domingo, 29 de junho de 2008

Fúria! Espanha é Campeã da Euro 2008

A Espanha venceu a Alemanha por 1 a 0, gol de Fernando Torres. E depois de 44 anos volta a ser campeã da Europa e de forma muito merecida. Foi um grande jogo, daqueles que um amante do futebol que não escolheu lado para torcer, como no meu caso, ficava na expectativa de um gol alemão somente para que o final da Euro fosse adiado em pelo menos mais 30 minutos.

Mas a Espanha foi superior, sobretudo no primeiro tempo e nele definiu a partida. Aos 32 do primeiro tempo, Xavi - um dos melhores da Euro 2008 - lançou Fernando Torres nas costas do lateral Lahm. O atacante ganhou do marcador alemão na corrida e, aproveitando um momento de indecisão de Lehmann, tocou por cima do goleiro. Vibração latina nas arquibancadas do estádio de Viena. Espanha na frente. 1 a 0.


No segundo tempo o jogo permaneceu com o mesmo ritmo, a Alemanha mostrava força na busca pelo empate, mas a Espanha era gigante. Se o peso da camisa alemã foi decisivo em alguns momentos desta competição, a seleção espanhola parecia ter aprendido com os próprios alemães e jogava como se fosse uma seleção várias vezes campeã mundial.


Fabregas substituido na etapa final era o símbolo de uma geração talentosa, a geração de Iker Casillas, David Villa, Fernando Torres, uma geração de grandes jogadores e que a cada minuto que passava merecia ainda mais o título. O brasileiro Marcos Sena e Xavi Hernandez eram como dois monstros no meio campo, perfeitos. No banco de reservas, um velho Luis Arogonés observava o seus comandados fazendo tudo o que havia sido pedido e com uma vontade de vencer que encantava.


E assim quiseram os deuses do futebol, que fosse esta a vez da Espanha, 44 anos depois da sua única conquista europeia. Quis o destino que fosse sobre as mãos do Rei Juan Carlos e da Rainha Sofia, e digamos o olhar do primeiro ministro Zapatero que a Espanha voltou a jogar com alegria e assim vencer. Quis ainda o tal destino que Iker Casillas recebesse das mãos Michel Platini o troféu da Euro 2008, o mesmo Platini que em 84 foi um dos algozes da seleção espanhola derrotada naquela ocasião da final da Euro daquele ano pela seleção Francesa.


Parabéns Fúria! Parabéns Espanha!


No mais ficam as saudades da Euro 2008 que termina com a sensação de que o futebol é algo gostoso demais de ser vivido.

E você, onde vai estar em 2012? Eu já sei onde quero estar. Polônia/Ucrânia é lá que os deuses do Futebol se reunirão para uma nova festa europeia de futebol. Mas antes disso tem a festa maior, com a presença de todas as partes do mundo. 2010 é logo ali e então todos os corações do mundo irão bater juntos no continente africano. Que venha a África do Sul!

Um comentário:

Anônimo disse...

I could give my own opinion with your topic that is not boring for me.