sexta-feira, 27 de julho de 2007

As mulheres do Brasil





Eu só iria voltar a falar do Pan depois da cerioônia de encerramento onde iria prestar homenagem aos destaques por meus olhos, mas não dá pra n falar dessas mulheres, comandadas por Marta elas orgulham um país, e agora é esperar que se faça algo pelo futebol feminino deste país.


Sem mais, o Maraca lotado, e a festa traduzem. Lindo, lindo, é o futebol,é o esporte, é vida.
Lédio sobre as meninas: "Existe, claro. São as moças da Seleção feminina do Brasil. Tão desprezadas e que conquistaram o bicampeonato pan-americano. Sem torneios, sem dinheiro, sem emprego no próprio país, essas meninas têm todo o meu carinho e admiração. Sapecaram 5 a 0 nos Estados Unidos. Lindo. Um dia, quem sabe, elas não recebem o respeito de quem manda. Show, Marta, Cristiane, Formiga, Dani Alves, Andréia....Espetacular.Mulheres de ouro."
Aydano Motta: "Estavam todos lá, 70 mil almas, para reverenciar outro delírio - um time dedicado, competente, talentoso, vestido com a camisa da seleção brasileira. Eram as mulheres que jogam bonito, se entregam, ostentam

alegria e vontade como não se vê mais entre os homens que jogam por aqui. Lideradas pela grande Marta - hoje vizinha, por justiça e direito, de Pelé, Zico, Garrincha, Ronaldo e muitos outros na eternidade da Calçada da Fama -, as jogadoras atropelaram os Estados Unidos, 5 a 0, fora o baile. Devolveram ao velho Maraca o futebol jogado por prazer, a beleza da vitória com espetáculo
Aliás, foi bom também rever a seleção com um camisa 10 em quem se pode confiar na hora da decisão. Marta acaba de ter sua arte apresentada aos brasileiros, mas quando parte para cima das adversárias já semeia na torcida aquele zum-zum-zum que precede o drible genial, o passe inverossímil, o chute exato. Ela é filha dos mestres da era pré-hipocrisia, que passavam a vida no mesmo time, e festejavam gols e títulos somente com as suas torcidas (e não provocando os adversários).
A camisa 10 lidera uma equipe de ótimas jogadoras - Cristiane, Daniela, Elaine, Formiga -, responsáveis pela mais divertida jornada no estádio em muito tempo. A galera que acompanhou as bicampeãs pan-americanas esbaldou-se a salvo da maldição das torcidas organizadas, mostrando, a quem se importa com o futebol, o caminho da recuperação. E como é bonito o Maracanã! O "Poeiraaaaa... levantou poeira!" ecoa mais forte, a ola fica mais impressionante, os aplausos, gritos e cantos tornam-se mais ardentes. Para os brasileiros, funciona muito melhor - naquelas arquibancadas, sabemos como nos comportar. Vaiamos, aplaudimos, gritamos, não paramos quietos. Está tatuado na nossa alma.
Na hora do almoço da quinta-feira cinza, as medalhas douradas foram para o pescoço de nossas craques, que pulavam sem parar no pódio, energizadas pelo grito da platéia gigante. O povo não arredou pé, até o fim, até além do hino e da volta olímpica (ou pan-americana, sei lá), não queria que a tarde mágica terminasse. Nem eu.
Porque, graças às nossas jogadoras, pelo menos hoje, cumpriu-se o desejo expresso no canto famoso: "O Maraca é nosso, ahá, uhu"!!!"
Show de bola! Sucesso as mulheres do meu Brasil!

segunda-feira, 23 de julho de 2007

"Por onde andei..." - Chapada Diamantina 18 a 22/07

























Diário de Bordo
Viagem à Região da Chapada Diamantina (Brotas de Macaúbas/ Seabra)


Dia 1 : Partindo de Savador as 8h do dia 18 de julho, o ônibus de estudantes/pesquisadores apontou na BA 156 pouco antes das 17h, a partir de então eram apenas mais 39Km até a pequena Brotas de Macaúbas.
Talvez os 39 Km mais longos que qualquer um dos integrantes da excurssão tenham enfrentado. A estrada em péssimo estado, esburacada como muitas pelo Brasil. Indigna de ser chamada estrada, indigna de ser nomeada, porém leva ela o nome do ex-deputado Jonival Lucas, aquele mesmo do suposto envolvimento em negocioação financeiras ílicitas com o hoje ministro Geddel Vieira Lima no caso dos grampos telefônicos em 2001.
Passado os 39Km de buracos e poeiras, se avista um oasis, é Brotas de Macaúbas, cidade pacata, no coração da Bahia, uma cidade que tem muitas mais histórias pra contar do que se imagina. Ali em Brotas no povoado de Pintadas, a época desmembrado da cidade, foi morto Carlos Lamarca, assassinado por tropas do Exército, junto com José Campos Barreto, o Zezinho, filho da região e integrante da VPR (Vanguarda Popular Brasileira). Porém a visita a região não tinha na figura do “Capitão desertor” seu ponto principal. Lamarca tornou-se um dos mais ativos militantes da oposição armada ao regime militar brasileiro, mas o personagem principal de Brotas de Macaúbas é um outro perseguido pela ditadura militar no Brasil. Um conterrâneo do povo hospitaleiro e humilde. Um cavaleiro da esperança, Milton Santos. Ganhador do Prêmio Vautrin Lud, o Nobel da Geografia, em 1994. Pouco conhecido fora do meio acadêmico e não tendo sido batizado como Milton de Brotas de Macaúbas, pois migrou ainda criança para outras cidades como Ubaituba, Alcobaça e, posteriormente, Salvador, é comum que muitas pessoas não tenham conhecimento sobre Milton Santos, mesmo na sua terra natal.
Por volta da 20h da noite é hora de sermos recebidos formalmente pela cidade, numa reunião que contou com a presença de estudantes, secretários, gente da situação e da oposição, e acima de tudo do povo em geral. Povo que ouvia atento a cada palavra do Professor Doutor Fernando Conceição sobre o seu conterrâneo ilustre:
“- Orgulhem-se! Pois aqui nasceu Milton Santos!”
E demonstravam todo o seu orgulho, por aquele homem, mesmo sem terem, muitos deles, ouvido falar de Milton, antes desse encontro.
Mas naquela noite eles dormiram com brilho nos olhos e um brio nas alturas, orgulhosos, nascera ali o cavaleiro da esperança, Milton Santos.




segunda-feira, 16 de julho de 2007

Num Receptáculo de emoções, começa o PAN RIO 2007 e Acaba a Copa América.

Vai entender Futebol....

Eu queria ter escrito aqui após a vitória brasileira sobre o Uruguai nos penâltis, o time de Dunga não tinha nada além de Robinho, Juan e o esforçado Julio Baptista.

Fernando é horrivel, Afonso mostrou que não tem capacidade de vestir a amarelinha, os dois se não posso dizer de competencia, tiveram falta de sorte e perderam os penaltis que bateram.

A Argentina humilhou o México na quarta e no dia em que estréiava Harry Potter, Messi mostrou que era o menino bruxo, golaço diante dos muchachos.

Mas ontem o Brasil entrou com garra de time campeão, com estilo Dunga de ser, me surpreendeu, queimei a lingua a cara e tudo mais que podia queimar.

Brasil 3 a 0. Incontestável.

Lédio Carmona escreveu sobre o jogo: "O Brasil é bicampeão da Copa América. Resultado que começou a ficar escancarado aos quatro minutos. Excelente passe de Elano para Julio Baptista. Corte em cima de Ayala (um desastre em Maracaibo) e... 1 a 0. Uma bola na trave de Riquelme e outro chute do craque, defendido por Doni, foi o que a Argentina fez no primeiro tempo. Já sem Elano e com Daniel Alves como meia, o Brasil seguiu marcando com a faca no dentes, E contra-atacando com inteligência e rapidez. Por sinal, como deve ser feito sempre. Até que, aos 39, Daniel Alves escapou pela direita e cruzou: Ayala, que desastre meu garoto! Gol contra... 2 a 0. No segundo tempo, os argentinos entraram desarticulados, a boa tática de Basile durante toda Copa América virou uma zona e, aos 23, Vagner Love, serviu Dani Alves 3 a 0.

• Não retiro um tostão do que disse durante a Copa América. Hoje, sim, o time de Dunga jogou bem. Muito bem. Rapidez absoluta, marcação séria, determinação. Prova cabal de que jogar bonito é plástico, mas, tão óbvio quanto difícil de ser entendido, bom mesmo é jogar bem. Mas, admito, para quem tem boa vontade e não espera pelo Circo de Soleil de chuteiras, as duas coisas são iguais.• Ótimo que o Brasil foi campeão. Ótimo que gastou a bola contra a Argentina. Mas não apaga a Copa América instável e com jogo sofríveis até hoje, como a estréia contra o México e as vitórias sobre Chile e Equador.• Julio Baptista jogou muito bem hoje. Não creio que Dunga irá tirá-lo do time para o começo das eliminatórias. Fica a questão: quem sai? Kaká ou Ronaldinho Gaúcho?• Está provado de que marcar é importante. E correr, fundamental. Quem não corre no futebol de hoje, não se estabelece. Se é que vocês me entendem.• Cansei de escrever aqui e cansei de ser tripudiado. Daniel Alves é um ótimo lateral-direito e, pelo jeito, excelente apoiador.• A zaga do Brasil é muito boa. Ainda bem que Alex voltou a ser Alex.• Dunga armou muito bem o time hoje: com o material que tinha em mãos, esse era a melhor forma de jogar. Deu certo. E, queiram ou não, o meio de campo se arrumou sem Gilberto Silva. O time marcou e chegava na frente, em algumas vezes, com quatro ou cinco jogadores.• Para o meu gosto, temos Seleções melhores. Mas é o meu gosto. Eu gosto de Dani Alves. Muitos discordam. Eu não curto Vagner Love. Outros, sim. Paciência.• Sigo achando a Seleção Argentina ótima. Perdeu hoje, jogou pedras, mas tem o meu respeito. E Riquelme e Messi, assim como Robinho, são craques.• Pára logo, Ayala.• Una caixeta de surpresitas... "

Grande Lédio!

PAN!

Começou na sexta o Pan 2007, no Rio, com uma linda festa, do naipe das grandes feitas em Olimpíadas. Destaque para as vaias dadas ao presidente Lula, isso aind avai render....

Não assisti a cerimônia completa, mas o Garambone comentou sobre listando 10 pecados e 10 elogios, eis ai:

"DEZ PECADOS DE UMA BELA FESTA

1 – O transporte foi burro. O metrô não suportou o volume de gente, os vagões ficaram lotados e a concessionária, privada, parece não ter dimensionado, tal qual sua prima privada na estréia do Engenhão, no quesito trens. Por que não liberar as ruas para os táxis?

2 – Sinalização fora do estádio patética. A entrada era única e não havia uma placa dizendo.

3 – Sinalização dentro do estádio patética. Chegava a ser constrangedor olhar no ingresso o setor e a cadeira e não ter a menor idéia de onde ficava. Será tão difícil colocar vários totens informativos?

4 – Era proibido entrar com biscoito. Inconstitucional.

5 – Era proibido entrar com água. Inconstitucional.

6 – Revista de mochilas e bolsas demorada, nenhuma sinalização para idosos e crianças pequenas.

7 – Funcionários com crachás de remontagem aproveitaram para vender amendoins.

8 – Voluntários sentados nos degraus, atrapalhando a passagem do público.

9 – Cachorro quente frio. Bob´s e controle de qualidade precisam ser apresentados.

10 – Souvenirs caros.

DEZ ELOGIOS PARA UMA BELA FESTA

1 – Elza Soares sem orquestra. Maravilhosa e o povo cantou junto, com pigarreadas e tudo mais.

2 – Torcida divertidíssima repetindo o discurso do presida da Odepa. Buenas Tardes. “BUENAS TARDES”. Hoy... “OIIIII”.

3 – Luzes e fogos no tamanho certo.

4 – Ovação a Gustavo Borges.

5 – 90 mil cantando Boi da Cara Preta com Adriana Calcanhoto. Inédito na história do folclore nacional.

6 – Vaias e aplausos políticos. Domesticamente e internacionalmente.

7 – A pira bolinha de papel gigante.

8 – Cores e resgate de um Rio cordial e litorâneo nas coreografias.

9 – Trocadilho da galera com o refrão “Viva essa energia”. Cantaram Viva a cervejinha...

10 – O jacaré."

Diogo no pódio, 1° ouro verde amarelo

E depois de três dias de competição, alguns "quase ouro", inclusive com o baiano Alan do Carmo, bronze na 1ª prova do sábado, a maratona aquatica; o Brasil conquistou seu primeiro Ouro, Diogo Silva no taekwondo. Um ouro com a cara do Brasil!


Ainda em tempo, a seleção de volei é Hepta campeã da Liga Mundial, eu quero é novidade! Parabéns Bernardinho. Agora é chegar no Rio, papar o Ouro e depois descansar, eles merecem.

É isso, essa semana esse escrivinhador vai até o interior da Bahia, na região da Chapada, logo só na volta pra comentar os eventos do mundo.

*Lições Jornalísticas

-ACM não morreu! Melhorou o quadro de saúde do Senador que havia piorado na última sexta.

-O Brasileirão segue, o Botafogo perdeu pro Santos mas ainda é líder. Não dá pra comentar tudo aqui, agora são tantas coisas, mas deixo vocês a par.

- Ouçam o cd da Orquestra Imperial "Carnaval só ano que vem". Iara Yarusha (Yarusha Ajaruba) é apaixonante! Entre Setembro ou Outubro estarão em Salvador. Otémo! E Rodrigo Amarante é Rodrigo Amarante!

No mais até a volta, com crônicas e quiproquós!

E logo logo estréia o "LITERATOS", aguardem!

PS: Parabéns Vivi! Essa casa da qual vc sempre serviu de inspiração te deseja tudo de bom que por ventura existir! bjo!

Abraços, beijos,queijos e medalhas, de preferência douradas!!Ah e muito quentão também! A Chapada que me espere!

domingo, 8 de julho de 2007

Até onde...


Seus olhos arregalados demonstravam pavor....

Não tinha mais forças para ir de encontro ao que parecia ser inevitável.

Lágrimas escorriam pelo seu rosto...

Não emitia som, sentia apenas nojo...

Ele levantou as calças, a olhou com desprezo...

Da mesma forma que a olharão quando entrar na igreja, ou transitar pela rua.

Poderão passar 5, 10, 20 anos....

Mas sempre farão com que ela se sinta culpada.

Assassina. Recusadora de um dom.

E ela se perguntará "até onde vai a dádiva de ser mãe? até onde vai a minha liberdade?"

Um Receptáculo esportivo - F1; Copa América, enfim...esporte!


Depois de fazer a torcida inglesa vibrar com a pole feita ontem, a McLaren de Hamilton não rendeu o suficiente e o inglês ficou só em terceiro.


A vitória ficou com o finlandês, que de homem de gelo vai se tornando o homem que põe fogo no mundial, Kimi já é dos 4 vencedores do ano, o único a vencer 3 vezes.



Alonso ficou em segundo e Massa com problemas teve que largar dos boxes, ainda assim fez uma brilhante corrida de recuperação e chegou em 5º atrás do polonês Kubica.

O resultado final de Silverstone ficou assim:

1
Kimi Raikkonen
2
Fernando Alonso
3
Lewis Hamilton
4
Robert Kubica
5
Felipe Massa
6
Nick Heidfeld
7
Heikki Kovalainen
8
Giancarlo Fisichella
9
Rubens Barrichello.

Agora o campeonato ficou assim:

1º Lewis Hamilton 70 pts
2º Fernando Alonso 58 pts
3º Kimi Raikkonen 52 pts
4º Felipe Massa 51 pts
5º Nick Heidfeld 33 pts
6º Robert Kubica 22 pts


A fórmula 1, volta no GP da Alemanha, no dia 22 de julho, em Nürburgring.


Futebol:

Pela Copa América ontem a noite o Brasil venceu fácil o Chile por 6 a 1.

Robinho 2 vezes, Juan, Julio Baptista, Josué e Vagner Love marcaram, para o Chile, Suazo marcou um lindo gol, depois de jogar entre as pernas de Gilberto e tocar por cima de Donni.


Robinho como sempre, deu show e marcou 2 vezes

Agora o Brasil pega o Uruguai na terça, hoje seguem as quartas, Argentina e Peru; México e Paraguai.
Pelo Brasileirão ontem:
Sábado, 07/07/2007

Sexta, 06/07/2007
A classificação de momento é a seguinte:

01ºBotafogo 24
02ºGoiás 19
03ºSão Paulo 18
04ºPalmeiras 17
05ºGrêmio 16
06ºParaná 16
07ºVasco 14
Tudo bem que até o quarto, são os "libertários da América", mas como o Vascão é sétimo...
Começou ontem a serie C, e o Bahia empatou com o Confiança em Sergipe em 0 a 0.
Os fatos tristes da rodada, morreu essa madrugada o atacante do Palmeiras, Alemão num acidente de carro no Rio.
E o artilheiro do campeonato, Dodô do lider Botafogo, foi pego no exame antidoping usando substância irregular e esta suspendo preventivamente. Aguardemos o decorrer do processo antes de qualquer julgamento.
O Botafogo segue mais líder do que nunca, 5 pontos a frente do surpreendente Góias.
Sem mais delongas, eis o fim de semana esportivo, quem ainda nem terminou, até já!

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Com um futebol no diminuitivo...só RobINHO salva o Brasil.

Não, não dava pra assistir Brasil e Equador, o dedo coçava, e o controle zapiava....Entre Linhas na TVE e o novelão Vida Opostas na Record tinham preferencia....mas eis que quando ambos chegaram ao fim, e o controle fez com que a imagem voltasse a Copa América....já se ouvia o "ehhhhhhhhhhhhhhhh do Brrrrrrrrrrrasilllllllllllllllll!" na voz de Galvão Bueno.


Robinho num penâlti no minímo duvidoso marcava o 1º e único gol da partida, Dunga faz das suas e o time também não rende. É Robinho e mais 10, apesar dele jurar que não. Wagner Love fez umas boas jogadas mesmo isolado lá na frente. No mais o time predeu Daniel Alves com segundo cartão amarelo.


Inusitado foi ver ao fim do jogo em campo, um Brasil com 3 zagueiros e 3 volantes. Estranho hein Dunga. Não me recordo em nenhuma outra ocasião de ter visto tal assombro.


Enfim definiram-se os classificados, o Brasil pega o Chile na sábado e desse confronto sai o adversário de Venezuela (ela mesma, e campeão do grupo!) ou Uruguai que também se enfrentam sábado.


No domingo os clássificados México e Peru, esperam hoje a definição de Argentina e Paraguai para saber quem será 1º do grupo C, os paraguaios jogam pelo empate, o campeão do grupo enfrenta o Peru.


No confrontamento de chaves, sobrou a mais fácil mas não menos complicada para o Brasil, que só enfrentaria México, Paraguai e Argentina, de longe as 3 melhores equipes da competição. Mas será preciso jogar muito mais do que jogou até agora, mesmo contra o Chile, que levou um sacode de Robinho a dias atrás, daí para a raça do bom time uruguaio ou a força da surpreendente Venezuela jogando em casa, e só depois a real prova de fogo, então saberemos o poder do time do capitão do tetra.


Paraguai e Argentina farão do jogo de logo mais a noite será sem dúvida o melhor dessa primeira fase. Esse não tem novela que dispute que audiência. Com atores do naipe de Messi, Riquelme, Verón, Santa Cruz e cia. ilimitada a noite promete.


quarta-feira, 4 de julho de 2007

Voando com o Pato.....


Os meninos da sub-20 fizeram um jogo digno do futebol brasileiro, mas isso só até os 37 do segundo tempo, a partir dai o time que vencia por 3 a 0, tomou 2 gols dos sul coreanos e depois quase leva o empate. Mas o time que entrou em campo assim:
1 - Cássio; 13 - Amaral; 3 - Luizão; 4 - David Marinho; 6 - Marcelo; 5 - Roberto; 17 - Ji-Paraná; (8 - Marcone); 20 - Leandro Lima; (7 - Willian); 10 - Renato Augusto; 11 - Alexandre Pato; (19 - Luiz Adriano); 9 - Jô; T: Nelson Rodrigues

Mostrou q pode ir longe nesse mundia desde que resolvar jogar futebol. David Luiz ex-Vitória deu um show na zaga e foi bom também ver o jogador do Bahia, o multi posições Marcone defendendo as cores verde-amarela. Além de ver o show de Alex the Duck. Sorte ao Brasil e quack quack!.

terça-feira, 3 de julho de 2007

Memórias de um 2 de Julho


Outubro de 2006 " chegou a vez da nossa gente e com Wagner a gente chega lá....agora eu sei que dá, eu sei que pode ser com Wagner e Lula trabalhando pra você.....a Bahia de todos nós..."

Julho de 2007 " você pagou com traição, a quem sempre lhe deu a mão"

Na festa da Independência, proclamada pelo povo, o 2 de Julho baiano, deu-nos alguns momentos diríamos, marcantes.

Foi contemplável ver o mesmo povo, herói da Independência, assim como Maria Felipa ou Maria Quitéria, o mesmo povo que foi ao largo do Rio Vermelho em 1de Outubro comemorar a vitória de Wagner, cantar de forma solidária com os professores grevistas, um legitimo samba popular com uma letra bastante significativa. Nas faixas e na voz do povo, se via e se ouvia o recado direto ao governador "você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão"

Sem entrar no mérito de quem estaria com a razão. É bonito ver a democracia e a liberdade de direito. Palmas pra ela.

2 de Julho foi também dia de rever o show dado por Robinho no dia anterior. Brasil ou seria Robinho, 3, Chile 0.

Ah e também foi dia de ver a Argentina, dar show, como é bom ver Veron voltar a defender as cores argentinas....como é bom ver Lionel Messi jogando futebol, Riquelme então nem se fala.
Pena a contusão de Crespo que pode ficar fora do torneio. Mas se o camisa 5 da Colômbia, Arizsala marca o gol que tentou fazer de pouco depois do meio campo, era merecido que ganhasse uma placa de gol de placa em Maracaibo.

A Copa América começa a embalar, mas olho no Paraguai.

Hoje tem Brasil sub-20, espero que resolvam jogar.
Abs!

domingo, 1 de julho de 2007

Uma estréia para a posteridade.



Que fique registrado aqui, foi inaugurado ontem no Rio de Janeiro o estádio João Havelange, o Engenhão, no subúrbio carioca.


O jogo foi o clássico vovô, Fluminense e Botafogo, o Fogão mais líder do que nunca venceu por 2 a 1. Alex Dias do Fluminense foi o 1º a marcar no novo estádio , mas Dodô com 2 gols para o Botafogo, foi o 1º a ser herói.




30 de Junho de 2007, que fique para a posteridade.


O Pan do Rio bate a nossa porta.
Hoje tem Brasil na Copa América, vencer ou vencer. Ontem Uruguai e Venezuela venceram a Bolivia e Peru respectivamente. Tudo embolado no grupo A.
Ainda ontem o Brasil perdeu na estréia do mundial sub-20 para a Polônia. Pato, Renato Augusto e o sofrível treinador Nelson Rodrigues não foram suficiente. Mais um vexame a vista? Te cuida canarinha.

O Homem de Gelo renasce no verão europeu,e a Massa desanda na reta final.


A Ferrari renasceu nesse fim de semana de GP da França, mas no circuito de Magny-Cours, o resultado poderia ter sido diferente se Felipe Massa não tivesse vacilado na última parada permitindo que Raikkonem voltasse dos boxes em sua frente.

Agora em 8 corridas temos 4 vencedores, cada um com 2 vitórias, a temporada mostra-s emais do que nunca equilibrada, e Hamilton mostra que sua regularidade pode ser decisiva para a conquista do titulo.



Fernando Alonso, que tinha largado em décimo lugar, foi a grande figura da corrida. O espanhol fez ultrapassagens, errou em algumas curvas, fez boas manobras, mas, no fim, só conseguiu a sétima posição. Com isso, a vantagem de Lewis Hamilton no campeonato aumenta para 14 pontos. Além disso, Felipe Massa esta a apenas três pontos do atual campeão do mundo. A próxima corrida será o GP da Inglaterra, no dia 8 de junho, em Silverstone. Hamilton chega em casa com 64 pontos no campeonato e com a liderança absoluta.




Ao fim das 70 voltas a corrida terminou assm:
1
Kimi Raikkonen
2
Felipe Massa
3
Lewis Hamilton

4
Robert Kubica

5
Nick Heidfeld

6
Giancarlo Fisichella

7
Fernando Alonso

8
Jenson Button

9
Nico Rosberg

10
Ralf Schumacher
11
Rubens Barrichello
12
Mark Webber

13
David Coulthard

14
Alexander Wurz

16
Heikki Kovalainen


17
Takuma Sato

18
Adrian Sutil