domingo, 28 de dezembro de 2008

Coité: Um São Paulo à baiana


A seleção de Conceição do Coité foi até a cidade de Cachoeira e não tomou conhecimento da seleção local, que contava com o apoio da torcida e venceu por 2 a 0. O jogo foi muito corrido com as duas equipes em busca da vitória já que com o empate no primeiro jogo, quem vencesse a partida, levaria a título. Com a conquista, Coité chega ao quarto título consecutivo da competição.

Um papa títulos que impõe respeito e coloca medo nos adversários. Se na série A do Brasileiro a busca é por um adversário que tire a coroa do tricolor, no Intermunicipal a procura é por quem desbanque Coité.

Disputado desde os meados da década de 40 e a partir de 1975 com a assinatura da Federação Baiana de Futebol, que resolveu transformar o antigo campeonato das cidades do interior, em uma
competição patrocinada e organizada, o Intermunicipal segue encantando os baianos.

A competição já revelou nomes como Jorge Campos, Washington, que depois brilhou no Fluminense, na década de 80. Além de Bobô e Charles, campeões brasileiros pelo Bahia, Aldair tetra-campeão do mundo pela seleção brasileira, e que foi homenageado neste ano pela FBF, que deu ao troféu de campeão o seu nome. Além de mais recentemente ter revelado o atacante Liedson, que hoje é jogador do Sporting de Portugal.

As meninas e muitos gols no Baianão feminino

Na primeira rodada da segunda fase do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, a maior força do estado, a equipe do São Francisco não mostrou piedade e goleou por incríveis 12 a 0 o Independente. Com a vitória o time sai na frente com três pontos e saldo de 12 neste segunda fase. 
O outro jogo do grupo 2, envolveu dois rubro negros, Vitória e Flamengo, e quem levou a melhor foi o experiente time flamenguista. Sequer a artilheira Larissa do Vitória foi suficiente para deter o ímpeto das oponentes, que golearam por 4 a 0 o até então invicto time das meninas do Barradão. 

Pelo grupo 1, a liderança é do Galícia que venceu o Fluminense de Feira por 3 a 1, no Parque Santiago, enquanto na seqüência surgem Bahia e Lusaca de Dias D'ávila que empataram em 1 a 1, no Fazendão. 

No próximo final de semana a segunda rodada colocará frente a frente Vitória e São Francisco no Barradão, além de Independente e Flamengo, Fluminense e Bahia e Lusaca e Galícia.

Vitória libera Marcelo Cordeiro que deve seguir para o Inter

Após semanas de especulações, o vice presidente executivo de futebol, Jorge Sampaio confirmou que o lateral esquerdo Marcelo Cordeiro não jogará mais pelo Vitória. A rescisão do contrato deverá ser assinada nesta segunda-feira (29/12). De acordo com Jorge Sampaio, a empresa que detém 60% do passe do atleta, readquiriu o restante do passe do jogador junto ao time da Toca do Leão e com isso, Cordeiro deve mesmo seguir para o Internacional de Porto Alegre. 

O time rubro negro deve anunciar ainda nesta semana o nome de alguns reforços para a temporada 2009. O nome do atacante Nadson que surgiu como reforço certo já não tem tanta força já que Bahia e Vasco entraram no “leilão” pelo jogador, mas a diretoria promete fazer força para repatriar o artilheiro

Chances de Salvador aumentam: Fifa diz que Copa de 2014 terá 12 sedes


O Comitê Executivo da Fifa, que esteve reunido nos dias 19 e 20 deste mês em Tóquio, no Japão, aceitou o pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o número de cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. As informações foram divulgadas pelo Jornal O Globo.

Caso esta decisão seja mesmo oficializada, crescem as chances de Salvador se tornar uma das sedes do campeonato mundial de futebol em 2014. A intenção inicial da Fifa era de que a Copa tivesse apenas 10 sedes.

Cinco cidades despontam como já garantidas como sede, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, PortoAlegre e Brasília. Já o nordeste receberia jogos em três cidades, hoje existem cinco concorrentes, Recife, Salvador e Fortaleza, que carregam o favoritismo, além de Natal e Maceió. As outras três vagas ficariam com Curitiba, Goiânia ou Florianópolis, e uma cidade da região do Pantanal.

Três representantes da Fifa, membros da comissão avaliadora das sedes, chegam ao Brasil no 30 de janeiro, para vistoriar as candidatas, analisando aspectos como estádios, infra-estrutura, aeroportos, entre outros. A vistoria vai até o dia 7 de fevereiro. O anúncio dos nome das sedes deve acontecer no mês de março. Salvador tentará conseguir o feito competindo com o projeto da nova Fonte Nova, que já foi apresentada pelo governo do estado.

Bahia e Vasco entram na briga por Nadson

Após especulações de que poderia acertar seu retorno ao Vitória nos próximos dias, a novela Nadson acaba de ganhar novos capítulos. O empresário do jogador, Antônio Gustavo Amorim, o Guga, disse ter recebido uma “proposta muito interessante” vinda do Vasco da Gama. Porém não será o clube carioca o único a tentar impedir o retorno do ex-artilheiro rubro negro ao Barradão. 


Guga afirmou que foi procurado pelo diretor de futebol do Bahia, Paulo Carneiro, que era presidente doVitória na época em que Nadson foi revelado. Segundo o empresário do atleta, ele teria recebido diversas ligações de Carneiro nos últimos dias. O diretor de futebol tricolor segue em viagem pela Europa, de onde deve retornar nos primeiros dias de janeiro. 

Guga afirmou ainda que é provável que nos próximos dias o jogador tenha seu futuro definido, ou seja, caso não sejam feitas novas propostas, um dos três clubes irá contar com o futebol de “Nadgol” para a temporada de 2009

sábado, 27 de dezembro de 2008

Decisão do Intermunicipal terá arbitragem de Série A

Decisão do Intermunicipal terá arbitragem de Série AA grande final do Campeonato Intermunicipal de Futebol Amador vai acontecer neste domingo (28/12) na cidade de Cachoeira, envolvendo a seleção local e a de Conceição do Coité. O jogo que começa às 15h, no horário da Bahia, terá no comando uma arbitragem de peso. O juiz central será o aspirante à FIFA, Jailson Macedo Costa, que será auxiliado pelo assistente FIFA, Alessandro Álvaro Rocha Matos e Kleber Moradillo da Silva.

Na primeira partida da final no último domingo (21/12), Conceição do Coité e Cachoeira empataram em 0 a 0, jogando na cidade de Coité. Para esta segunda partida, a vantagem é da seleção de Cachoeira, mas apenas pelo mando de campo, já que um novo empate leva a decisão para os pênaltis. Quem vencer a partida leva o título de campeão Intermunicipal do ano de 2008.

Meninas também em ação...

O Campeonato baiano de futebol feminino de futebol prossegue neste final de semana com a realização das quartas de finais. Oito times estarão na disputa por quatro vagas nas semi finais. As disputas serão feitas apenas com jogos no sistema de ida. O time do Vitória, uma das sensações do campeonato com a artilheira Larissa, que já tem seis gols, defenderá a invencibilidade no campeonato diante do tradicional time do Flamengo de Feira de Santana, no Estádio Alberto Oliveira. 

Os jogos acontecem nos dias 28 de dezembro, entre Flamengo e Vitória, e São Francisco contra o Independente, em São Francisco do Conde. Já no Fazendão, Bahia e Lusca se enfrentam, além de Galícia e Fluminense, no Parque Santiago.

domingo, 21 de dezembro de 2008

The world is red!

Na decisão do Mundial de Clubes da Fifa em Yokohoma, o Manchester United bateu a LDU por 1 a 0 e tornou-se bicampeão mundial. No primeiro tempo o  time inglês parou nas mãos do goleiro equatoriano Cevallos, com grandes defesas. 
No segundo tempo veio o gol do título com Rooney, eleito o melhor jogador da competição, após jogada de Cristiano Ronaldo.  A LDU não teve forças para empatar. Deu a lógica, a lei da selva. Deu o mais forte. Nove anos depois os Diabos Vermelhos voltam a colorir o mundo, o deixando rubro, não de vergonha, mas de felicidade.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Cenas que achamos que nunca iríamos ver

Paulo Carneiro, ex-presidente do Vitória assume a diretoria de futebol do maior rival, o Bahia, e chega enrolado no manto vermelho, azul e branco.


Foto: Éder Ferrari

A fauna tricolor

Agora é oficial. Paulo Carneiro, ex-presidente do Esporte Clube Vitória foi efetivado nesta terça-feira, pelo presidente Marcelo Guimarães Filho, como diretor de futebol do Esporte Clube Bahia. Paulo foi um dos maiores responsáveis pela atual estruturação do Vitória. O novo diretor de futebol tricolor assumiu o rubro negro em 1989. Naquela época, o Vitória tinha o mesmo número de títulos estaduais que o Ypiranga, clube que havia sido campeão pela última vez em 1951.Paulo comandou o Vitória na conquista de 12 campeonatos baianos em 16 disputados. Além estar à frente no clube na construção do Barradão e do Centro de Treinamento Maneca Tanajura. Paulo vai gerir o futebol do tricolor pelos próximos três anos. Além dele quem também chega ao tricolor é um velho conhecido, Newton Motta, que já tem duas passagens pelo clube, uma entre 1983 e 1991, onde formou uma boa base de jovens tricolores, sendo levado em seguida para o Barradão, pelo mesmo Paulo Carneiro. Motta levou vários tricolores para o Barradão e se tornou ao lado de Paulo um dos principais responsáveis pelo fortalecimento do Vitória. Já na segunda passagem pelo tricolor, entre 2006 e 2007, Motta foi diretor de futebol e não alcançou o mesmo sucesso, deixando o clube rapidamente.
Para o comando técnico, foi anunciado o nome de Alexandre Gallo, de 41 anos. O técnico é mais um dos nomes da nova geração de treinadores do futebol brasileiro e assume o Bahia após trabalhar como auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira no Corinthians, em 2002 e de Dario Pereyra no Grêmio em 2003. Sua primeira experiência como treinador foi em 2004 quando comandou o Vila Nova de Minas Gerais, em seguida Gallo passou por Portuguesa, Santos, FC Tokyo do Japão, Sport, Internacional, Figueirense e Atlético Mineiro, clube que dirigiu no último campeonato brasileiro.

O auxiliar técnico será Maurício Coppertino, o preparador de goleiros Ricardo Palmeiras e o preparador físico Valmir Cruz. A nova comissão técnica deve desembarcar em Salvador nesta quarta-feira (16/12).

Não dá pra torcer contra, não dá pra pedir que o torcedor deixe de ir a Pituaçu apoiar o time, mas não dá pra não olhar torto. Afinal é bom desconfiar e ser desconfiado. A faúna está armada e o circo também.

Um Vitória pra chamar de meu

Agora mais do que nunca o torcedor do Vitória pode dizer que tem um time pra chamar de seu. O clube readquiriu as ações junto aos argentinos do Exxel Group e com isso, o Vitória S/A deixa de existir. Agora o clube volta a ser um só. O Esporte Clube Vitória. Foi criada uma nova função no clube, a vice-presidência Executiva de Futebol. A função será desempenhada pelo ex-presidente do S/A, Jorge Sampaio.

Com isso o mandatário do Barradão agora é apenas Alexi Portela. A parceria do S/A com o ECVitória sob o comando dos dois, trouxe o rubro negro de volta a Primeira divisão - sem esquecer que eles assumiram com o time na Terceira. Mas não se pode negar que com Alexi Portela como comandante fica a certeza de que o futebol rubro negro terá muito mais declarações de dirigente torcedor do que de torcedor dirigente.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

E agora? Abandonar o barco ou apoiar sem deixar de cobrar?

Foi muito mais fácil do que se esperava. Se nas eleições de 2005, o candidato de oposição, Fernando Jorge conseguiu mais de 50 votos, neste ano ele não chegou a marca dos dez. Desta forma, deu a lógica.

O deputado federa
l Marcelo Guimarães Filho foi eleito na tarde de hoje (11/12) presidente do Esporte Clube Bahia. Marcelo foi eleito com 193 votos, enquanto o candidato de oposição Fernando Jorge, recebeu sete e o candidato Rui Cordeiro, um.

Concorreram ao cargo de presidente nove candidatos: Marcelo Guimarães Filho, Fernando Jorge Carneiro, Rui Cordeiro, Jorge Maia, Emanuel Vieira, Ivan Carvalho, Alexandre Teixeira, Mário Silva e Robson Rafael. Sendo que apenas Marcelo, Rui e Fernando eram mesmo candidatos, uma vez que os outros nomes foram inscritos apenas como forma de protesto da oposição. A expectativa agora é para o anúncio da equipe que irá trabalhar ao lado de Marcelo Filho a frente do tricolor. O presidente eleito já confirmou que o ex-presidente do Vitória Paulo Carneiro deverá fazer parte da equipe. O anúncio da equipe, do novo treinador e dos primeiros reforços deverá ser feito na próxima segunda-feira (15/12).E o torcedor que foi às ruas protestar contra o nome de Marcelo, como agirá? Deixará de frequentar o estádio e apoiar o time? Ou continuará a massa apaixonada de outrora? E as mudanças em direção à democracia serão feitas pelo novo presidente e pelo novo conselho? As respostas teremos a partir de 21 de janeiro. Bahia e Madre de Deus em Pituaçu será o cartão de boas vindas para 2009.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O HEXA do TRIcolor






Seis Vezes o Tri Tricolor do Morumbi

O dia em que a Cruz trincou ou "Sofrimento Misto"

E ainda vão me dizer que o tal destino não existe. Sim, existe. Nasci em uma família de vascaínos na Bahia, me tornei mais um deles. Mas foi assistindo ao Bahia na Fonte Nova foi que aprendi a gostar do futebol. Do abraço do desconhecido em cada gol e assim por diante. Cresci misto. Com as cores do tricolor da boa terra no peito, bem ao lado da cruz de malta. 
E assim quis o tal destino que o Vasco chegasse na última rodada dependendo de uma combinação de resultados, desde que vencesse o Vitória. Vitória que aprendi a considerar o maior rival. Vitória de tantos BaVis. Vitória que sempre esteve para mim do outro lado do estádio. Mas que este ano, como um setorista não oficial, pude acompanhar de perto e torcer pelo sucesso do único representante do meu estado na série A. Mas não havia como negar que se o rebaixamento já seria doloroso, ser diante do Vitória então. 

E assim foi. Doeu. Machucou. Mas ouvir o grito da torcida após o apito final de "Vasco da Gama", ouvir o hino e o velho "Ah, é Edmundo" foi o suficiente para respirar fundo, olhar a cruz que só o vascaíno tem e perceber que ela estava apenas trincada. Nada que um ano novo não coloque em dia. E ai aparece o tal do destino. Quis ele que tanto o Vasco quanto o Bahia passassem os últimos anos sob a tutela de "pseudos-donos". O Bahia que tem eleições na próxima quinta (11/12) parece que tão cedo não se livrará dos "senhores de engenho", já o Vasco justo no ano em que quebrou as amarras e foi entregue ao ser que mais alegrias nos deu vestindo o manto cruzmaltino, mas quis o tal destino que fosse ele a capitanear a nau em seu pior momento. Mas o torcedor não esqueceu de quem passou e deixou a arapuca preparada. Deu orgulho da cruz de malta ouvir São Januário em coro dizer de quem era a culpa.
Mas é certo que não é o momento para acharmos culpados, apenas de encararmos o destino e seguirmos com a nau por mares dantes navegados. Uma dura jornada nos espera. Para o torcedor de coração misto, agora mais "de segunda" do que nunca, emoção em dose dupla, sempre às terças, sextas e sábados. O gigante foi ferido, chorou. Mas sua cruz, o seu batismo, tratou-lhe de apontar a direção. Que comece a navegação. Que recomece a batalha. A caravela voltará a aportar onde jamais deveria ter saído.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ta Colorado! Tá tudo Colorado

O horário louco da vida de estagiário de jornalismo até tentou me excluir da festa final me prendendo na redação até o começo do jogo. Mas ai tive que escolher entre seguir o jogo e correr o risco de não chegar em casa com o escasso números de ônibus da noite soteropolitana, ou perder parte do jogo. Segunda opção escolhida e lá estava eu tentando sintonizar uma rádio que transmitisse o jogo em Salvador no mp4 e nada.

 Chegando em casa, computador já ligado, um f5 antes de correr pra sala e o placar ainda era zero a zero. Mas quando enfim sentei-me no sofá, o placar já era outro. O jogo já caminhava para os 30 do segundo tempo e o time argentino vencia por 1 a 0. E ai o nervosismo marca presença.

Em determinado momento bate aquele vento de razão que me questiona o porquê de tanto nervosismo se até outro dia eu simpatizava muita mais com o Grêmio do que com o Inter? O Grêmio de Felipão, Dinho, Paulo Nunese Darnlei foi o que eu aprendi a admirar. O Imortal. Mas depois como “estudioso” do esporte passei a pesquisar sobre certos clubes e jogadores e me encantei pela história do clube que tem como um dos grandes ídolos um tal de Valdomiro, que sabia marcar gols como ninguém. Ainda Figueroa e Falcão. E o melhor uma torcida que se orgulha de ser a do “Planeta dos Macacos” e um mascote que é a cara do Brasil. Era por este time que a mais de 3mil km de distância que eu torcia.



E assim, solitário no sofá de casa sofri como um colorado que não era, mas assim como a maior parte do Brasil, fora os gremistas é claro, dando forças ao time do Beira Rio. Sofrendo com as defesas fantásticas do goleiro argentino, como no chute de Bolívar, no primeiro tempo da prorrogação. Mas eis que vem o gol, chorado, suado! Não dava pra gritar! Mas a vibração foi impossível de conter. Afinal a alegria não estava só no Beira Rio, e muito menos na sala de uma casa em Salvador. A alegria agora era colorada, ou seja, do tamanho da América. Um continente tingido de vermelho (de novo!).   

Arrepiante, como ouvir o canto colorado antes da bola rolar no Gigante da Beira Rio


"Inter, estaremos contigo.
Tu és minha paixão.
Não importa o que digam
Sempre levarei comigo:

minha camisa vermelha
e a cachaça na mão!
O gigante me espera
para começar a festa!

xalaialaiaa ...
xalaialaiaa ...
xalaialaiaa ...

VOCÊ ME DEIXA DOIDÃO.

xalaialaiaa ...
xalaialaiaa ...
xalaialaiaa ...

INTER DO MEU CORAÇÃO."

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Agora é oficial

O deputado federal Marcelo Guimarães Filho oficializou no dia de hoje (01/12) a sua candidatura à presidência do Esporte Clube Bahia. Ele terá como companheiro de chapa o empresário Gilberto Barros, que será candidato a vice. A dupla concorrerá com a chapa de nome “Renovação Tricolor” deixando claro a intenção do candidato de desvincular sua candidatura das últimas diretorias tricolores. 

O candidato disse que é a favor do estabelecimento de eleições diretas no clube a partir de 2011 e apresentou propostas para as áreas Institucional, Patrimonial, Futebol, Jurídica, Administrativa e de Marketing e estabeleceu como principal objetivo do clube o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro em 2009. 

A diretoria do clube divulgou também no dia de hoje o edital onde convoca os conselheiros para as eleições presidenciais do clube no dia 11 de dezembro.

Nos próximos dias é provável que os sócios Rui Cordeiro e Fernando Jorge também apresentem as suas candidaturas.

"Eu quero votar pra presidente"


A torcida do Bahia fez nesta sexta-feira (29/11) uma manifestação pelo Centro de Salvador contra a atual diretoria do clube e contra a candidatura do deputado federal Marcelo Guimarães Filho à presidência do clube. A passeata saiu do Largo do Campo Grande em direção à Praça da Sé. 
De acordo com os organizadores da manifestação, 10 mil torcedores compõem o movimento.Ainda durante a concentração de torcedores, representantes da Associação Bahia Livre (ABL), Unidade Tricolor e Revolução Tricolor, grupos que lideram o movimento decidiram abrir espaço para a solidariedade e aderiram à campanha de doação de alimentos e roupas para as vítimas das chuvas em Santa Catarina. 

O mini trio que comandou o protesto recebeu várias doações e ao longo do trajeto os manifestantes foram recebendo mais doações e apoio do povo que nas sacadas dos prédios e na frente das lojas acenavam para os torcedores. 

Durante a passeata alguns manifestantes ligaram diretamente a candidatura de Marcelo Guimarães Filho ao PMDB, e protestaram com palavras de ordem contra o partido do ministro Geddel. 
O único incidente registrado durante a passeata foi registrado ainda no começo da manifestação, quando um grupo de torcedores com usando uniformes da Torcida Organizada Bamor ameaçaram invadir um bar localizado nas proximidades do Campo Grande, que ostentava nas paredes fotografias do Vitória. O principio de confusão foi abortado pelos demais torcedores, que deixando a rivalidade de lado passaram a cantar apenas músicas de incentivo ao tricolor.
 
Os gritos de "Bahia minha vida, Bahia meu orgulho, Bahia meu amor" ecoaram pelas ruas do Centro da capital da baiana em forma de revolta e impaciência.