quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O "causo" agora é eleitoral

A noite desta segunda-feira (17/11) ficará marcada como a que definiu os rumos do Esporte Clube Bahia nos próximos anos. Marcelo Guimarães Filho será o nome do grupo da situação, o que dirige atualmente o clube, no processo de sucessão presidencial do Tricolor de Aço. Apesar da possibilidade de um consenso para o nome do atual presidente da Empresa Baiana de Alimentos, Reub Celestino, que ganhou apoio de grande parte da torcida tricolor, o deputado federal Marcelo Guimarães Filho confirmou que será candidato e dentro do atual quadro político do clube, deverá se eleger o próximo presidente da instituição sem maiores dificuldades.

O deputado que chegou a afirmar semanas atrás que não seria candidato, foi procurado nesta segunda-feira por um grupo de 20 conselheiros do clube que levaram a ele o apoio para que saísse como candidato. Durante a noite desta segunda, o deputado entrou no ar em várias resenhas esportivas de diferentes emissoras de rádio da capital baiana para confirmar que seu nome havia sido referendado pelo grupo de conselheiros e que por isso se via capaz de assumir o Esporte Clube Bahia. “Essa idéia me fascina. Quero mudar o modelo de gestão e contratar executivos” disse Marcelo, já se pronunciando como futuro presidente. Marcelo Guimarães Filho, tem 32 anos, é deputado federal no segundo mandato e filho do antecessor de Petrônio Barradas na presidência do clube, Marcelo Guimarães.

Após anúncio do deputado, Reub Celestino retira candidatura

Após o anúncio do deputado federal, outros “envolvidos” na sucessão do tricolor passaram a se manifestar, entre eles o ministro Geddel Vieira Lima, que chegou a ser apontado como possível apoiador da candidatura de Marcelo Guimarães Filho. Entrevistado pelo apresentador Zé Eduardo, o ministro disse que não apóia nome algum para a sucessão e que não existe nenhum tipo de disputa entre o PT, do governador Jaques Wagner, que foi um dos mentores da candidatura de Reub Celestino, e o PMDB, partido a que pertence assim como o deputado Marcelo Guimarães Filho. “Não existe essa disputa, até porque Reub, esta na Ebal por indicação nossa. Existem divergências entre PT e PMDB, mas não neste campo” declarou o ministro.

O candidato da oposição Fernando Jorge, que abriria mão da candidatura caso Reub aceitasse disputar a eleição, criticou a escolha do deputado, e disse que Marcelo representará o “continuísmo” dentro do clube. Já o presidente da Ebal, Reub Celestino, confirmou que diante das circunstâncias retira a sua candidatura, já que entre as suas reivindicações para assumir o clube, estava a de ser candidato único. Reub chegou a ligar para um dos integrantes de um dos movimentos de sócios/torcedores agradecendo o apoio a seu nome, mas retirando a sua candidatura. Devido ao grande número de conselheiros ligados ao atual grupo que controla o clube, Marcelo Guimarães Filho deve ser eleito com facilidade presidente do Esporte Clube Bahia. Seu único adversário nas eleições deve ser o engenheiro Fernando Jorge.

Nenhum comentário: