segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Dia de Feira

O Bahia conseguiu neste domingo escrever mais um capítulo inacreditável na sua história de recentes desgraças. Perdeu em casa por 5 a 3, para o recém regresso a primeira divisão do estadual, Bahia de Feira. Deve-se louvar a boa partida do time do interior, mas certas coisas não dá pra aceitar. Não dá pra aceitar o Bahia agonizando nas mãos de um presidente que entende bulhufas de futebol e só tem o cargo, porque junto a seus pares decidiu não entregar o já roído osso.

Não dá pra aceitar a mesma falta de planejamento se repetindo ano após ano. Podem achar que ainda é muito cedo e que o time ainda vai crescer na competição, mas não vencer há três rodadas no estadual com times de nível técnico muito baixo é no mínimo muito preocupante.

Neste domingo, apenas 4.742 torcedores foram a Pituaçu para a alardeada estreia de Edilson que começou no banco. Um público pífio para uma torcida que não precisa provar sua paixão, mas os números representam muito bem a atual situação do clube. As promessas não são cumpridas, o planejamento nunca é colocado em prática e o Bahia segue em um poço sem fim.

A imprensa (como sempre) já começa a culpar Renato Gaúcho. Creio que Renato tem sua parcela de culpa neste time ridículo montado para o estadual, afinal o péssimo Rafael, Abedi e Matheus por exemplo, são indicações do próprio Renato, seus homens de confiança e que em poucos dias já mostraram que se depender deles, o futuro tricolor será tenebroso. Isso sem falar que em campo, a falta de tática é visível, o time joga como um bando. A expectativa é que cheguem mais reforços (e de qualidade!), uma vez que este elenco analisado individualmente, peça por peça, é minha opinião, um dos piores já montados nos últimos anos da recente história de insucessos do Bahia.

O superintendente de futebol Elizeu Godoy anunciou uma reunião para esta segunda no Fazendão e disse que "vai mudar tudo." Elizeu é um ídolo, uma grande figura, muito querida pela torcida, e também um dos maiores críticos da gestão que se diz atual, mas é uma continuação das outras, tão ruins quanto. No entanto, desde que aceitou a proposta de trabalhar no clube do coração soube que estaria colocando a cara para bater. Admiro como ídolo e exemplo fora do campo que sempre foi, mas não posso admitir que não exista algo de muito errado, para que após cinco rodadas do estadual, um superintendente de futebol declare que vai mudar tudo - obviamente que cumprindo ordens de seu superior, o presidente. O que vai mudar? E porque cinco rodadas após o começo do campeonato? Não poderia ter sido feito antes? E o planejamento - se é que isso existe no Fazendão - feito antes da temporada? As respostas teremos na segunda pós feira e quem sabe algumas laranjas podres já podem começar a ficar pelo caminho. A maior delas, recebeu um recado durante o jogo, numa faixa levada por torcedores. Que ela sirva de inspiração neste ano. Não custa lembrar que outubro é logo ali.


Nenhum comentário: