quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Tristeza e desde já saudade - A Fonte vai ao chão

Ando sem muito tempo para escrever sobre a tragédia, aqui um video com a reportagem completa:

Globo Esporte

E aqui uma pequena homenagem ao local onde por vezes o torcedor baiano foi o mais feliz do mundo:

A Fonte Nossa

Medida adotadas pós tragédia - A Fonte velha vai ao chão

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Sem muito pra comemorar - O Bahia sobe mas a tragédia impede a festa




Era pra ser uma festa, o Bahia conseguiu a classificação, mas no fim uma tragédia.

Um parte da arquibancada desabou e oito torcedores morrreram. Uma pena. O sentimento é de consternação. De vazio e só.


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

"Êêêêêê vamos pra série B! êêêêê"



O Bahia pela primeira vez nesse campeonato da série C jogou como um time grande que é.

E foi completo, teve um goleiro que mostrou serviço quando necessário, uma zaga quase sempre segura, um meio campo copeiro, um ataque solidário. Foi enfim o time que o torcedor gostria de ver. Elias autor de dois gols, Fausto e Eduardo, além de Márcio com pelo menos 2 excelentes defesas foram os principais destaques. Isso dentro de campo, porque fora dele nas arquibancadas mais um show. Mais de 59 mil pessoas empurrando o tricolor. Domingo tem o último jogo da temporada na Fonte, promessa de espetáculo, casa cheia e se o Bahia jogar como ontem, d emuita alegria. E que se posso ouvir de todos os cantos da cidade: "eu tô na série b!!!".

Então que venha o Vila Nova, Túlio e o domingo!

"Bahia, Bahia minha vida, Bahia meu orgulho, Bahia meu amor"

Arte: Thamires Barbosa

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

O Brasil foi Luis e Júlio contra a Celeste Uruguaia

O Brasil jogou muito mal, mas venceu o Uruguai ontem num Morumbi lotado com mais de 65 mil pessoas.

O time começou perdendo com um gol marcado por el loco Abreu no comecinho do jogo. O Uruguai foi superior todo o primeiro tempo e só não ampliou graças a Júlio César numa noite inspirada digna de um esqueçam Rogério Ceni, com defesas fantásticas a la Gordon Banks.

No fim do primeiro tempo o Brasil achou um gol, quase sem ângulo Luis Fabiano bateu cruzado entre as pernas de Carini. No segundo tempo o time voltou a jogar mal. Dunga tirou Ronaldinho Gaúcho, o melhor dos três tenores em campo e pôs Josué que entrou bem ajudando na marcação. E num ataque rápido Maicon cruzou na área, a bola passou por Kaká e sobrou pra Gilberto que tentou bater bizonhamente no gol, a bola terminou sobrando pra Luis Fabiano, que conhecedor de cada metro quadrado do Morumbi empurrou pro fundo. Brasil 2 a 1.

Os dois jogos, contra o Peru 1 a 1 em Lima, e o de ontem no Morumbi serviram pra Dunga ver que existem dezenas de atacantes melhores do que Wagner Love e principalmente Afonso. Luis Fabiano é um deles, e deve deter a 9 por um bom tempo a partir de agora.
Ainda pra que vejam que Gilberto é um lateral mediano em fim de carreia. E por fim se o quadrado mágico não deu certo, parece que o trio de tenores também não dará, ao menos contra equipes qualificadas Kaká, Robinho e Ronaldinho não rendem o suficiente e ai cadê a marcação?



Enfim no Morumbi com o fim do jogo não se viu muitas comemorações, também não havia porque. Os gritos de "Luis! Fabiano!" foram sim justíssimos pelo que fez o atacante do Sevilla, só faltou cantarem como em dias de jogo da Inter "Julio! Julio César! lálálálá!" mas o orgulho sãoapaulino não permitiria tanto.

Hoje tem Fonte Nova. Bahia e ABC disputam a liderança da série C. Uma vitória coloca o Bahia muito perto da série B. Os 60 mil ingressos já foram vendidos, promessa de espetáculo, ao menos nas arquibancadas.

abraço!

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

"Eu já subi negôôôôôôô.....ôôô....eu já subi negôôô"




Força vermelha e preta! O Vitória agora é série A.

Estou sem muito tempo pra postar, mas não poderia deixar de colocar aqui a homenagem ao leão da Barra, agora de volta a elite.

Parabéns Vitória, parabéns nação rubro negra. Bonito de ver o Barradão novamente lotado, e substituindo o originalissimo "vamos subir negôôôô", por um novo brado recheado de orgulho: "eu já subi negôôôôôô".

Ainda em tempo prometo um novo post especial sobre essa façanha rubro-negra. Falta o Bahia conseguir seu objetivo deste ano. Ficamos no torcida.

Abraços!

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cultura e Futebol na Ufba

A Universidade Federal da Bahia realiza desta quarta, dia 7, a sexta-feira, dia 9, o VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, com a participação de mestrandos e doutorandos de todas as unidades.

Entre os trabalhos selecionados, será apresentado, pelo jornalista esportivo e doutorando Paulo Leandro, "o futebol como manifestação cultural", programado para quinta-feira, dia 9, no prédio PAF-1, sala 213, do campus de Ondina, às 11h30min.

Orientado pelo doutor Maurício Tavares, o estudo tem como objetivo contextualizar o futebol como manifestação capaz de sintetizar e expressar identidades coletivas mesclando cultura popular e massiva.

Tido como uma expressão originária da cultura popular, na mesma categoria do Carnaval e de outras festas, o futebol foi apropriado como cultura massiva e vem deixando de ser um tema em total desacordo com as megateorias acadêmicas, antes identificadas exclusivamente com a chamada "alta cultura".

O trabalho visa ainda iniciar uma análise da percepção do fenômeno "torcida" e dos perfis dos dois maiores clubes baianos, como se convencionou chamar as agremiações Esporte Clube Vitória e Esporte Clube Bahia.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Noite de Gala - Nas arquibancadas

Noite de gala no futebol Brasileiro, o São Paulo sagrou-se pentacampeão nacional, assim como o Flamengo em 92.

Não assisti à conquista tricolor, pois estava na Fonte Nova vendo outro tricolor, o baiano.Fonte Nova lotada. 60 mil pessoas. Linda mais uma vez.

No momento encontro-me no meio da produção de um Conspiração Fest, logo sem tempo para escrever muito. Deixo os links de tudo que melhor achei hoje no GloboEsporte.com.

Amanhã é dia de Finados, nunca entendi muito bem o porque do dia. Acho que todo dia é dia de lembramos dos nossos mortos, mas enfim.

Volto com uma crônica, que espero que fique engraçada, sobre não levar mulher (que não vai frequentemente) ao estádio quando não se é a companhia final dela. Tudo bem que o título ficou meio confuso, mas vocês vão entender. Além do mais tem a intenção de ser divertida mesmo. Foi bem a minha experiência ontem na Fonte Nova. Divertidissíma. Frustante. Hilária.

Um abraço e um bom feriadão!

São Paulo Campeão: http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/0,,EEI376-7170,00.html

A rodada de ontem - série A - pelo Lédio: http://sportv.globo.com/SporTV/Home/0,,GEN596-4933,00.html

A série C: http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/0,,9743,00.html