sábado, 19 de dezembro de 2009

A vez de Ricardo Coração de Leão

Diferente da história inglesa, não foi com a ajuda de Robin Hood que Ricardo voltou ao poder na Toca do Leão. No entanto, assim como na história do heroi que tira dos ricos para dar aos pobres, Ricardo, o Silva e não o Coração de Leão, volta com a aclamação popular. Ricardo é querido pela maioria dos jogadores, visto pela imprensa com bons olhos e o melhor, é um nome com a aprovação da torcida.
Ricardo Neto da Silva nasceu em Rio Branco, Minas Gerais, tem 48 anos e é professor de educação física, formado pela Universidade Católica de Salvador. Ele já treinou as categorias de base do Vitória e do Bahia, além de ter treinado também em solo baiano, Camaçari e Fluminense de Feira. O técnico também auxiliou nomes consagrados do futebol, como Evaristo de Macedo, Joel Santana, Toninho Cerezo, Hélio dos Anjos, Mário Sérgio, Abel Braga, entre outros.

Ricardo chegou ao Vitória em 18 de abril de 2008, com função de assistir aos jogos dos adversários rubro-negros e preparar relatórios para os técnicos. De olheiro foi promovido a auxiliar técnico, e chegou a assumir o time interinamente em três ocasiões nesta temporada.
Na primeira entre 14 e 18 de fevereiro assumiu o time após a saída de Mancini para o Santos, disputou dois jogos e venceu os dois. Com a chegada de Mauro Fernandes, voltou ao cargo de auxiliar, mas com a demissão do então treinador, foi novamente requisitado para assumir o time. Nesse período, entre 26 de março e 13 de abril, Ricardo acertou o time e conseguiu cinco vitórias seguidas, quatro pelo Baiano e uma pela Copa do Brasil, a única derrota foi no último jogo comandando o time, que classificado por antecedência, jogou com a equipe reserva. Então Ricardo deixou o comando do time, apesar do grande apelo da torcida e da imprensa para que continuasse, dando lugar a Paulo César Carpegianni, que dirigiu o time nas quatro partidas finais e conquistou o título, cuja importância de Ricardo foi destacada por todos, inclusive por PCC. E a última vez que Ricardo esteve a frente do time de Canabrava foi entre os dias 10 e 13 de agosto, pela Copa Sul-Americana, entre a saída de Carpegianni e o retorno de Mancini, mais uma vez Ricardo saiu de campo com um triunfo.

Como jogador, ele atuou de centroavante, começando a carreira no Botafogo do Rio. Passou depois pelo Fluminense de Feira de Santana, Atlético Mineiro, Portimonense de Portugal, ABC de Natal e encerrou a carreira no Leônico, clube da capital baiana.O fato é que Ricardo tem agora a grande chance da vida, principalmente após a contratação de Renato Gaúcho pelo Bahia, trazendo visibilidade ao estadual. Com a verba reduzida para 2010 - estima-se que o clube não pretende gastar mais de R 400 mil/mês durante o estadual, creio que a opção de Ricardo foi acertada, vale lembrar que diferente do Bahia, a quem tanto se cobra uma chance aos "senhores desta terra", o Vitória costuma dar chances a profissionais que conseguem relativo sucesso em clubes do interior. O rubro negro já se deu bem em várias contratações de jogadores que se destacaram no estadual em clubes, o último exemplo, o bom Neto Berola. Mas o Vitória já foi mais além, dando vez a técnicos da casa. O campeão baiano de 2006, pelo Colo-Colo de Ilhéus, Ferreira, já teve a oportunidade de comandar o atual tri-campeão baiano. A Ricardo, o desejo de sucesso e que a nova leva de interinos promovidos possa ter nele mais um bom nome.

Se a diretoria não precisou deixar Salvador para buscar o técnico, foi até Porto Alegre trazer o novo superintendente de futebol, Mauro Galvão. Dentro dos campos, um zagueiraço, tetra campeão brasileiro, de passagem marcante e inesquecível por Vasco, Inter, Bangu, Botafogo, Grêmio e seleção brasileira, disputando inclusive a Copa de 90. Mas a experiência fora dos campos de Galvão ainda é curta, fez parte da comissão técnica do Vasco, como treinador de zagueiros em 2003, no ano seguinte foi técnico do Botafogo e em 2005 do Naútico por seis meses. Em janeiro deste ano, foi apresentado como diretor-executivo de futebol do Grêmio, substituindo Rodrigo Caetano, que foi para o Vasco. No entanto, foi demitido no decorrer da temporada e agora assume o Vitória. Que a parceria com Ricardo Silva, traga ao clube bons frutos. A gana demonstrada pelo Bahia em vencer o estadual deve contribuir para que Ricardo e Galvão preparem um Vitória forte e competitivo, por hora é aguardar.

Nenhum comentário: