segunda-feira, 8 de março de 2010

Afunilando!

Chegou ao fim neste domingo a primeira fase do Baianão 2009, sem emoção e como era de se esperar com Bahia e Vitória liderando. O ponto negativo ficou por conta do já bastante criticado regulamento. Graças a ele, o Madre de Deus fez 13 pontos e ficou em 5º no grupo 1, no entanto oFeirense que fez 12, conseguiu a vaga no grupo 2.

Nesta nova fase, os integrantes de cada grupo jogam entre si, diferente da primeira onde os do grupo 1 enfrentavam os do grupo 2. Serão jogos de ida e volta, totalizando seis rodadas, ao final delas, os dois melhores de cada grupo partem para as semifinais. Com vantagens para os primeiros colocados que enfrentam os segundos jogando por dois resultados iguais e decidindo em casa.

O grupo 1 é o do Vitória e também o mais equilibrado. O rubronegro fez 28 pontos e é o favorito, mas não deve vacilar diante dos rivais. O Vitória da Conquista fez apenas 4 pontos a menos do que o rubronegro da capital e é candidato forte a uma das vagas. No entanto, o Atlético deAlagoinhas cresceu na reta final emendando cinco vitórias seguidas, e o Bahia de Feira tem umtime jovem, porém arrumado e que já aprontou pra cima do primo "rico"(?!) o Bahia da capital.

Já o grupo 2, é uma mamata para o time de Renato Gaúcho. O Bahia tem a faca o queijo e tudo mais que preciso para ser primeiro do grupo. A outra vaga deve ficar com o Camaçari, que se classificou em segundo, vive uma crise interna e Sapatão deixou o comando técnico do time, que tem o artilheiro do estadual, Silvestre. O terceiro colocado foi o inconstante Fluminense de Feira, que com vaga já garantida na série D, e que muitas vezes parece muito mais preocupado com a competição nacional. O time fez boas partidas no Baianão no entanto, fez outras ainda piores, chegando a amargar três derrotas seguidas. Por fim a quarta vaga ficou com o Feirense, que durante maior parte da primeira fase foi lanterna do grupo e na última rodada superou oIpitanga em número de pontos.

O grupo da morte terá Ipitanga e Madre de Deus que vacilaram nas últimas rodadas, perdendo a vaga no instante final e os sofríveis Itabuna e Colo-Colo, que pelo conjunto da obra já deveriam ser rebaixados, no entanto ganham uma sobrevida com tudo zerado. Os dois primeiros escapam da degola, os outros dois disputarão a série B do Baianão em 2011.

A segunda fase e o quadrangular da morte começa no próximo final de semana. O Vitória joga contra o Bahia de Feira, no domingo às 16:00, no Jóia da Princesa. Já o Bahia, teve o seu jogo antecipado para o sábado, no mesmo local, também às 16:00 contra o Feirense.

Nenhum comentário: