

Há 50 anos atrás nascia a mística de uma camisa. Pela primeira vez o Brasil era o país do futebol!
A Espanha venceu a Alemanha por 1 a 0, gol de Fernando Torres. E depois de 44 anos volta a ser campeã da Europa e de forma muito merecida. Foi um grande jogo, daqueles que um amante do futebol que não escolheu lado para torcer, como no meu caso, ficava na expectativa de um gol alemão somente para que o final da Euro fosse adiado em pelo menos mais 30 minutos.



O jogo foi decidido em detalhes, o placar delatado não fez justiça ao jogo equilibrado, mas o Vitória mereceu vencer. Ramón mostrou tudo o que sabe na bela cobrança de falta, ele não desaprende, bom ver o velho "Reizinho do Barradão" em ação. Dinei e Ricardinho fecharam a conta. Agora é a Portuguesa no próximo final de semana. Reencontro de dois times que estiveram juntos na série B ano passado. O Vitória dorme hoje na quinta colocação. Grande campanha de Vágner Mancini e do time campeão baiano de 2008. Se a coisa continuar desse jeito, o torcedor baiano agradece.

O time de Luis Aragonés contou com um ser especial durante a partida, Cesc Fabregas, que somente Deus e o próprio Aragonés sabem porque figura no banco de reservas. Cesc deu um passe genial para o primeiro gol marcado por Güiza, aos 28 do segundo tempo, nisso o time espanhol já vencia por 1 a 0, gol marcado por Xavi, aos 5 também da etapa final. O gol derradeiro foi marcado por David Silva, aos 37 minutos do segundo tempo.
Merecidamente fez 1 a 0 com Boral aos 22 do primeiro tempo, a camisa pesou mais uma vez e aos 26 Podolski fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Schweinsteiger empatar. Daí em diante o jogo fiquei parelho, um detalhe decidiria a partida, o sinal do satélite que retransmitia o jogo para a América desapareceu e "no escuro" a Alamanha fez o segundo com Klose, aproveitador como sempre e ai aos 34 do segundo tempo, parecia fatura liquidada, mas a Turquia brava, heróica e histórica empatou com Semih Senturk aos 41 da etapa final.
O jogo seguiu emocionante, mas a prorrogação parecia questão de poucos minutos, porém no apagar das luzes Philipp Lahm marcou após contruir uma bela jogada e trocar passes para receber na área e fazer o heróico gol da classificação.
Agora a Alemanha tri do mundo e da eurocopa, pode chegar ao tetra na competição continental. Seja Rússia ou Espanha, os germânicos terão novamente a seu favor a tradição e isso eles já mostraram que pode ser fundamental. Quanto à Turquia, do vibrante treinador Fatih Terim, vai decidir o terceiro lugar contra o perdedor do jogo de amanhã, mas com a certeza de que a geração que ficou em terceira na Copa do Mundo de 2002, deixou bons frutos e que só foram parados por uma seleção que pode não jogar bem sempre mas, que como diria meu saudoso avô "merecem eterna atenção. Esse alemães não brincam em serviço." E que venha o jogo de amanhã e as finais, porque a saudade da Euro 2008 e seus grandes jogos já bate forte.
A Espanha venceu a Itália no penâltis. 4 a 2, e enfrenta amanhã a sensação Rússia, que amanhã vai a campo já como realidade, vejamos como Archavin e companhia limitada se comportam. A Espanha de Luís Aragonés é na minha opinião favorita, mas vejamos o que os deuses do futebol guardam para nós...
Pelo Brasileiro, no domingo o Vitória derrotou o Internacional por 2 a 1, no Barradão, pela sétima rodada do Brasileirão, conseguindo a sua terceira vitória, todas em casa, e subindo para 11 pontos e ocupando a sétima posição na tabela. O time gaúcho, que segue sem conseguir pontuar longe de casa, permanece com sete pontos, em 15º. Marquinhos e Williams marcaram os gols rubro-negros, ambos no primeiro tempo e com passes de cabeça. Nilmar descontou na etapa final. O Leão enfrenta no próximo sábado, o Goiás no Barradão, que volta a ser o Caldeirão de antes. Para sábado a expectativa é de mais de 20 mil pessoas nas arquibancadas do Manoel Barradas.
Já pela Série B, na noite de ontem, o Juventude garantiu mais uma rodada entre os quatro primeiros colocados na Série B do Brasileirão. Na noite desta terça-feira, no Alfredo Jaconi, o Alviverde derrotou o Bahia por




Jarno Trulli, da Toyota, fez uma brilhante corrida e foi o terceiro após segurar de forma sensacional nas últimas voltas o finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren, que terminou em quarto, mesmo após perder cinco posições no grid de largada.
Robert Kubica, da BMW Sauber chegou na quinta posição. Nelsinho Piquet foi o sétimo, após uma excelente corrida. O brasileiro esteve sempre na zona de pontuação e segurou a pressão de Lewis Hamilton no início da prova de forma exemplar. No fim, ele ainda foi premiado com um dos poucos erros do bicampeão mundial Fernando Alonso na corrida e ganhou dois pontos no campeonato. O espanhol, companheiro de Nelsinho, fechou a zona de pontuação com a oitava posição.
Lewis Hamilton fez mais uma corrida apagada, com outro erro bisonho. Ele, que já tinha sido punido com a perda de dez posições no grid de largada, teve de fazer um drive through após cortar a chicane Nürburgring, enquanto ultrapassava Sebastian Vettel na primeira volta. O piloto da McLaren chegou apenas na décima posição.
A F1 volta no dia 06 de julho, no GP de Silverstone na Inglaterra. Até lá vai ser bom sentir o gostinho do "se acabasse hoje teríamos o campeão do mundo".
Confira como ficou a classificação do mundial de pilotos que tem agora Massa na liderança:
Com informações do Globoesporte.com
Não vi Rússia e Holanda na íntegra, vi apenas trechos do jogo, parecia equilibrado com a Rússia levando um perigo que eu não imaginava que fosse levar. No meio do caminho entre uma tv e outra recebo uma ligação informando: - Gol da Rússia!
Foi a vitória da seleção que não se entregou. Depois de tomar um gol aos 29 da prorrogação, não dava mais para imaginar que a Croácia deixaria de ser a adversária da Alemanha. O gol saiu após uma saída atabalhoada do goleiro Rüstu, que havia feito boas defesas durante toda a partida. Ele não merecia ser o culpado pela eliminação, não que a Turquia tivesse jogado um futebol perfeito e digno de uma grande seleção. Não, jogou nos seus limites, a Croácia parecia superior mas não demonstrava isso em campo e a Turquia levou perigo e pelo que jogou na prorrogação merecia o gol, mas levou, numa saída equívocada de Rustu, e ai o futebol se mostraria mais uma vez injusto, mas para quem curti o futebol foi bacana ver a comemoração do técnico croata se juntando ao montinho de jogadores que comemoravam o gol que seria o da classificação. Mas quis o destino que o próprio Rustu fizesse um lançamento no derradeiro lance do jogo e que baixesse um espírito de Hakan Sükur no camisa 9 turco, Semih, que soltou uma bomba para empatar o jogo. Nas penalidades, a Turquia chegou vibrante, a Croácia, destruida. Perdeu três pênaltis. O último defendido por Rüstu, que foi do inferno ao céu e entra de vez na história turca, já que também estava no time semifinalista da Copa de 2002. A adversária tem o favoritismo, mas não se enganem o milagre turco vive e ele pode ser o bastante para derrotar a tradição. Na próxima quarta promessa de grande jogo, daqueles que eu não perco por nada e vc?
Três importante pontos e em uma hora mais que bem vinda. Na próxima rodada o time recebe o Paraná, que demitiu ontem o técnico Paulo Bonamigo, no Jóia da Princesa, em Feira de Santana.
O defensor luso-brasileiro, que foi revelado pelo Corinthians-AL,interceptou uma jogada na intermediária, tabelou como Nuno Gomes e, na saída de Volkan, marcou aos 16 minutos. Foi o primeiro gol marcado por um jogador nascido no Brasil na história da Eurocopa.
A Euro 2008 começou com uma derrota da anfitriã Suíça, que perdeu para a República Tcheca, por 1 a 0, no jogo de abertura disputado no St. Jakob-Park. Václav Svěrkoš foi o herói checos, depois de entrar no segundo tempo e assinar o único gol da partida. 

Na sequência tem Portugal e Turquia. Óbvio que não vai dar pra atualizar isso aqui jogo a jogo, mas enquanto for possível, assim farei. Agora vou correr para não perder nada do jogo do time de Felipão, em minha opinião o futuro campeão da competição
Destaque para Fernando Alonso que larga em 4ª (deve estar bastante leve o espanhol) e Rubens Barrichello que conseguiu uma bela 9ª colocação. Massa não fez uma boa parte final do treino e larga apenas em 6º, ou seja caso queira chegar ao pódio no Canadá terá que fazer uma boa corrida de recuperação. Agora esperar pela corrida. Antes do treino de hoje meu palpite de pódio era Massa, Kimi e Lewis, após o treino vou de Lewis, Kubica e Kimi.Posição de largada:
A próposito, Chavez deve ter ligado para o "companheiro Lula" para discutir o resultado. No próximo discurso do comandante Chavez, já até imagino, ele se dirigi ao povo venezuelano e diz: "Nunca na história deste país, tinhamos derrotado o Brasil! É a mudança companheiros. A prova da nossa grandeza, a prova da importância da revolução". Amém Chapolin!

Juca Kfouri escreveu um excelente texto sobre uma "ligação" feita pelo Comandante para o Lula, para comentar o jogo. Confiram "a ligação do Chavez".
É só. No futebol ninguém mais é bobo, mas o Brasil já foi mais esperto.



Mas que nesta noite de quarta e nesta quinta e nos próximos dias, o torcedor tricolor faça a sua festa, ele merece.