domingo, 18 de abril de 2010

Apesar do sufoco, deu a lógica

Após empatarem no domingo passado jogando fora de casa, Bahia e Vitória chegaram neste domingo como francos favoritos diante do Bahia de Feira e do Camaçari, respectivamente, nas semifinais do campeonato baiano. No entanto, a anunciada superioridade não apareceu em Pituaçu e muito menos no Barradão. Bahia e Vitória conseguiram a classificação para as finais sem que vencessem nenhuma das duas partidas da semifinal.

O Bahia de Renato Gaúcho novamente não fez uma boa apresentação, ainda assim já são 15 jogos de invencibilidade no estadual. O time do interior também não repetiu as boas atuações que chegaram a creditá-lo com candidato ao título. O Bahia da capital criou algumas oportunidades com Mendes e Edilson, mas foi o zagueiro Vagner que aos 30 do primeiro tempo marcou o gol. Precisando da vitória, o time do interior se lançou ao ataque e o goleiro Fernando apareceu em algumas oportunidades salvando o Bahia, diante dos 12.120 torcedores que foram ao estádio de Pituaçu. No segundo tempo, pouco mudou, no entanto o Bahia de Feira conseguiu um pênalti aos 47, último minuto do jogo. João Neto, com categoria, empatou. O gol sofrido terminou sendo sentido minutos depois, após o fim do jogo do Vitória, que também empatou a sua partida. Caso o Bahia tivesse conquistado os três pontos jogaria com a vantagem de dois resultados iguais nas finais.

Já o Vitória, que na quinta-feira goleou o Goiás por 4 a 0, pela Copa do Brasil, surpreendentemente passou muito sufoco diante do Camaçari no Barradão. O time que foi a campo neste domingo, pouco lembrou o Vitória vibrante e que soube imprimir o seu ritmo durante o segundo tempo arrasador contra o Goiás. Nervoso em muitos momentos, o rubronegro assistiu a um Camaçari que veio a Salvador disposto a fazer história. O Camaçari criou boas chances com Jarbas e Sylvestre, mas quando o Vitória pareceu ter acordado para o jogo e passou a levar perigo ao gol do experiente Marcelo, sofreu o gol. Após cruzamento na área, Murilo desviou para as redes colocando o Camaçari em vantagem.

No segundo tempo, o Vitória voltou disposto a empatar logo nos primeiros minutos, mas começou a esbarrar na boa atuação do goleiro Marcelo. Júnior, Ramon e Neto Berola criaram grandes chances, mas pararam no veterano goleiro. O jogo entrava na reta final e o drama do Vitória deixava incrédulos os 11.710 rubronegros presentes no Barradão, até que Renato Ribeiro chutou de longe e Marcelo rebateu para o meio da área, na sua única, porém crucial falha. O artilheiro Júnior só teve o trabalho de empurrar para as redes, empatando o jogo e fazendo o Barradão explodir de alegria e alívio.

Assim, no sufoco a dupla BaVi chega a mais uma decisão. O Vitória, que venceu sete dos últimos oito estaduais, parte para a conquista do segundo tetracampeonato de sua história comandado pelo Rei do Barradão, Ramon Menezes e pelo treinador Ricardo Silva que tenta aproveitar a grande chance da carreira. Já o Bahia, de Renato e Gaúcho e Edilson, que desde 2001 não vence o estadual, tenta fazer da conquista um novo pacto com sua apaixonada torcida para chegar fortalecido à disputa da série B. A primeira batalha é no próximo domingo em Pituaçu. Muita história e rivalidade em disputa. Agora sim, vai começar a emoção.

Nenhum comentário: