sábado, 12 de setembro de 2009

Uma ode a Berola

No Campeonato Baiano de 2009, uma jovem revelação do time do Itabuna, da cidade de mesmo nome localizada ao sul do estado, chamou a atenção do torcedor do baiano. Mas não foi só o bom futebol do garoto Neto que deixou o torcedor de cabelo em pé. O seu sobrenome no mínimo estranho logo tornou-se alvo de boas piadas. Mas engana-se quem pensa que o garoto que vi num chuvoso (mais um!) 15 de maio em Pituaçu detonar a zaga do Bahia, é o único ser pelas bandas de cá com sobrenome, digamos, esquisito.

Após "twittadas" com o amigo Leonardo Macario, fã do sobrenome do itabunense, decidi listar outros atletas com nomes escalafobéticos que disputaram o Baianão 2009, 1ª e 2ª divisão, não sem antes tentar investigar de onde vem o Berola do garoto Neto. Por hora, o único registro encontrado na internet se refere à Confeitaria Berola, no Rio Grande do Sul. "A Confeitaria Berola surgiu a 20 anos em homenagem a doceira mais famosa de Pelotas, Sra. Berolina Luschke Bammann (conhecida como Dona Berola)" pelo visto não tem nada a ver com o garoto Sosthenes José Santos Salles (isso mesmo, Berola é na verdade SosthenesJosé - aqui pra nós, sou muito mais Berola!) . De qualquer forma, prometo que numa próxima ida ao CT Manuel Tanajura, onde se localiza o estádio do Barradão, tentarei obter diretamente do jogador tal informação.

Por fim, segue a esperada lista dos nomes mais estranhos que desfilaram pelos gramados baianos em 2009. Apreciem com moderação e por favor, não pensem em usar de forma alguma, nas futuras gerações:

André Cabeça
Arlisson
Sylvestre (Bahia de Feira)

Tom Baraúna
Gelvane
Glicério
Sadrak
Josa
Nildo Fofão
Wencley
Timbó
Caetité
Deon(Flu de Feira)

Borgel
Havengar
Berola (Itabuna)

Belo
Pena
Andinho
Mantena
Fransuele (Madre de Deus)

Juleone
Juá
Mucarbel
Bode
Mica
Tatu
Jack Jones (Vit.Conquista)

Kleuber (Camaçariense)

Fumaça (Guanambi)

Cuinha (Juazeiro)

Nenhum comentário: