sexta-feira, 4 de abril de 2008

Baianão 2008 - As quatro faces da Bahia

Após 22 rodadas e 132 jogos, oito times ficaram para trás. Quatro avançaram, e um deles vai erguer no dia 04 de maio o troféu de Campeão Baiano de 2008. Confira matérias especiais sobre os finalistas do Baianão.






Bahia - Uma camisa que joga

Forte mesmo longe de casa. Assim foi o Bahia nessa primeira fase do Campeonato Baiano. E quando se diz longe de casa, entenda por longe de sua torcida. O time que mais levou torcedores ao estádio no segundo semestre de 2007, começou 2008 sem uma casa definida. Escolheu o Armando Oliveira em Camaçari, depois mudou-se para o Alberto Oliveira, em Feira de Santana e antes do fim da primeira fase decidiu voltar a Camaçari, porém ainda voltará a Feira para a disputa de um dos Bavis da fase final. O Bahia foi o time mais regular da competição alcançando a marca de 50 pontos e tendo o trunfo de não ter perdido para nenhum dos outros três classificados. O tricolor venceu duas vezes tanto Conquista quanto Vitória, porém não conseguiu vencer o Itabuna. Foram dois empates. O time comandado por Paulo Comelli tem como principais destaques o goleiro Darci e o meia Elias.



Vitória da Conquista - A força do oeste

Um time grande. Assim foi o Vitória da Conquista durante a primeira fase. O time fez uma campanha irretecável, chegando aos 48 pontos, seis a frente do Vitória e apenas dois a menos que o líder Bahia. O time de Conquista conta com o apoio da torcida que vem lotando o estádio Lomanto Júnior, além da dupla de ataque Diogo e Tatu, que juntos marcaram 21 gols. O time conta com outros destaques como o meia Kléber e o lateral Rafael. Os comandados de Elias Borges, fizeram do Lomanto Júnior um verdadeiro caldeirão durante a primeira fase, lá venceu Vitória e Itabuna, adversários do quadrangular, apenas o Bahia conseguiu vencer o time verde e branco em seus domínios. Na minha opinião é o time mais preparado para ficar com a taça.





Vitória - Um Leão ferido mas não morto

O Vitória terminou 2007 da melhor forma possível, de bem com a torcida e garantido na série A do Campeonato Brasileiro, mas foi só começar 2008 para a coisa desandar. A campanha irregular custou a cabeça de Oswaldo Alvarez, o Vadão, que comandou o time no retorno à série A. O time somou 42 pontos e foi apenas terceiro na fase de classificação. A torcida não se mostra satisfeita e caberá a Wagner Mancini acertar o time na fase final. Contando com o talento de jogadores como Ramón, Jackson e Rodrigão, o time rubro negro promete embalar nesta fase final visando o Campeonato Brasileiro. Com o apoio da torcida e um time experiente, o Vitória promete lutar forte pelo bi-campeonato.


Itabuna - Um azarão azulino

Pouca gente confiava que a quarta vaga ficaria com o time de Itabuna. Porém os favoritos à vaga Atlético de Alagoinhas e Colo-Colo ficaram para trás e o time comandado por Ferreira, surgiu como um azarão e ficou com a vaga. Agora com tudo zerado, não há quem diga que o time itabunense é algum tipo de zebra, é sim uma realidade e com chances reais de conquistar o título. Contando com os gols de Jucá e Lei, o time tem como principal destaque o treinador Ferreira, que em 2006 conseguiu a façanha de se tornar campeão baiano dirigindo o Colo-Colo de Ilhéus. Outro importante fator deve ser o estádio Luiz Viana Filho. A apaixonada torcida itabunense promete lotar o estádio e empurrar o time.

Um comentário:

Daniel Frediani disse...

Definitivamente, o título está entre o Vitória (da Conquista) e o Bahia.
Os rubro negros estão ridiculos e são a minha maior aposta para a série B do brasileirão 2009. E o Itabuna vai sucumbir cedo...
Abraços Heric!