domingo, 21 de junho de 2009

O cliente nem sempre tem razão

Antes de qualquer palavra sobre o jogo é preciso um puxão de orelha no torcedor do Bahia. Não pelo pífio público de pouco mais de 8mil pagantes, uma vez que a diretoria parece não fazer questão da presença dele lá e maltratada o torcedor, como fez mais uma vez hoje, ao reservar guichês exclusivos para meia entrada, fazendo a fila dar voltas, enquanto outros guichês vazios só vendiam inteira.

Parêntese importante, desde que passei a acompanhar mais de perto futebol, essa é a primeira (ou umas das únicas) vez que jogando num mesmo dia ou fim de semana em Salvador, um jogo do Vitória tem um público superior a um do Bahia. No Barradão, pouco mais de dez mil viram o Leão vencer o Botafogo pela tarde.

Mas a bronca vem pela reação da torcida no final do jogo, gritando "Adeus Gallo". Os maus exemplos estão todos os dias em evidência, o maior deles ainda é notícia fresca, a saída de Muricy do São Paulo. Justamente o treinador que mostrou ao Braisl que para um bom trabalho é preciso planejamento e um bom projeto. Então, pedimos a cabeça de Gallo, jogamos embora junto com ele o planejamento de toda uma temporada e trazemos pra seu lugar um tapa buraco qualquer. É sonhar com Muricy e acordar com Arturzinho. Paciência torcedor e sem ignorância. Pedir a cabeça do treinador é se igualar ao grau de mediocridade de Joelson e companhia limitada no elenco tricolor, ou seja, desta vez, o cliente não tem razão. Vamos ao jogo.

Gallo escalou o time mal, ao meu ponto de vista. Sem Hernani machucado ele colocou Joelson, e esse mostrou que não pode ser titular deste time. Primeiro tempo horroroso e levando em conta que ninguém no meio campo foi bem hoje, dançou conforme a música. Elton e Leandro não acertavam um passe sequer e Roberto não foi o mesmo dos 4 a 0 diante do ABC, e apesar de ter um lugar no time, não é no meio e sim na lateral esquerda, no lugar de Rubens Cardoso, que já não aguenta a missão apoiar e marcar. Outro destaque negativo foi Marcos, que hoje não conseguiu repetir as mesmas boas atuações que vinha fazendo. O goleiro Fernando não comprometeu, pelo contrário, salvou o Bahia em uma bela defesa, no lance mais claro de gol da etapa inicial, quando um jogador do Ipatinga frente a frente com o gol.

O primeiro tempo foi um jogo chato, conservador e pragmático, mas no segundo com as entradas de Helton Luiz e Reinaldo Alagoano, no lugar de Joelson e Alex Terra, que não comprometeu, mas que em minha opinião não pode jogar ao lado de Joãozinho no ataque, uma vez que ambos são jogadores de movimentação. Com Alagoano, que não fez uma boa apresentação o time ganha um referencial na área. Por sinal gostei de Joãozinho atuando como quarto homem de meio campo nos minutos finais, em uma formação que me agrada e pode ser utilizada em outros momentos, com Beto e Reinaldo na frente.

Outras coisa que ficou evidente é que Helton Luiz não pode ser reserva no time tricolor. Ele me parece ser neste grupo, o jogador que mais se aproxima do sonhado meia de criação. O que não dá é pra ficar entregando a camisa de titular a qualquer coisa que desembarca no aeroporto com ar de salvador da pátria, o exemplo mais claro esteve em campo hoje e atende pelo nome de Joelson. Gallo às vezes parece se confundir com tanta gente no elenco. Existem jogadores ai que precisam de um pouco mais de confiança do treinador, Helton Luiz, principalmente.

O tricolor chegou ao gol logo aos seis minutos do segundo tempo, com Joãozinho, após bate rebate na área. Primeiro gol dele pelo Bahia e na comemoração (umas das mais bonitas e significativas) a velha (e justa) homenagem aos Panteras Negras, com um dos punhos elevados. Que seja o primeiro de muitos, João! A vantagem, no entanto, durou apenas sete minutos. Amilton aproveitou cruzamento de Cláudio, após furada de Marcelo Ramos, e igualou o placar. Daí em diante o Ipatinga recuou e passou segurar o jogo. A iniciativa deu resultados e o péssimo árbitro alagoano Flávio Feijó de Omena encerrou o jogo aos 49 do segundo tempo com 1 a 1 no placar.

O tricolor, assim como o time mineiro, deixou escapar a chance de terminar a rodada no G4, mais precisamente na terceira posição. Com a rodada finalizada, o Tricolor caiu para a nona posição, o Ipatinga é oitavo. Os mineiros voltam a entrar em campo na terça-feira, às 21h, para enfrentar o Fortaleza, em Minas Gerais. O Bahia joga às 16h10m de sábado contra o Duque de Caxias, fora de casa.

Nenhum comentário: