quinta-feira, 3 de maio de 2007

Regresso ao passado - A vingança de Istambul


Steven Gerrard foi o capitão do Liverpool em 2005



Steven Gerrard e Kaká prometem ser as principais figuras em Atenas



Quando Liverpool FC e AC Milan se defrontarem em Atenas, a 23 de Maio, será a quinta vez que os mesmos clubes se reencontram na final da UEFA Champions League.

Memórias de Istambul
Na final de 2005, o Liverpool, acabado de afastar o Chelsea FC no desempate por grandes penalidades, bateu o Milan, que eliminara o Manchester United FC na outra meia-final. Nessa noite inesquecível de Istambul, os “reds” perdiam por 3-0 ao intervalo, mas conseguiram dar a volta e vencer a quinta Taça dos Campeões no desempate por penalties. Caso consigam bater de novo os italianos no Estádio Olímpico, daqui a três semanas, os ingleses juntar-se-ão aos "rossoneri" no lote das equipas que ganharam o troféu em seis ocasiões.

Imitar Di Stéfano
O Real Madrid CF continua na frente quanto a conquistas, com nove vitórias, duas delas diante do Stade de Reims Champagne logo na primeira final, disputada em Paris, no ano de 1956, e três anos depois, em Estugarda. Nesses encontros, Alfredo Di Stéfano tornou-se no único jogador a marcar ao mesmo clube em duas finais, feito que apenas pode ser igualado em Atenas pelo capitão do Milan, Paolo Maldini, ou pelos médios Steven Gerrard e Xabi Alonso, do Liverpool.

Tal pai tal filho
O pai de Maldini, Cesare, fez parte da equipa do Milan que bateu em Wembley o Benfica, por 2-1, em 1963, enquanto Paolo ajudou os italianos a bater os "encarnados" por 1-0 quando as duas equipas se reencontraram em Viena, no ano de 1990. O defesa-central, agora com 38 anos, também alinhou na derrota (1-0) de 1995, frente ao AFC Ajax, com o clube holandês a corrigir o desaire (4-1) averbado contra o Milan em Madrid, em 1969. Os outros dois emblemas que se encontraram em mais do que uma final foram AFC Ajax e Juventus. Os holandeses ganharam a final de 1973, por 1-0, em Belgrado, tendo os "bianconeri" levado a melhor em Roma, em 1996, com 4-2 no desempate por grandes penalidades depois do empate (1-1) no final do tempo regulamentar.

Texto e Fotos: Uefa: http://pt.uefa.com/competitions/ucl/news/kind=1/newsid=534443.html

Nenhum comentário: