quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma torcida que joga e que sonha....

O resultado do jogo de ida no Serra Dourado deixou o torcedor baiano com um sorriso no rosto. Ele mais do ninguém sabe do poder que tem o seu santuário. E poder da toca do leão mais uma vez foi fundamental. Quando os times entraram em campo, a torcida baiana deu um show promovendo o inferno vermelho e a cortina branca. De fato e de direito, tínhamos um caldeirão pronto para engolir o Dragão. O que se viu foi um Barradão belíssimo, lotado como deve ser a casa de um time grande e que sonha alto, sem medo de ser feliz. E nesse ritmo, o Vitória começou indo pra cima do Atlético que acuado tentava escapar nos contra-ataques.

O tempo passava e os gritos de "vamos ganhar nego" empurravam o time de Ricardo Silva que chegou ao gol aos 29 do primeiro tempo, com Uellinton de cabeça. Cinco minutos depois, Júnior, o artilheiro do time, mas que não marcava há 6 jogos. O Barradão fervia e o Atlético não conseguia reagir. O Vitória foi para o intervalo com a vaga e o sonho nas mãos.

Na volta para o segundo tempo, o Vitória voltou ainda pressionando em busca do terceiro gol. No entanto, o time de Geninho precisando do resultado acordou e as chances até apareceram. Foram pelo menos duas oportunidades claras de gol para o time de Góias.

O jogo ficou aberto e os goleiros Márcio e Viáfara começaram a aparecer bem. Mas 44, Marcão sozinho na pequena área perdeu uma grande chance de marcar o gol da classificação goiana, na sequência do lance, o Vitória emplacou um contra-ataque e Neto Berola driblou o goleiro fora da área e cruzou para Júnior com o gol aberto matar o jogo. E para coroar a festa, Viáfara cobrou o pênalti sofrido por Júnior e marcou o quarto. No entanto, foram preciso duas cobranças, já que na primeira cobrança com paradinha, o árbitro Heber Roberto Lopes equivocadamente mandou que o goleiro repetisse - ainda puniu o jogador com cartão amarelo, deixando o camisa 1 fora do primeiro jogo da final.

O fato é que 17 anos depois, o Vitória está de volta a uma decisão de campeonato nacional. É tempo de preparação, de acreditar que é possível. A parada para a Copa de certo modo quebra o clima do momento, mas se traz algum prejuízo, traz para os dois finalistas. Será preciso muita atenção, determinação e é claro futebol. O Vitória terá que mostrar que sabe jogar e de preferência anular o perigoso time travesso de Dorival Júnior. É fato que o time do Santos, que joga o melhor futebol do país na atualidade é na teoria superior ao Vitória, mas quando a bola rolar, velhos clichês futebolísticos estarão em campo, e sim, serão onze contra onze e nada mais. Os meninos da Vila tem talento de sobra, o Vitória tem um time guerreiro e que parece determinado, além de uma massa apaixonada que, acreditem, joga. A massa rubronegra muitas vezes criticada pela ausência parece que aprendeu a sua função, agora ela joga e sonha alto.

O Barradão será sem dúvida fundamental na busca do sonho do primeiro título nacional do rubronegro. É possível. Há 50 anos atrás, um feito parecido foi conquistado por um time baiano em circunstâncias parecidas. O Santos que encantava o país, foi parado pela "zebra" Bahia. É um outro momento, uma outra era, mas não há problema em lembrar o passado, em ser zebra. O futebol permite que a surpresa seja bem-vinda, por isso é bom acreditar e porque não pedir: 59 again!

Um comentário:

Ítalo Oliveira disse...

não custa sonhar né?
vou sonhar e aguardar essa grande final. vitória com estrela seria (será?) ROCKS! hahahaha