quarta-feira, 10 de junho de 2009

Uma derrota pra se comemorar

Tudo bem, pode até não existir a tal derrota pra se comemorar, ou no caso de existir não seria nem um pouco parecida com a sofrida pelo Bahia ontem. O time jogou um futebol pífio, sofrível e digno de deixar o torcedor com várias pulgas atrás da orelha, afinal qual é o Bahia que vai jogar a Série B, o que massacrou sem piedade o medíocre ABC ou o que assistiu ao menos medíocre Brasiliense jogar?

A partida foi tão ruim para o Bahia que a partir dos 30 minutos finais passei a procurar o lado bom dessa tragédia e por mais difícil que possa parecer, achei. Vamos aos fatos.

Gallo errou e errou feio na escalação. Com a indisposição do atacante Alex Terra, ele deveria ter entrado com outro atacante e não mais um volante. Percebendo o erro, ele corrigiu ainda no primeiro tempo. Obviamente que o erro não foi bom, mas ele gerou situações que podem ser fundamentais no futuro tricolor:

Marcos: Mais uma vez mostrou que é um talento e até que ele me prove o contrário continuarei a dizer que é um dos melhores jogadores deste time e com um grande futuro. Mostrou personalidade, pediu a bola, procurou jogo, mostrou que tem potencial pra se manter como titular desse time.

Evaldo: O drible que o experiente Fábio Júnior dá no zagueiro tricolor Evado, no primeiro gol candango foi qualquer coisa de muito fácil. A partida bizonha que vinha sendo feita pelo zagueiro - que todo mundo menos Gallo sabe que é o horroroso - era tão ruim, mas tão ruim que Gallo o tirou do time ainda no primeiro tempo. Sabe quando o treinador se irrita a tal ponto que você percebe na cara dele que o jogador tão cedo terá outra chance no time? Pois foi exatamente esta a cara de Alexandre Gallo. Alison só retorna em agosto ou setembro, até lá Menezes ou mesmo o improvisado Rogério podem dar conta do recado. Já Evaldo, por mim iria na primeira leva da barca.

Roberto: Pelo destaque dado ao garoto no jogo anterior é necessário que se fale sobre sua apresentação. Apesar de tentar em várias ocasiões, a falta de inspiração do time contribuiu para que o garoto não fizesse uma grande partida. No mais é preciso ter paciência. Eu disse no post sobre o jogo diante do ABC que não dá pra se empolgar. Talento ele tem, mas ainda tem muito a crescer.

Lima: Um erro. Quem contratou Lima para o Bahia sem dúvida não assistiu a um jogo completo em que ele esteve em campo. Mais uma vez perdeu chances claras e mostrou que não tem potencial para vestir a camisa tricolor. Seja lá o que tenha acontecido entre Gallo e Reinaldo Alagoano, não é o time nem o torcedor que deve ser punido. Gallo tem obrigação de comunicar o porque de barrar um dos artiheiros do time na temporada em detrimento de um atleta de nível técnico infinitamente inferior. Durante o segundo tempo, o treinador se mostrou tão irritado quanto ficou com Evaldo. Se assim com o zagueiro, o poste fantasiado de atacante ficar longe do time titular, o Bahia ganha muito.

Por fim, diante de tudo isso, dá pra dizer que a partida do Braziliense é sim, uma derrota a se comemorar. O placar poderia ter sido pior, mas as constatações foram as melhores possíveis.

Um comentário:

VouParaLua disse...

Paulo Roberto: um desastre!