domingo, 11 de julho de 2010

O Futebol venceu: A Espanha e o bem que nos faz!

O futebol nem sempre é justo. Muitas vezes, aquele time que encanta, alegra e nos faz sonhar, sai de campo derrotado. Pouca importa a competição, e isso vale até para Copas do Mundo. Bem verdade que os vencedores, aqueles que ficam nos registros, não têm culpa alguma da tal injustiça. O que faz do futebol, ainda que não justo, algo adorável, apaixonante.

Alguns selecionados podem não ter levantado a taça, mas jamais sairão do imaginário de quem ama o futebol. A Hungria de Puskas, no Mundial de 54, a Holanda de Cruyff, em 74, e o Brasil de Telê em 82, podem não ter ganhado a Copa, mas certamente ganharam o respeito e a admiração da humanidade. Após a derrota para a Itália, na Copa do Mundo da Espanha, em 82, Zico disse que não era apenas o Brasil o único derrotado. “Perdeu o futebol”, disse o Galinho.

Após o apito final da prorrogação entre Espanha e Holanda, que decidiu a Copa do Mundo de 2010, o ídolo Paulo Roberto Falcão, que esteve em campo naquele 5 de julho de 82, hoje na posição de comentarista, lembrou a frase de Zico. Na entonação da voz de Falcão, era possível perceber a alegria de quem contribuiu, na prática, com a beleza do futebol. A magia derrotada em 82 estava de volta, guardadas as devidas proporções – individualmente o selecionado brasileiro é superior, mas o mérito espanhol é justamente o conjunto.
A esperança do futebol arte, da bola bem trabalhada, da espera do momento certo está outra vez na moda. Que bom! A Espanha campeã faz um bem danado a quem gosta do futebol arte, jogado com talento, mostrando aos aderentes do futebol pragmático e de resultados, que é possível, sim, vencer jogando bem. Defender-se é sim (também) uma arte, e a Inter de Milão, campeã de tudo o que disputou nesta temporada, provou isso, diante do encantador Barcelona, nas semifinais da Liga dos Campeões.

Mas, aquela derrota não tirou do Barça o seu brilho. Brilho que voltou a ser de vencedor através da Espanha, que teve entre os seus 11 titulares, 7 atletas do time Catalão. Encanta ver a Espanha jogar. O bem que ela nos faz não tem tamanho, mas ainda pode ser maior. Como disse Tostão, craque dentro e fora de campo, “que o futebol mundial siga o exemplo espanhol. É possível jogar bonito e vencer.”


Nenhum comentário: