quinta-feira, 22 de maio de 2008

Quem se atreve a me dizer de que é feito o futebol?! Manchester Campeão da Europa!




Que seria um grande jogo ningúem tinha dúvidas, mas não dava pra imaginar que seria da forma que foi. Um jogo e tanto. No primeiro tempo o Manchester dominou, Cristiano Ronaldo, não foi 100% mas mostrou porque é o melhor do mundo. Na primeira boa chance que teve marcou, belo toque de cabeça no fundo das redes de Cech. E ai os Diabos Vermelhos abusaram de perder gols. O Manchester foi infinitamente superior, mas não matou o jogo. Peter Cech fez duas brilhantes defesas, segurando os Reds, que foram duramente castigados. Após um bate rebate, Lampard apareceu na cara de Van der Sar e empatou. Uma injustiça tremenda diante do que foi a primeira etapa.

Mas ai veio o segundo tempo. Outro jogo. O Chelsea jogou e muito, enquanto o Manchester assistia. Lampard deu um show de bola. Makelele brilhante até ser substituido. O Chelsea mereceu a vitória pelo segundo tempo que fez. Foram duas bolas na trave e muita pressão. Mas o gol que parecia cada vez mais maduro, não veio.

Vale dizer também que o jogo foi bastante nervoso. Violento até demais para uma final de Champeons League.

Impossível era também escolher um dos times e dizer pelos 90 minutos esse merece o título. Foi um jogo de dois gigantes. Empolgante e apreesivo de se ver. Na prorrogação já se tinha em campo Giggs pelo Manchester e Anelka pelos Blues. Drogba após um tapa mo rosto de um adversário foi expulso. E Anderson e Beletti sairam da reserva, do time de Manchester e do de Londres, respectivamente para cobrar penalidades.

E assim elas vieram. Após 90 minutos de um angustiante 1 a 1 e mais 30 de prorrogação, os pênaltis decidiriam tudo. Pelo nível dos jogadores era impossível prever o que aconteceria, mas quando Cristiano Ronaldo pegou na bola, a mística do grande craque mas que falha na hora H, se materializou. Foi Zico em 86, foi Baggio em 94. Cech foi buscar, um pênalti batido com muita "pirotecnia".O melhor do mundo seria o causador do caos. Que injusto é o futebol!

Mas, quis o destino que o último pênalti do Chelsea, o do título fosse cobrado por Jonh Terry, que jogou brilhantemente bem, anulando os ataques vermelhos quase sempre. Mas que o destino também, que a chuva e o gramado molhado se aliassem à pressão e Terry escorregou na hora do chute. A bola beijou caprichosamente a trave e saiu.Que injusto é o futebol!

Coube ao francês Anelka ser o algoz. Batendo o segundo pênalti da série de cobranças alternadas, para a defesa de Van der Sar. Pronto. A Europa é vermelha! E o futebol apesar de injusto e surpeendente é muito mais do que apaixonante!

Nenhum comentário: