sábado, 12 de junho de 2010

O primeiro tango

A bola já tinha rolado em três outras partidas, mas nenhuma das seleções que estiveram em campo anteriormente eram consideradas favoritas. A primeira a carregar tamanha responsabilidade foi a Argentina que fez sua estreia diante da Nigéria. Nos primeiros cinco minutos de jogo, Messi mostrou que está pronto para fazer deste o seu mundial e fez brilhar os olhos de quem é apaixonado pelo esporte. A Argentina começou muito bem, Messi fez uma bela jogada e serviu Higuaín que perdeu a primeira das suas três chances na partida.

Os hermanos mostravam um poderio ofensivo digno do mito que os comanda do banco de reservas, no entanto, o poderio defensivo mostrava velhos problemas. Se Samuel era a confiança em pessoa, Heinze, Demichelis e Jonas deixavam tensos qualquer simpatizante da albiceleste.

O gol não demorou muito, jogada ensaiada em cobrança de escanteio e Heinze marcou o primeiro e único do jogo. A Argentina deu mostras de que podia golear, mas a Nigéria cresceu no jogo aproveitando a fragilidade do lado direito da defesa da seleção sulamericana. O jogo ficou aberto e apesar da discordância de muitos, em minha opinião foi um legítimo jogão, cara de Copa do Mundo, drama, tensão, chances pros dois lados. A Nigéria perdeu boas oportunidades e a Argentina outras tantas, mas essas graças ao goleiro nigeriano Enyeama, escolhido pela votação popular no site da Fifa como melhor em campo. Enyeama venceu o confronto contra o melhor do mundo. Messi jogou apenas 10% do que estamos acostumados a ver no Barcelona, mas ainda assim foi acima da média, criou grandes jogadas e por um três vezes esteve muito perto de fazer o gol, em uma delas apareceu na pequena área, cara a cara com Enyeama, mas o goleiro nigeriano disposto a fazer história segurou o resultado.

Ao apito final, muita vibração dos argentinos com o resultado e uma imagem que marcou o dia, o abraço carinhoso de Dom Diego Maradona no pupilo Leo Messi. Ali Maradona deixava claro aos olhos do mundo o carinho e a confiança que tem no Pulga e o que espera dele, exatamente o que ele foi hoje. O melhor é que ele nem foi tudo o que sabe ser, mas se continuar no ritmo tende a se tornar um dos melhores deste Mundial - como se espera! Sorte aos hermanos e a Messi. O futebol agradece.

Nenhum comentário: