domingo, 16 de março de 2008

A Fórmula 1 como nos bons tempos


Que começo! A volta de emoção!

Fantástica! Assim definiria o GP da Austrália. Acordar em plena madrugada de um quente domingo pra ver carros correndo, só mesmo com muita paixão. A corrida foi emocionante, com surpresas a cada volta. Já na largada Massa forçou pra cima de Kovalainen e antes do que seria um toque entre os dois, rodou na pista e foi parar nos boxes para trocar o bico e voltando no final do grid. Hamilton disparou como era de se esperar. Kubica seguiu atrás, Kovalainen se manteve em terceiro. Enquanto isso os campeões mundiais Kimi Raikonem e Fernando Alondo ganhavam posições.

Alonso parou em oitavo logo atrás de Rubens Barrichello, que voltou a andar como nos bons tempos e foi o destaque brasileiro na corrida. Sem o controle de tração, o piloto mais do que nunca tinha que mostrar talento, e nisso Fernando Alonso deu show, a cada ultrapassagem do espanhol e a cada segurada do carro no braço, o princípe das Astúrias mostrava porque é bicampeão mundial. Apesar de um carro que não passa muita confiança Alonso chegou em quarto depois de protagonizar uma belissíma disputa com Kova. O piloto da Mclaren vinha mais veloz, porém a experiência do espanhol o segurava, porém chegou o momento em que Kova colocou o carro do lado e foi embora pra alegria de Ron Dennis, que vibrou muito com a ultrapassagem. Porém no começo da reta o carro do finlandês ficou lento e Alonso não bobeou voltou a passar na frente. O comentário do espanhol depois da corrida foi hilário, confira no Guard Rail.


Enquanto isso os carros iam ficando pelo meio do caminho, o que resultou em um final com apenas seis carros na pista. Hamilton foi embora e não deu sopa para o azar, esteve perfeito. Kubica vinha muito bem até ter problemas e ver seu BMW parar, o fazendo abandonar. Heidfeld assumiu o segundo lugar e se manteve até o fim. O terceiro lugar no pódio com certeza seria de Rubens Barrichello que fez uma corrida perfeita, mas contou com uma infelicidade da Honda. Rubens por sinal merece um paragráfo especial. Mas o pódio foi completado por Nico Rosberg e sua Williams, para a alegria do velho Frank Williams e do pai coruja e ex-campeão mundial, Keke Rosberg. Por sinal a imagem do abraço entre Nico e Hamilton foi uma das mais belas do fim de semana. (Confira no vídeo)

Um brilhante Barrichello

Rubens esteve como nos melhores momentos da carreira, com a diferença que agora conta com uma maturidade adquirida ao longo dos anos. Segurou Fernando Alonso no começo da prova e depois fez o mesmo com Kimi, mas sempre limpo, defendendo quando podia e abrindo passagem quando não era mais possível segurar os campeões. Rubens teria com certeza chegado ao pódio se não fosse um erro crucial da Honda. Após um rodada forte de Timo Glock, o Safety Car voltou a pista, quase no mesmo instante em que Rubinho foi chamado para os boxes - segundo a Honda ele havia sido chamado antes do SC entrar - o que se sabe é que ele reabasteceu quando não havia permissão e ainda saiu dos boxes com luz vermelha - isso sem falar no erro do mecânico que segura o pirulito (a placa que fica na frente do piloto indicando quando ele deve sair), que levantou antecipadamente o instrumento, com a bomba ainda acoplada ao carro do brasileiro, o que causou um leve - porém perigoso - acidente com alguns mecânicos. Rubinho pagou uma punição com um pit stop de 10 segundos e voltou na sexta posição, porém foi desclassificado depois da corrida. Não sei se por ter sido uma corrida atípica, mas que Rubens foi muito bem isso foi, e o rendimento do Honda além do esperado também. Espero que possa repetir essa atuação ao longo da temporada. Por tudo que fez ao automobilismo brasileiro e mundial ele merece.

Massa e Piquet

Piquet não conseguiu tirar nada do seu Renault e ficou pelo caminho com problemas, assim como Felipe Massa que após um princípio de recuperação voltou a ter problemas e abandonou. A outra Ferrari, a de Kimi também ficou pelo caminho, mas com a desclassificação de Rubinho, o azarado mais sortudo do mundo ficou com a oitava colocação e um pontinho. Outro destaque foi o francês Sebastian Bourdais, que fez uma bela corrida abandonando no final, mas ficando com a sétima colocação.


Acompahe abaixo o pódio, com narração de Galvão Bueno.


Um comentário:

Priscilla Bar disse...

E esse Fim de semana tem mais!!!
Q beleza!!!