segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Fórmula 1 e Futebol - Paixões Nacionais


Hohohoho Perfect Felipe!Perfect!
Essa foi a reação do engenheiro de Felipe Massa na Ferrari após o brasileiro cruzar a linha de chegada ontem no GP da Turquia.
Reação idêntica a de milhões de brasileiros, que vibraram com a excelênte vitória do brasileiro. Com o triunfo de ontem Felipe volta a ter chances no campeonato.
Agora ele volta a ser terceiro na disputa com um ponto a mais que seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonem(69 Massa, 68 Kimi).

O líder continua sendo o inglês Lewis Hamilton, mas sem a folga de antes. Hamilton viu sua vantagem diminuir a poucas voltas do fim quando o pneu dianteiro direito da sua Mclaren estorou e ele perdeu duas posições, para Alonos e Heidfeld, ainda assim o fenômeno inglês conseguiu trazer o carro para os boxes e em seguida retornou à corrida, minimizando assim o estrago. Ainda assim viu sua ventagem cair consideravelmente, ela agora é de apenas 5 pontos (84 Hamilton, 79 Alonso.).

Com a vitória de ontem Felipe começa a escrever a história como o rei da Turquia, ano passado foi lá que ele conquistou sua primeira vitória na carreira, ainda correndo ao lado de Michael Schumacher.
A corrida teve uma boa largada para os carros da Ferrari que se posicionaram na frente. Massa manteve a pole conquistada no dia anterior e Kimi tomou de Hamilton a segunda posição. Assim como Hamilton, Alonso também perdeu posições na largada, só que para os dois carros da BMW, Nick Heidfeld e Robert Kubica. Em seguida Alonso ultrapassou o polonês, ficando na quinta posição. Essas posições se mantiveram até o primeiro pit stop. Alonso conseguiu nos boxes ulltrapassar a outra BMW. Kimi conseguiu com o novo jogo de pneus, diminuir a vantagem de Felipe encostando no Brasil, o ataque não se consolidou totalmente e após a segunda parada o carro do brasileiro passou a render mais que o do finlandês.
E após 58 voltas e 1 hora e 26 minutos, Felipe Massa cruzou a linha de chegada, seguido do companheiro KImi Raikkonem, estabelecendo mais uma dobradinha da Ferrari, para alegria da nação vermelha que agora promete lotar o monumental autodrómo de Monza, daqui a duas semanas. O GP no circuito considerado a casa da Ferrari pode ser fundamental para os rumos do campeonato. Agora cada um dos quatro pilotos envolvidos na disputa do titulo possuem 4 vitórias.
E como imagens do fim de semana ficam a do pai de Felipe, dizendo pras camêras "Esse é meu filho, o nome dele é Felipe Massa, e ele é do Brasil!"
além da vibração de Felipe ao sair do carro. Se a massa contiuar sendo servida no ponto certo, nós brasileiros teremosmanhãs de domingo muito mais felizes.




Futebol 2007

Pela Série A, (por Lédio Carmona)
Pitacos da rodada

• 5 x 0. Placar largo para uma partida disputada em campo estreito (ataque x defesa). O São Paulo se enrolou na própria lentidão do primeiro tempo. No 2º tempo, os jogadores tomaram uma chuveirada no vestiário e passaram a pressionar o Náutico. Os pernambucanos sentiram e desmoronaram a expulsão do uruguaio Acosta, aos 9 minutos. A porteira abriu. Foram quatro gols em 18 minutos (entre 11 e 29´), marcados por Dagoberto, Rogério Ceni, Hugo e Aloísio) e mais um, de Hugo, no finalzinho.

• E, de novo, a super-defesa – sete gols em 21 partidas – esteve instransponível. O arranha-céu do Morumbi (40.099 pagantes) não levam gol desde o dia 02 de agosto (3 a 1 Juventude), ou cinco jogos do Brasileirão. E, para dar ainda mais respaldo, os problemas médicos pararam e Muricy Ramalho tem precisado mexer muito pouco nas escalações. Tudo azul, até em relação a quem vem atrás, com seis pontos a menos e também uma partida a mais cumprir: o Cruzeiro.

• E o Náutico entrou de novo no marasmo perigoso. Estacionou na antepenúltima colocação (20 pontos) e está difícil pegar de novo. Ainda dá... Mas. Tem que dar logo... Se não, o motor pifa de vez. E aí, boleiro, nem empurrando.

• No gramado horroroso da Vila Capanema, Paraná 3 x 1 Juventude. O time da casa ganhou na hora certa – Josiel voltou a marcar (é o artilheiro do Brasileirão, com 13 gols), após sete rodadas de estiagem. E o Paraná também não vencia há sete partidas (1 x 0 Palmeiras, no dia 22 de julho). Resumo da ópera: o Paraná mostra que tem estofo para evitar a queda. Coisa que o Juventude parece estar longe de mostrar. Deve cair.

• Jogo bom no Mineirão. O primeiro tempo foi do Atlético, que fez 1 a 0, com Danilinho e quase aumenta. Cuca voltou com Zé Roberto no lugar de Ricardinho e tudo mudou. Naturalmente, ZR soltou a equipe. E saíram dois gols no momento certo: Túlio (14´), para acalmar, e Lúcio Flávio (34´), para resgatar a confiança perdida após cinco partidas sem vencer. E o Atlético só patina no Mineirão. Nas três últimas partidas, três derrotas: Santos, Palmeiras e Botafogo.

• O Botafogo está de volta à zona da Libertadores. Está em 3º, com 37 pontos, enquanto o Galo está bem no meio da tabela, com 28. Está na hora de decidir se vai ou fica. Público no Mineirão: 19.820.

• E lá vai o Santos! Olha, que Luxemburgo está chegando, de mansinho... Hoje, em Natal, fez a mais protocolar das missões. Ganhou do América. Fez o básico e obrigatório nesse Brasileirão. Mas, mais transparente do que saber que o América já caiu, é observar que o Santos ficou forte de novo. Baiano acertou o lado direito; Maldonado voltou; Petkovic calou a boca de muita gente (inclusive a minha); e Kleber Pereira, autor de mais dois gols, é muito bom. Por sinal, é muito melhor do que Afonso e Vagner Love. Mas, como nossa Seleção só gosta de perder para o México, e não se interessa muito por nachos e burritos, ninguém jamais olhou para Kleber Pereira. Mas ele é bom. Quem sabe alguém não nota. Luxemburgo já viu.

• Nos últimos dez jogos do Peixe, após a goleada de 4 a 0 para o Vasco, em São Januário, oito vitórias, um empate e um derrota (Flu 3 a 0). Olha aí...

• Não concordo com quem ache que o 0 a 0, na Ilha do Retiro, foi bom para o Vasco. Não, não foi.Tanto que o time perdeu duas posições e caiu da terceira para a quinta posição, fora da zona do rebaixamento. Lembrando que o Vasco só venceu duas vezes fora. E para o Sport a igualdade também não trouxe benefício algum, a não ser um medíocre pontinho. Literalmente, 0 a 0. Só salvo para Silvio Luis, que pegou pênalti mal cobrado por Carlinhos Bala.


• Quarto jogo seguido do Flamengo em casa, quarta vitória: 3 a 1 no Goiás, gols de Leo Medeiros, Juan e Ibson, contra um de Paulo Baier. Com a torcida a favor, lotando o Maracanã – hora foram 45 mil pagantes -, o time rubro-negro passa a depender só dele. Fazendo o básico, jogando com seriedade, tudo fica mais fácil. Hoje, de novo, não foi nada brilhante, mas esteve melhor do que o Goiás, um time que vai muito mal fora de campo. Os verdes caíram para nono, enquanto o Flamengo, com 24, saiu da zona do rebaixamento. E não cairá mesmo. A torcida faz a diferença, o time ficou mais forte e Juan está iluminado. Como joga esse lateral-esquerdo. Tem voado em campo. Ainda acho que o Flamengo brigará por uma vaga na Sul-Americana. E o Goiás, também.

• E tirem o chapéu para Caio Junior. O Palmeiras, enfim, voltou ao G$, após a vitória de 2 a 1, em Florianópolis, sobre o Figueirense por 2 a 1, gols de Valdívia e do reserva Max, aos 38m do segundo tempo. O Palmeiras está muito bem arrumado. É quarta vitória consecutiva em cinco partidas. E o Figueirense, com apenas 25 pontos... Pois é...


• No total, 30 gols na 21ª rodada, com média de 3 por partida. Equilíbrio total: quatro vitórias de mandantes, quatro de visitantes e dois empates.

• Briga pelo título: São Paulo, Cruzeiro e Botafogo.

• Briga pela Libertadores: do São Paulo até o Internacional (8º, com 31 pontos).

• Já caiu: América.

• Está quase derrubado: Juventude.

• E outros dois: serão decididos entre Náutico, Atlético-PR, Figueirense, Corinthians e Paraná.

Pela Série B, o líderes Criciuma e Coritiba perderam mas seguem na dianteira. Com 37 e 35 pontos respectivamente.
O Vitória caiu para a sexta posição. Os outros dois na zona de classificação são Brasiliense e Marilia.

Pela Série C, o Bahaia perdeu a primeira ontem para o Nacional de Patos.
Tinha um pato no meio do caminho.

Nenhum comentário: