terça-feira, 6 de novembro de 2007

Cultura e Futebol na Ufba

A Universidade Federal da Bahia realiza desta quarta, dia 7, a sexta-feira, dia 9, o VIII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação, com a participação de mestrandos e doutorandos de todas as unidades.

Entre os trabalhos selecionados, será apresentado, pelo jornalista esportivo e doutorando Paulo Leandro, "o futebol como manifestação cultural", programado para quinta-feira, dia 9, no prédio PAF-1, sala 213, do campus de Ondina, às 11h30min.

Orientado pelo doutor Maurício Tavares, o estudo tem como objetivo contextualizar o futebol como manifestação capaz de sintetizar e expressar identidades coletivas mesclando cultura popular e massiva.

Tido como uma expressão originária da cultura popular, na mesma categoria do Carnaval e de outras festas, o futebol foi apropriado como cultura massiva e vem deixando de ser um tema em total desacordo com as megateorias acadêmicas, antes identificadas exclusivamente com a chamada "alta cultura".

O trabalho visa ainda iniciar uma análise da percepção do fenômeno "torcida" e dos perfis dos dois maiores clubes baianos, como se convencionou chamar as agremiações Esporte Clube Vitória e Esporte Clube Bahia.

Um comentário:

Pablo Reis disse...

Eric, obrigado pela visita lá no blog. O seu também está bala. Vou adicionar nos links. Um abraço