domingo, 28 de fevereiro de 2010

Enfim, Bahia no BaVi de Pituaçu

Mesmo com a polêmica das pragas que infestaram o gramado de Pituaçu, Bahia e Vitória foram a campo hoje para mais um BaVi. Apesar da liderança da dupla em seus respectivos grupos, a expectativa de público não era das melhores, uma vez que o Bahia não vem de boas atuações e o Vitória perdeu no meio de semana para o Corinthians de Alagoas, por 3 a 1 pela Copa do Brasil. Porém, clássico é clássico e o torcedor baiano fez sua parte, comparecendo em bom número. 19.601 torcedores foram a Pituaçu e assistiram a primeira vitória do Bahia no estádio, após a reinauguração em 2009.

O Bahia começou melhor e não deu espaços para o rival. Já aos 18 minutos do primeiro tempo, Ávine cobrou falta, Marcone desviou para o meio da área e o zagueiro Alison completou para as redes. Bahia 1 a 0. Apesar do gol tricolor, o Vitória se manteve vivo no jogo e chegou ao empate aos 27, com Schwenck, que recebeu na área e empatou. Jogadores do Bahia reclamaram de uma falta em Edilson no lance que originou o gol. O árbitro do jogo foi Arilson Bispo da Anunciação, o mesmo do polêmico Corinthians 3 x 3 Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro de 2009.

Logo em seguida ao gol de empate, o Vitória perdeu Uéllinton, expulso após entrada violenta em Ananias, o que praticamente jogou por terra a reação rubronegra. Porém no final do primeiro tempo, Schwenck foi seguro dentro da área e Arilson Bispo da Anunciação não marcou pênalti, para ira dos jogadores e torcedores do Vitória.

Com um homem a mais, o Bahia voltou para o segundo tempo melhor, disposto a decidir o jogo e logo aos 10 chegou ao gol. Edilson, que teve atuação apagada, recebeu de Leandro e deu um bom passe para Abedi colocar o Bahia na frente.

Após o segundo gol, o Bahia se acomodou em campo, e mesmo com a vantagem numérica, poucas vezes chegou ao gol de Viáfara. A chance mais perigosa foi desperdiçada por Lima aos 40. Por parte do Vitória, muita disposição e entrega, vendendo caro a derrota para o rival, mas as chances de gol também foram poucas. Ao fim do jogo, reclamações do lado rubronegro sobre a arbitragem de Arilson Bispo da Anunciação e muita festa por parte da torcida tricolor comemorando o fim da tabu de não vencer o rival na nova casa. O estádio de Pituaçu agora será fechado para o tratamento do gramado, infestado por pragas. Segundo a Sudesb, em 20 dias o estádio já terá condições de jogo. Enquanto isso, o Bahia mandará seus jogos no estádio Antônio Carneiro, na cidade Alagoinhas, a 119 km de Salvador. Com o resultado, o Bahia garantiu a classificação antecipada para a próxima fase do Baianão 2010, o Vitória já havia conquistado a vaga na rodada anterior.

Fotos: A Tarde & Correio*

Nenhum comentário: