domingo, 7 de junho de 2009

"Meu tricolor voltou"

Quem lê o título deste post, cantado pela torcida em Pituaçu no jogo deste sábado com certeza verá um exagero. Mas diante da semana perfeita que teve o tricolor, ao menos até a próxima terça, quando o time volta a campo contra o Brasiliense, o exagero é permitido. A semana do anúncio da democracia tricolor foi coroada com uma goleada perfeita sob o ABC. Vamos ao jogo.

Depois de conferir a seleção brasileira passear sobre o Uruguai e jogar conversa fora, todos os caminhos levavam à Pituaçu. Só pra variar, cheguei com a bola já rolando e pra variar ainda mais, perdi o primeiro gol da partida. Esse foi o quarto em 3 partidas que eu fiz a proeza perder, mas desta vez nem fez falta, o Bahia tratou de tirar o atraso e fez mais 3, um chocolate.

A postura do time em campo me agradou bastante, mas uma coisa deve ser levada em conta, o ABC é horroroso e em dias em que nada dá certo então...Um bate papo de torcedores nas arquibancadas de Pituaçu reflete bem a partida Abcedista. "Quem jogou pior hoje, o Uruguai ou o ABC?". A resposta foi: Sem dúvida o ABC, além do mais, o Uruguai não tem Arturzinho no banco!

Pobre Artur, figura que tem com o Bahia uma relação estranha de importância na recente história tricolor. Quem viveu a série C de 2007, tão viva nos corações tricolores não ousou vaiar Arturzinho, mas se surpreendeu ao vê-lo treinando um time pior do que os Bahias do passado recente. Gallo mostrou que tinha razão com os treinos secretos e resolveu dar uma de Carpegianni, inventando o jovem lateral Roberto no meio campo e o garoto foi o nome do jogo.

O Bahia foi superior em todo o jogo e analisando individualmente cada peça em campo se perceber que o torcedor tem muito a comemorar.

Marcelo: Seguro e sempre que preciso eficiente. Vibra e faz a torcida vibrar a cada defesa. O coração do torcedor tricolor está com a vaga para ídolo em aberto e o último grande foi justamente um outro goleiro, Emerson. Neste elenco, Marcelo sai na frente como candidato a ídolo. Ele parece fazer bem ao Bahia e o Bahia faz muito bem a ele.

Marcos: Volto a afirmar que é o melhor lateral direito que vestiu a 2 do Bahia desde Daniel Alves, que brilhou neste sábado em Montividéu contra o Uruguail, fazendo os bares soteropolitanos gritarem "Bora Baea" a cada jogada do menino de Juazeiro. Marcos tem personalidade, conduz bem a bola e cruza com perfeição. É jovem e consegue fazer o velho "volta marcando" que Patrício já não conseguia.
Menezes: Foi uma grata surpresa, é muito mais técnico do que Evaldo e passa muito mais confiança. As falhas de posicionamento se devem à falta de entrosamento, mas no conjunto o novato foi muito bem, por mim continuaria no time.

Rogério: Não comprometeu, é o polivalente de sempre, pronto a ajudar. Daqueles que tanto nos irritam é o que tem mais créditos.

Rubens Cardoso: Parece que a braçadeira de capitão deixou Rubens mais eufórico, correu boa parte do jogo, marcou e avanço bem. Se jogar sempre assim ajuda bastante.

Leandro: Perfeito. Marcou muito bem e apesar do baixo nível técnico abecdista foi fundamental nos desarmes. Excelente partida.

Hernani: Fez uma boa partida taticamente, aparece pouco para o torcedor, mas parece ter se encaixado no esquema de Gallo. Cruzou bem a bola para o gol de Lima. Eu teimaria em Leo Medeiros, jogando como homem de marcação devido a seu passe mais qualificado, Hernani vai se mantendo bem.

Elton: É o jogador que mais representa a "Era Gallo". Essêncial para o time tricolor, marcou um dos gols e jogou muito.

Roberto: Foi a grande surpresa no time escondida a sete chaves por Gallo durante a semana. Entrou e mostrou que pode ser o procurado camisa 10. Ainda não dá pra se empolgar, mas o garoto tem personalidade e marcou dois logo na estreia mostrando que assim como o tricolor, tem estrela. Olho nele!
Lima: Fez um gol mas não convence ninguém. Perdeu chances claras de gol que em jogos mais complicados podem fazer muita falta. É infinitamente inferior a Reinaldo Alagoano. É a atual teimosia de Gallo, passo.

Alex Terra: Não fez uma grande apresentação individual, mas foi preciso taticamente, ajudou muito. No meu ataque jogariam Reinaldo e Joãozinho, mas Alex é uma opção sempre válida.

Helton Luiz: Entrou e foi muito bem, se não for titular, ao menos deve obrigatoriamente ficar no banco. É infinitamente superior a Ananias. Viu Gallo?

Joelson: Não fez muito no pouco tempo que esteve em campo, mas parece ter um bom toque de bola. Em uma competição longa como a série B deve ser necessário.

Joãozinho: Enfim estreiou, não fez muito, mas pelo pouco já deixou a certeza de que tem lugar nesse time. Na única chance real que teve, por pouco não marcou.

PS: Gostei muito da união do time, que a cada gol e defesa de Marcelo se abraçava e vibrava como deve ser. O grupo mereceu os aplausos e gritos de incentivo por parte da torcida que pela PRIMEIRA vez nesse campeonato cantou "volta Esquadrão pra primeira divisão". O mais emocionante de se ouvir em Pituaçu com quase 15 mil pagantes foi o "meu Tricolor voltou". Pode ainda não ter voltado aquele Bahia que dava medo nos adversários, mas ao menos uma coisa não se pode negar que está de volta, a confiança. Que nessa semana histórica para o tricolor, o resultado tenha sido apenas mais um degrau para a grande volta. Vai pra cima deles Esquadrão!

E pra não dizer que não falei das flores, reproduzo aqui na íntegra o texto do Blog Baêa Minha Porra sobre o "Dia Histórico" para o torcedor tricolor:

Um dia histórico

Por Nestor Mendes Jr.

Presidente do Bahia apresenta Estatuto com eleição direta e cria Conselho Consultivo com personalidades e nomes da oposição

O presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Guimarães Filho, anunciou ontem a criação do Conselho Consultivo do Esporte Clube Bahia e o envio do novo estatuto do clube, com a cláusula de eleição direta, para o Conselho Deliberativo, em reunião marcada para a próxima segunda-feira, dia 8 de junho. De acordo com o presidente, a mudança no Bahia é imperiosa e não tem volta.

O Conselho Consultivo do Esporte Clube Bahia, que será um órgão auxiliar da gestão da Presidência, formado por pessoas convidadas exclusivamente pelo presidente Marcelo Guimarães Filho, é composto de personalidades da vida baiana, como os músicos Carlinhos Brown e Ricardo Chaves, a primeira dama da Bahia, Fátima Mendonça, os secretários estaduais Carlos Martins e Fernando Schmidt, o ex-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dultra Cintra, os deputados Lídice da Mata e Nelson Pelegrino, os senadores César Borges e ACM Jr., o presidente da Ebal, Reub Celestino, o jornalista Samuel Celestino, o radialista Mário Kértesz, o diretor da CBF, Virgílio Elísio da Costa Neto, além de nomes que faziam parte da oposição no ECB, como Fernando Jorge Carneiro, Fernando Passos, Nestor Mendes Jr. e Ivan Carvalho, entre outros.

Fernando Jorge Carneiro, falando em nome do ex-bloco oposicionista, disse que o objetivo de toda uma história de luta estava sendo alcançado naquele momento, simbolizado no apoio à gestão de Marcelo Guimarães Filho e somente uma contrapartida exigida: a modernização dos estatutos do clube, com a inclusão da cláusula que garante eleições diretas para a presidência.
Abaixo, a íntegra do discurso de Fernando Jorge Carneiro, falando em nome do ex-grupo oposicionista.

Meus amigos e amigas tricolores,

Falo aqui em nome dos nossos companheiros de luta e de milhares de torcedores que não só protestaram ou criticaram, mas protestando e criticando, muito fizeram, nos últimos anos, pela reconstrução do Esporte Clube Bahia.

Nunca almejamos o poder pelo poder. Só queremos que o Bahia volte a ser grande, gigante, do tamanho dessa sua imensa e apaixonada torcida.

O nosso propósito, sempre, mesmo nos momentos mais renhidos dessa nossa luta, onde as palavras às vezes machucam e ferem, foi o de acender luzes na escuridão.

Portanto, estamos hoje aqui, de pé, de cabeça erguida, entrando pela porta da frente, para, simbolicamente, neste 4 de junho, assinar um pacto com a gestão do presidente Marcelo Guimarães Filho.

As nossas exigências? Apenas duas: a modernização do Estatuto do Esporte Clube Bahia, com a disposição de eleições diretas para presidente do clube; e a abertura ampla, geral e irrestrita para que a nossa torcida possa se associar a esse projeto de reconstrução.

Somente com a torcida do Bahia, meu caro presidente, meus amigos tricolores, emergiremos da crise, fazendo retornar a nossa grande paixão ao seu caminho de glórias.

O presidente Marcelo Guimarães Filho foi mais além: estendeu a sua mão e disse que gostaria que participássemos, assim como grandes personalidades dessa nossa Bahia, da gestão direta do clube, com a implantação do Conselho Consultivo da Presidência do Esporte Clube Bahia.

E aqui estamos, senhor presidente, atendendo ao seu convite. Não para lamentar nem para olhar o passado: estamos aqui reunidos - pessoas de partidos diferentes, credos diversos, idéias não necessariamente iguais - para construir, para criar, para, humildemente, contribuir para a grandeza do nosso Esporte Clube Bahia.

Para nós, o Bahia é assunto de primeira ordem e não de interesses menores ou mesquinhos. O nosso compromisso é com o porvir, porque o Bahia, com certeza, é o amor que vai nos acompanhar até o último dia de nossas vidas.

A terceira maior capital do país, um dos maiores estados brasieliros, com um dos maiores clubes do Brasil, não pode ter o Esporte Clube Bahia apequenado pela mesmice, pela mediocridade.
É o próprio simbolismo deste ato que mostra que a nova gestão do Esporte Clube Bahia está deixando de lado querelas pessoais, interesses próprios, fogueiras de vaidades, para exprimir, num gesto magnânimo de união, um novo momento da nossa saga vitoriosa, iniciada em 1931.

Caro presidente Marcelo Guimarães Filho: estamos aqui, sobretudo, para ouvir. E também, sem reservas ou sem peias, falar, discutir, participar, apresentar soluções e novas idéias. Estamos prontos a lhe ajudar, de forma intensa, a reconstruir o Bahia que nasceu para vencer.

Por fim, gostaria de dedicar este instante à memória de Luiz Osório Vilas Boas e seu imenso coração generoso, companheiro de primeira hora na luta pela reconstrução do Bahia, mas que sempre defendeu o caminho do entendimento e da conciliação. Acho, Luiz, que você celebra, aí do céu, este momento.

Vamos, avante, Esquadrão! Com todos, juntos, serás, de novo, um vencedor!
Muito obrigado.

Nenhum comentário: