sábado, 24 de julho de 2010

A vez do Mano

"Que deixem Mano trabalhar. Que entendam suas necessidades, pedidos e características. E que Mano tenha o sucesso na missão de recuperar o prazer do torcedor em relação à Seleção. Esse é o seu maior desafio. A maior das missões. Reaproximar o povo da camisa amarela. Mano é capaz. Vai que é sua, cara!" Lédio Carmona

Após a negativa de Muricy Ramalho, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira partiu para o plano B e fez o convite ainda na noite de ontem (23), ao treinador do Corinthians, Mano Menezes. O gaúcho não se importou em ser a segunda opção - ou terceira, já que Felipão tinha a preferência - e disse sim à proposta.

Mano Menezes será o responsável por fazer a reformulação da equipe, que nas duas últimas Copas do Mundo, na Alemanha e na África do Sul, parou nas quartas de final. A apresentação oficial será na segunda-feira (26), às 16h, em um hotel na Zona Sul no Rio de Janeiro. No mesmo dia, Mano anunciará sua primeira convocação, já que o Brasil tem amistoso marcado para o dia 10 de agosto, contra os Estados Unidos, em Nova Jérsei.

O treinador se mostrou muito orgulhoso com a nova empreitada. “Chego para ser técnico da Seleção com muito orgulho. A maioria dos técnicos do Brasil gostaria de estar no meu lugar e isso dá ideia do quão importante é o cargo. Vim escrevendo uma trajetória e pensava em um dia chegar à Seleção Brasileira”, disse Mano.

Antônio Luiz Venker de Menezes tem 48 anos e começou a carreira de treinador em 1986, nas categorias de base do time do Gurani-RS. Depois, treinou a base do Caxias e do Internacional de Porto Alegre. Também fez estágio no Cruzeiro em 1997, com Paulo Autuori. Ganhou destaque em 2004, por sua boa campanha na Copa do Brasil, no comando do 15 de Novembro, chegando à semifinal e obtendo o 3º lugar.

Em 2004 assumiu o Grêmio e foi responsável por trazer o clube gaúcho novamente à Série A do Campeonato Brasileiro. Conquistou o bicampeonato estadual, levou o clube ao terceiro lugar do campeonato brasileiro de 2006 e à final de Libertadores de 2007. No ano seguinte assumiu o Corinthians que havia sido rebaixado para à segunda divisão. Não só ganhou a série B de 2008, como o Campeonato Paulista de forma invicta e a Copa do Brasil em 2009. Em 2010, Mano não conseguiu realizar o sonho corinthiano de conquistar a Libertadores no ano do centenário do clube, mas deixa o time paulista na segunda posição no campeonato brasileiro.

Nenhum comentário: