camaçari voltou melhor e aos 9 minutos, o artilheiro Sylvestre aproveitando um erro de Nino Paraíba, fez o segundo do time da Região Metropolitana. O Vitória acordou pro jogo e com Ramon Menezes cobrando falta, com perfeição, marcou o primeiro gol. Na sequência, o rubronegro iniciou uma verdadeira blitz. Tentando de todas as formas, o empate. A recompensa veio aos 39 minutos, após cobrança de falta de Ramon Menezes, o zagueiro Wallace marcou o gol do empate e deu números finais ao jogo.

Já em Feira de Santana, os dois Bahias fizeram um jogo até movimentado, porém não conseguiram tirar o zero do placar. O Bahia chegou com perigo logo no começo do jogo com Edilson, que desperdiçou uma grande oportunidade. Aos poucos, o Bahia de Feira foi saindo para o jogo e quase abriu o placar com João Neto, que obrigou o goleiro Fernando a fazer uma boa defesa. Aos 23 do primeiro tempo, o lance mais polêmico do jogo, o atacante Mendes caiu na área e pediu pênalti, o árbitro Arilson Bispo da Anunciação não marcou nada para revolta de Renato Gaúcho. No segundo tempo, o Bahia ainda criou novas oportunidades com Rogerinho, Mendes e Ananias, mas o goleiro Jair segurou o resultado.

Agora os dois times da capital decidem as vagas em casa, no próximo final de semana, e com a vantagem do empate. O Bahia recebe o Bahia de Feira em Pituaçu e o Vitória, que antes, no dia 14, tem um compromisso pela Copa do Brasil contra o Góias, enfrenta o Camaçari no Barradão.

Foto: Jornal A Tarde

sábado, 10 de abril de 2010

O Nordestão voltou!

Do Correio da Bahia

Campeonato do Nordeste começa dias antes da Copa do Mundo

Previsto para voltar a ser disputado apenas em 2011, o Campeonato do Nordeste tem seu retorno confirmado para junho deste ano. O torneio acontecerá entre o dia 9 de junho (dois dias antes no início do Mundial na África) e 28 de novembro.

16 equipes estão confirmadas na disputa. Bahia, Vitória e Fluminense de Feira representam o futebol baiano. O estados do Maranhão e Piauí não participam este ano. A fórmula de disputa é assim: os quatro melhores na primeira fase avançam às semifinais, que serão decididas em apenas um jogo, o primeiro pega o quarto, enquanto o segundo encara o terceiro.

A final também terá apenas uma partida. O clube de melhor campanha ganha o direito ao mando de campo. “A volta da Copa do Nordeste garante uma folga financeira aos nossos clubes, que poderão se qualificar, voltarão a ter pujança no cenário nacional”, disse o presidente da Liga Nordeste, Eduardo Rocha, em entrevista ao blog Futebol Nordestino, do GloboEsporte.com.

Confira os jogos da primeira rodada

Botafogo-PB X Náutico
Sergipe X Vitória
CSA X Fortaleza
Fluminense/BA x Sport
ABC X Treze
América-RN X Bahia
Ceará x Confiança
Santa Cruz x CRB

Escrito nas estrelas

Conforme era esperado - ainda que com uma ponta de esperança de que o o roteiro não fosse seguido - Bahia e Vitória não se enfrentam antes da final no estadual 2010. Se havia uma torcida por uma final diferente da "mesma de sempre" ela agora é representada pelo Camaçari que enfrenta o Vitória e pelo Bahia de Feira que enfrenta o Bahia. No papel, os times do interior parecem sem muitas chances de impedir um BaVi na grande final. No entanto, #vamosacompanhar.

PS: Pelo Torneio da Morte, o Madre de Deus derrotou o Itabuna por 1 a 0, confirmando o rebaixamento de ambos. Em Senhor do Bonfim, o Ipitanga se salvou ao vencer o Colo-Colo por 3 a 1.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A corja que enoja: Triste Bahia

Assembléia é encerrada sem votar itens relevantes
José Carlos Júnior
Do site Galáticos On Line:

"Nenhuma mudança! A Assembléia Geral do Esporte Clube Bahia seguiu o mesmo ritual de sempre e a direção conseguiu aprovar a reforma dos estatutos de forma vergonhosa e antidemocrática. Segundo Leandro Fernandes, do grupo Revolução Tricolor, revoltado com a atitude do presidente Marcelo Guimarães Filho, “o livro de presença sumiu e mais de 40 pessoas assinaram a lista que tinha 108 nomes, passando a 148 sem que ninguém percebesse”.

Já Ivan Carvalho, da Associação Bahia Livre, considera a reunião como “uma vergonha”, chegando ao ponto de anunciar antes do término que a tendência é uma ação na justiça para invalidar atos considerados irregulares na Assembléia Geral.

Por volta das 21 horas a Assembléia Geral foi encerrada pelo presidente Marcelo Guimarães Filho, deixando na ata a aprovação de pontos considerados irrelevantes nos estatutos do Bahia, devendo ser convocada uma nova assembléia geral para votação dos pontos polêmicos dos estatutos, como a eleição direta e sem filtro para presidente do clube".


domingo, 4 de abril de 2010

Nada de novo

Líder com o pé nas costas, o Bahia foi a Feira de Santana e venceu o Fluminense por 2 a 1, chegando a 13 jogos sem perder. O tricolor marcou com Rafael e Edilson cobrando penalti. O Capetinha ainda cavou um outra penalidade na etapa final e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso. O Fluminense diminuiu com Jó e ainda teve um penalti perdido por Itacaré que cobrou mal e o goleiro tricolor Omar, estreante do dia, pegou. O destaque negativo do jogo ficou por conta do confronto entre torcidas organizadas do Bahia e do Fluminense. Cena que se repete a cada jogo em Feira de Santana sem que Federação, clube e órgãos responsáveis pela segurança tomem medidas mais drásticas. No mais, o grupo em que o Bahia lidera com folga segue beirando o que há de mais tosco. O Bahia tem 13 pontos, enquanto os outros três concorrentes Camaçari, Feirense e Fluminense, se matam com 5, 5 e 4 pontos. E pensar que um destes ainda pode ser o campeão da versão 2010 do Baianão.
Já o Vitória fez um jogo ruim e decepcionou a torcida, já que vinha de uma goleada história diante do Naútico na última quarta, pela Copa do Brasil. O rubronegro ficou no empate com o Atlético de Alagoinhas, 1 a 1, no entanto o resultado foi suficiente para levar o tricampeão baiano à liderança do seu grupo. O Vitória decide agora em casa contra o Bahia de Feira na próxima quarta a liderança, jogando por um empate. Em caso de derrota, o clássico BaVi esperado para a final será antecipado para as semifinais, já que o Bahia já tem a liderança do seu grupo assegurada.