sábado, 3 de outubro de 2009

Segura o pepino Elizeu!

Não tive a honra de ver em campo o Bahia nos seus (longos) anos dourados, mas muito aprendi sobre os grandes que vestiram a camisa do tricolor com meu saudoso avô, velho companheiro de Fonte Nova. Entre as façanhas daquele time de 59, com Nadinho, Marito, Alencar, Biriba ou dos anos 70/80 com Dadá, Claúdio Adão, Beijoca, tinha sempre espaço pra mais craques. Me falava sobre Douglas Franklin, para ele o maior de todos. Já no fim da vida, quando via em campo uma zaga com Valdomiro recorria à memória e os brilhavam falando de Roberto Rebouças e Sapatão. Aprendi que se você não nasceu craque pode ao menos honrar a camisa que veste, como bem fazia Nildo Birro Doido, que três dias antes do histórico Vasco e Santos de 69 no Maracanã, impediu o milésimo gol de Pelé na Fonte Nova - para desespero de dirigentes e torcedores tricolores. Mas um nome que sempre aparecia naquele saudoso Bahia era o de Elizeu Vinagre de Godoy.
Mesmo Elizeu que comandou por cerca de 20 anos um dos mais competentes programas esportivos da TV baiana e há alguns anos passou a condição de um dos mais lúcidos comentaristas esportivos das bandas de cá. Mesmo Elizeu que surpreendeu a todos ao ser anunciado nesta semana como novo superintendente de futebol do Bahia. Apenas um dia depois do diretor de futebol Paulo Carneiro ser demitido e do treinador Sérgio Guedes entregar o cargo. Elizeu, segundo a assessoria do Bahia não vai ocupar a vaga de PC, seu cargoserá um elo entre o presidente - que vive em Brasília - e os atletas.

Publicada no dia 1º de outubro, a matéria assinada pelo jornalista Daniel Dórea, diz muito sobre a chegada de Elizeu. "Há pouco tempo, se tinha uma certeza. Quem sintonizasse a TV ou o rádio para ouvir os comentários de Elizeu Godoy deveria estar preparado para uma avalanche de críticas ácidas à diretoria do Bahia.
Ex-jogador do Esquadrão, ele nunca perdoou as falhas de planejamento das cúpulas tricolores e, agora, vai ter chance de participar dele. Como superintendente de futebol, cargo criado pelo presidente Marcelo Guimarães Filho, Elizeu faz parte do grupo que sempre apedrejou.
“Nunca usei microfone para atacar ninguém. Aqui, estarei muito acessível a críticas construtivas”, afirmou em coletiva na manhã desta quinta-feira, dia 1º, no Fazendão, que ele diz estar de cara nova.
“Está muito bonito e isso é mérito de Paulo Carneiro. Os jogadores precisam de estrutura para trabalhar”, disse ele, que também elogiou a qualidade do elenco formado, mas condenou a disciplina tática dos jogadores.
Segundo Elizeu, sua função no Bahia será “agregar a rapaziada”. Ele estará diariamente no Fazendão e viajando para os jogos fora de casa. A rotina já começa na partida deste sábado, 3, em Floripa, contra o Figueirense.
Sem papas - Apesar de agora estar no mesmo barco, o novo dirigente ainda não perdeu totalmente as papas na língua. “A principal falha do Bahia foi ter feito o planejamento muito em cima da hora. Além do mais, não pode ficar ouvindo empresário, contratando jogador por DVD, por nome. Tem que ser feita uma avaliação”, disparou Godoy, que defende a contratação de um atleta de referência e lamentou o fato de a diretoria não ter apostado em Ramon.
Teve também crítica direta ao trabalho de Paulo Carneiro. “Quando ele foi anunciado, aprovei no rádio. Mas não deu certo, talvez o método de trabalho não funcionou. Não sei como era o relacionamento, mas alguma coisa não estava certa”.
Marcelo Filho fez questão de lembrar que o cargo de Elizeu não está ligado a resultados e espera que ele fique até o final de sua gestão. Para o lugar de Carneiro, o cartola está à procura de um nome, provavelmente de fora do Estado."

Só posso desejar toda a sorte do mundo a Elizeu, figura que aprendi desde cedo como tricolor e como futuro integrante da imprensa esportiva, a admirar. Não sei se dará certo, as expectativas podem não ser as melhores, mas pela sua história e coragem de assumir em tal momento, merece todos os votos de sucesso.

PS: Em tempo foi anunciado o quarto técnico tricolor do ano, Paulo Bonamigo. Não me pega! Até dezembro sofrimento não vai faltar!

Um comentário:

Helder Tavares disse...

Ola Eric Luis Caravalho,

Moro na Belgica, meu nome eh Helder Magno Ferreiras Tavares.

Necessito urgente contato do jogador Eliseu. Ele jogou em Anderlecht e nosso museu do clube procurar urgente por sua assinatura. Estamos atras dele e nao encontramos informações em lugar nenhum.