domingo, 25 de abril de 2010

Pintou o tetra!


Um velho clichê futebolístico avisa: “um detalhe pode fazer a diferença. Pois foi assim no primeiro BaVi decisivo do Baianão 2009. Jogo equilibrado, tenso, com poucas chances de gol, mas quem teve e soube aproveitar saiu de campo com os três pontos e no caso, com um tetracampeonato encaminhado. Uma chance clara de gol para o Bahia, Ávine chutou e Viáfara fez uma bela defesa. Chance de gol para o Vitória, com Júnior, resultado: bola na rede. Vitória 1x0. O detalhe é que se a chance de gol tricolor não caiu nos pés de um dos seus artilheiros, no caso do Leão, a bola caiu justamente no pé quem conhece bem o caminho, Júnior, o atacante que chegou no começo do ano para um período de testes, colocou Swhenck no banco e se tornou um dos principais nomes do elenco rubronegro na temporada.

O primeiro tempo do clássico foi abaixo do esperado, poucas chances de gol e poucas jogadas de qualidade. Ramon e Fernando não conseguiam abastecer a Júnior e o Vitória não levava tanto perigo ao gol tricolor, assim como o Edilson e Mendes não assustavam Viáfara. As únicas chances apareceram na bola parada. Fernando cobrando falta obrigou o Fernando goleiro tricolor a fazer uma bela defesa, enquanto Rogerinho também cobrando falta levou perigo ao gol de Viáfara.

No segundo tempo, o Vitória começou melhor, mas o domínio não foi necessário para colocar o time do treinador Ricardo Silva em vantagem. O Bahia teve uma grande chance com Ávine, o lateral que completou hoje 150 jogos com a camisa tricolor, recebeu na entrada área, driblou o zagueiro e bateu forte, Viáfara fez uma grande defesa e salvou o Vitória. No entanto, quando o placar parecia caminhar para um 0 a 0, Júnior recebeu de Elkson na entrada da área, fez o giro e soltou a bomba sem chances para Fernando. Alegria para os mais de quatro mil rubronegros que foram à Pituaçu empurrar o Leão, que manteve o resultado apesar da pressão final do tricolor e joga no próximo domingo podendo perder até por um gol de diferença para garantir o segundo tetracampeonato de sua história. O Bahia que não perde no Barradão desde 2006 ainda chega vivo à decisão, no entanto o retrospecto do Vitória em 2010, dentro de casa, é digno de deixar o mais pessimista torcedor rubronegro com um sorriso no rosto. Um outro clichê futebolístico diz que “clássico é clássico”, mas quando o assunto é decisão, a hegemonia rubronegra na Bahia parece não ter fim.

Nenhum comentário: