segunda-feira, 29 de março de 2010

50 anos de eternidade!

Meu avô sempre me contava com brilho nos olhos daquele grupo de jogadores que foi pentacampeão baiano (1958, 1959, 1960, 1961 e 1962), três vezes campeão do Norte-Nordeste (1959, 1961 e 1963) e Campeão da Taça da Amizade (Uruguai – 1959). Sempre com a mesma empolgação de quem viu por várias vezes Pelé desfilar pela Fonte Nova e dizia nunca ter visto outro igual. E sempre com o mesmo brilho e empolgação contava da façanha de 59, justamente contra o time de Pelé. O poderoso Santos.

Há exatos 50 anos, no dia 29 de março de 1960, o Bahia de Nadinho, Nenzinho, Henrique e Beto; Flávio e Vicente; Marito, Alencar, Léo, Mário e Biriba entrou em campo no Maracã e venceu por 3 a 2 o time que já tinha a base da mais vitoriosa geração santista de todos os tempos.

Treinados por Geninho durante todo o campeonato, mas não partida decisiva, tarefa que coube ao argentino Carlos Volante, o grupo de herois baianos entrou de uma vez por todas para a história do nosso futebol, fazendo do Bahia, o primeiro campeão nacional do Brasil. De quebra entrou para o coração de cada apaixonado torcedor tricolor, aquele que onde quer que esteja, sente orgulho das cores que carrega, das estrelas no peito e traz sempre na garganta, com uma inconfundível alegria, o seu "Bora Baêa!"

Naquele 29 de março, a capital baiana recebeu de presente de aniversário uma vitória para a posteridade. Uma vitória do povo da Bahia. Uma vitória que 50 anos depois ainda dá brilho nos olhos e nos enche de orgulho. Obrigado Bahia!

Fotos: Jornal A Tarde

Nenhum comentário: