domingo, 18 de janeiro de 2009

Começou! Vitória, Madre, Poções e Flu vencem. Bahia fica no empate

A bola rolou na Bahia pela primeira rodada do Campeonato Baiano. O Vitória fez valer o favoritismo e jogando no Barradão fez 3 a 0 no Atlético de Alagoinhas.  Washington, Neto e André Luis marcaram para o time de Vágner Mancini. O Leão dominou a partida desde o começo, criando as melhores chances. Bida repatriado do Santos, comandou o meio campo do rubro-negro que saiu de campo com os três primeiros pontos.

Já o Bahia empatou jogando no sul do estado contra o Itabuna, no estádio Luiz Viana Filho. O jogo foi bastante disputado, o tricolor com jogadores melhores tecnicamente, como Patricio e Rubens Cardoso comandavam o time. Porém na metade do primeiro tempo, o nível do Bahia caiu consideravelmente e o time da casa foi pra cima. Aos 34 minutos, o juiz Jailson Macedo Freitas marcou uma penalidade para o Dragão do Sul. Nem cobrou e colocou o Itabuna na frente. Gallo fez modificações no Bahia para a segunda etapa. Ainda nos primeiros minutos, o jovem atacante Paulo Roberto, que havia acabado de entrar foi expulso, prejudicando o Bahia. Logo em seguida o tricolor teve um pênalti duvidoso marcado pela árbitro. Na cobrança, o lateral Patrício acertou a trave. O jogo ficou equilibrado, mas aos 35minutos, o mesmo Patrício bateu uma falta com perfeição e empatou a partida.

Os outros resultados desta primeira rodada foram, no estádio Municipal de Madre de Deus, Madre de Deus 2 x 0 Feirense. Em Senhor do Bonfim, Ipitanga 2 x 1 Colo-Colo. No estádio Armando Oliveira, o Camaçari jogando diante de sua torcida, perdeu para o Poções por 1 a 0. E no Jóia da Princesa, em Feira de Santana, o time da casa, o Fluminense derrotou o Vitória da Conquista por 3 a 1. O Baianão segue na próxima quarta-feira, com a segunda rodada. 

sábado, 17 de janeiro de 2009

105 anos de gols! Da Graça à Fonte. Do Barradão ao Jóia. De Pituaçu ao Armandão

Criado em 1905 o Campeonato Baiano de Futebol já nasceu provocando grandes emoções e despertando a paixão do torcedor baiano, que tem reconhecidamente, uma identificação ímpar com o futebol.

O Baianão, como é carinhosamente chamado o torneio, é a segunda competição mais antiga, entre os estaduais do Brasil, e está sendo disputada sem interrupção, desde a sua criação.

No primeiro ano apenas quatro times participaram do estadual. O Club Internacional de Cricket foi quem levantou o primeiro caneco. Na disputa estavam ainda Vitória, São Salvador e Clube Bahiano de Tênis.

O time que mais conquistou títulos no Campeonato Baiano foi o Bahia. São 43 títulos, sendo dois tetracampeonatos (47-48-49-50) e (81-82-83-84), além de um penta (58-59-60-61-62) e do extraordinário hepta, conquistado no célebre time tricolor de Douglas, Baiaco, Thyrso e outros tantos, entre 73 e 79.

A partir da década de 90, o Vitória obteve 13 conquistas, 90, 92, 95, 96, 97, 99, 2000, 2002, 2003, 2004, 2005 (invicto), 2007 e 2008, conquistando os inéditos tri e tetracampeonatos.

Na lista de conquistas quem vem logo atrás é o Ypiranga, considerado até meados dos anos 60 como o grande clube do povo do estado da Bahia. O time de amarelo e preto, onde atuou o lendário atacante (e capoeirista!) Popó, ídolo do futebol da Bahia nos anos 30, possui 10 títulos. Atualmente, a equipe profissional está credenciada a participar da 2ª Divisão do Campeonato Baiano de Futebol.

Na seqüência aparecem o Botafogo, com 7 e o Galícia, clube da colônia espanhola de Salvador, conhecido como o Demolidor de Campeões, primeiro tricampeão baiano (41-42-43), com cinco canecos.

Os clubes do interior só passaram a participar do campeonato a partir de 1954. Feira de Santana
 teve dois clubes campeões, o Fluminense de Feira em 1963 e 1969, e o Palmeiras do Nordeste, atual Feirense em 2002, ano que foram disputados dois Campeonatos Baianos, um somente com os clubes do interior e um outro, chamado de "Supercampeonato", ao qual se juntou a dupla BAVI, neste outro campeonato o Vitória sagrou-se campeão.

Em 2006, após 37 anos de conquistas apenas pelos dois grandes clubes da capital - sem levar em conta a conquista do Palmeiras do Nordeste em 2002, já que a dupla BAVI não disputou o certame - o caneco voltou ao interior com o surpreendente Colo-Colo, comandado na época pelo artilheiro Ednei que calou o Barradão conquistando o primeiro título baiano para o time de Ilhéus.


Além de 2002, o Campeonato Baiano teve ao mesmo tempo dois campeões em duas outras ocasiões: 1938 e na história final de 1999, quando o Bahia foi para a Fonte Nova e o Vitória entrou em campo no Barradão. Após anos de disputas na Justiça Desportiva, os dois clubes foram considerados campeões.

Em 2008, o Vitória venceu a competição que foi considerada uma das mais disputadas do país. O
 quadrangular final chegou à última rodada com três times com chances de classificação. Bahia, Vitória e Vitória da Conquista. No final o Vitória venceu no saldo de gols, por ter marcado apenas uma vez a mais do que o Bahia, mostrando o equilíbrio do certame.

A emoção está de volta!

A emoção está de volta! Serão 12 times, 26 rodadas e 136 jogos, para que no dia 03 de maio possamos conhecer o campeão baiano do ano de 2009. Um dos antigos estaduais do país. 

O Baianão 2009 terá a difícil missão de superar em qualidade o campeonato de 2008, que chegou na última rodada com os quatro clubes finalistas com chances de classificação. 
 
Neste ano, uma novidade trará ainda mais comodidade aos torcedores, os horários dos jogos que no turno vespertino, acontecem às 16 horas e à noite, às 20:30. O campeonato será disputado com jogos de ida e volta. Além da transmissão exclusiva da TV Itapoan/Rede Record.

1ª fase: Turno e Returno (Fase de Classificação) 
As equipes se enfrentam em dois turnos, classificando as quatro equipes que somarem o maior número de pontos conquistados, para a segunda fase. A equipe que ter o pior desempenho em pontos na competição, será rebaixada para a Segunda Divisão de 2010; 
 
2ª fase: Também Turno e Returno (Quadrangular Semifinal)
As quatro equipes que se clasificaram na fase 1ª, jogam entre si, também em ida e volta. As duas equipes, que ao fim da fase obtiverem o maior número de postos acumulados, vão para a 3ª fase e matematicamente, garantem as vagas do Estado para a Copa do Brasil 2010; 
 
3ª Fase: Ida e Volta (Final)
As duas equipes que obtiveram êxito na fase semifinal, disputam a fase decisiva. Leva vantagem, a equipe que ao final das duas fases anteriores, somou o maior número de pontos conquistados, ou seja, a de melhor campanha.

domingo, 4 de janeiro de 2009

Na Toca também é hora de desembarque


Ele voltou. Um dos maiores ídolos da história (muito) recente do Leão, Apodi, o Apodi Alonso, em referência a sua velocidade, comparada ao bi campeão mundial Fernando Alonso. Apodi já se apresenta nesta segunda-feira juntamente com os demais jogadores que retornam de férias. Os outros podem ser apresentados nesta segunda ou terça-feira.

Para contar com a volta do ídolo Apodi, que em 2007 foi um dos principais jogadores para o rubro-negro ascender à Primeira Divisão, o Vitória aceitou deixar Leonardo Silva ir para o Cruzeiro. A renovação do empréstimo do zagueiro estava acertada com o rubro-negro.

Além de Apodi, o clube mineiro emprestará a jovem revelação colombiana, o meia Javier Reina, de 19 anos, com passagem pela Seleção Sub-17, indicado pelo goleiro Viáfara. Outros dois jogadores do Cruzeiro serão envolvidos na negociação.

Para que Leonardo Silva fosse para o Cruzeiro, o Vitória teve que liberar o meia-atacante Willans para o Palmeiras. O jogador foi um dos destaques do time no Brasileiro
 e vai defender juntamente com Marquinhos a equipe paulista.

A liberação de Willans inclui ainda a cessão de mais três jogadores por parte doPalmeiras. São eles: o zagueiro Thiago Gomes, que defendeu o rubro-negro em 2008,  o meia Willian, que jogou o Brasileiro pelo Náutico na temporada passada, e o atacante Washington, que estava na Portuguesa.

Continua o desembarque no Fazendão


O Bahia segue anunciando nomes e como de costume no verão baiano, segue chegando gente em Salvador. 

Na reapresentação do Bahia 15 reforços apareceram. Jael desistiu do tricolor e deve seguir para o Cruzeiro. 
Os outros já treinaram. Rogério Corrêa, Marcelo, Nen, Rafael Silva, Thiago Carpini, Ismael, Fernando e Patrício, Silas, Jean Carlo, Juninho, Elton e Leandro. 

Hoje foi anunciado mais um nome. O do atacante Cadu, ex-Coritiba, que já chegou treinou com o restante do elenco. 

Quem também chegou neste domingo foi o também atacante Rychely, que antes bateu um papo com o treinador Gallo, com quem trabalhou no Japão.