quinta-feira, 10 de maio de 2007

A terceira vez é melhor ainda....mas nem sempre.

Estreiou na última sexta (04/05) o terceiro filme da serie "O Homem Aranha"; o lobby foi menor que nas outras duas edições, mas nem por isso as salas da capital da provincia baiana estiveram fazias,pelo contrario como relata na resenha do filme, a minha querida caloura e amiga, Louise Lobato - não deixem de ler: Nota Publica



Eu iria contar aqui que vivendo um momento Policarpo Quaresma não estava nem um pouco comovido em ir ao cinema ver Tobey Maguire pela terceira vez soltando teias, mas como era uma longa história prefiro pular, mas a parte da pirataria, ah essa vai...estava rindo comigo mesmo do que pensariam Adorno e Hockeimer se passassem na Avenida mais movimentada de Salvador e vissem os ambulantes correndo e gritando freneticamente "Homi Aranha 3!Homi Aranha 3!", as cópias do filme que estreiara um dia atrás pareceriam infinitas. Sem dúvida os moços da escola de Frankfurt levantariam aquele cartaz típico de torcedor chato de time campeão e mesmo quando o campeão é aquele azarão desgraçado, lá esta ele com sua faixa "EU JÁ SABIA!".
Os alemães ainda por cima iriam rir muito brindando com Hefeweissbier bem gelada. Walter Benjamim depois de umas 5 garrafas diria que a aura do filme tinha virado areia junto com o vilão de "bom coração". Certamente eu gostaria de estar na mesa com eles,mas em vez de Hefeweissbier preferiria a boa e velha Bohêmia. Não me dei ao luxo de comprar uma das infinitas cópias da saga de Peter Parker; mas ao chegar em casa lá estava uma delas. Pronta pra cair na teia. Literalmente.


Mas deixemos de enrolação e vamos ao filme. Homem Aranha 3 é chato. Massante em muitos pontos, e se você assisti num sofá confortavel depois do almoço, tendo acordado as 5 da manhã, não tenha dúvida você vai pegar no sono (a parte do 5 da manhã até amenizou). O filme começa mostrando uma cidade feliz com seu herói, um herói feliz por ser amado pelo seu povo. Um herói que pretende se casar com a mulher da sua vida, MJ (interpretada por Kirsten Dunst). Mas eis que de repente a coisa começa a ficar preta pro homem da teia. O ex-amigo de Peter, Harry Osborn (James Franco) começa a por em prática sua vingança contra o "assassino" de seu pai. Paralelo a isso, surge o Sandman, o homem Areia (Thomas Haden Church) que tinha que fugir logo pra o laboratório de fisíca e tinha que cair no buraco (ou caldeirão, ou panela do diabo ou que diabos seja aquele negocio onde ele cai).

As coincidências são daquelas dignas de "só se vê em novela isso!", no caso "em filme". O Homem Areia, é simplesmente o assassino do Tio Ben (Oh!), mas só faz aquilo pra consegui dinheiro pra ajudar a filha doente (Esse não é o roteiro de "Um ato de Coragem"?!).
Mas enfim paralelo a ação, o filme mostra Peter (pra variar) vivendo um crise existencial, quer dizer nem sei se aquilo lá pode ser chamdo assim (psicologos por favor!).



Mas Peter se mostra um herói escroto que só pensa no seu sucesso (bem q ela merecia ter a teia na calçada da fama). Não vou aqui contar tintin por tintin (coça o bolso, vá num dos Shoppings e escolha: entre e assista ou volte pra casa levando um exemplar)por isso pulo pra mais uma coincidência daquelas de "pqp!", Peter ganha um concorrente no jornal (Topher Grace) e esse consegue a vaga de emprego que havia disputado com Parker, trapaceando; pouco antes disso outro da serie "só em novela - e no homem aranha!" cai do céu, um gosma extraterrestre de vida própria e advinha quem ela vai perseguir (tcharam....ele mesmo Peter Parker). A gosma faz com que o Homem Aranha mude sua personalidade, sem MJ (que já o havia deixado antes disso) Peter vira emo (By Louise Lobato - ver Nota Publica), na verdade ele é quase Jim Carrey em o Mascára, sai pela cidade rebolando e cantando todas as mulheres. Falando em mulheres impossível não citar a sempre excelente Rosemary Harris e a personagem (pouco desenvolvida, como a maioria - ela até que um pouco mais) vivida pela linda Elizabeth Banks.


Mas agora voltando ao personagem de Thoper Grace, e a fatal coincidência. Depois de desmascarado por Peter Parker versão emo. O fotográfo de carreira destruida vai a igreja pedir a Deus a morte de Parker, e eis que na mesma igreja estava o herói fotográfo lutando para se salvar da gosma, que cai logo em cima de quem? de quem? do novo inimigo de Parker. Então eis que surgi um novo vilão Venom.
Ele que já aparece na parte final do filme, é pouco desenvolvido (mas eu jurei antes de começar que não citaria o fraco roteiro).
Depois de todos os vilões citados começa um grande embate envolvendo o Homem Areia e Venom contra o herói aracnídeo, que vai pedir ajuda a Harry (o Duende - Macabro ou Verde? O Pai dele era o Verde, mas isso faz dele o Verde junior ou o Macabro?)
Ai vira briga de "barrera" e uma briga meio sem noção equanto tem um embate com três personagens um deles some, daqui a pouco volta, um "furduncio" dos grandes.

Ao final eu vou contar até porque ou você já assistiu (não?! mentira! Fale baixo, podem te agredir na rua...)ou já imagina (isso é pra vc que ainda vai...quelônio!).
MJ é usada com isca, salva por Parker, os vilões morrem ou arrependem-se.
E ai pronto, percebi que não consegui resenhar o filme, mas a crônica acho que vale.
Se estivesse cursando Comunicação Jornalistíca, certamente o professor pediria que sentenciasse o filme então lá vai.

Assita o Homem Aranha 3, para ver um filme que consegue ser monotóno e cheio de ação.
Que tem personagens incríveis mas que na sua maioria não são bem desenvolvidos.
Um filme que vale a pena ser assistido talvez só pra que se perceba que a terceira vez é melhor ainda, mas nem sempre.


Na versão Spiderman Avenida 7, não dá pra cobrar making off né...então lá vai um trailler um pouco maior com cenas excluidas.

2 comentários:

Anônimo disse...

legal!
só é uma pena q eu n tinha assistido o filme ainda
e agora esteja totalmente desistimulada...
mas tudo bem...
a vida é assim mesmo querido!
as vezes com decepções...

snif

Lou disse...

briga de "barrera"??????????
uhauehauheuahuehauheuahaheuhae
Nossa, fiquei vaidosa q nem um pavão (tá bom, menos) qdo vi os espécies de "quotes" no seu post!
Me senti a famosa! =D
uhauheuaheuhaeaeauhaueaheae
Agora, sério. Eu sabia que você não ia resistir ao Spidey. É mto bom se assistir a um filme bom, mas melhor ainda se assistir a um ruim e poder comentar! Como diz a sábia Dna. Edith: "É ou naum é ou naum é"?
Eric, adorei seu coments tbm. A parte da pirataria (tão comum q eu vejo as "poliça" comprando na rua), seu momento culto, e é claro...briga de "barrera"
Adorei!
Bjaoooooooooooooooooooooooooooo