domingo, 15 de agosto de 2010

Derrota e lembranças

Campeões da Série A nos anos 80, Coritiba e Bahia se enfrentaram na Arena Joinville, na partida que marcou a volta do Coxa à liderança da Série B, depois de perdê-la provisoriamente na sexta-feira.

O Coritiba foi superior ao Bahia na maior parte do jogo, mas encontrou dificuldades para transformar o domínio em gols. Comandado pelos velozes Rafinha, Dudu e Marcos Aurélio, o Coxa se impôs em campo, mas o Bahia jogando com três volantes conseguiu, pelo menos no primeiro tempo, segurar o ímpeto verde e branco.

O Bahia do estreante Márcio Araújo, havia atuado na maioria das partidas sob comando de Renato Gaúcho com cinco homens no meio de campo e apenas Rodrigo Gral na frente, o que não aconteceu na partida no meio de semana que marcou a despedida de Renato, porque Rogerinho estava suspenso. No entanto, apesar do meio estar à disposição, Márcio Araújo preferiu manter o time com três volantes e apenas Morais na criação, o que não foi suficiente para abastecer a dupla de ataque Jael e Gral.

No segundo tempo o Coxa voltou ainda melhor, Ney Franco corrigiu o posicionamento e o líder da série B voltou com uma nova postura. O lateral Capixaba passou a aparecer mais na partida carregando o Coritiba pelo lado direito. Sem criação, o Bahia só se defendia e contava com as boas defesas do goleiro Renê. Mas ao 11 minutos, Marcos Aurélio cobrando falta fez o primeiro gol da partida. Quatro minutos depois, Betinho após uma falha bizarra do zagueiro tricolor Alison, marcou o segundo dos paranaenses e deu números finais à partida.

O Coritiba diminuiu o ritmo e o Bahia até criou algumas chances, mas sem muito esforço o time de Ney Franco voltou a ter o domínio do jogo e teve oportunidades para aumentar o placar. No fim, mais três pontos e uma merecida liderança. Na arquibancada um garotinho beijava orgulho a sua camisa do Coxa, mostrando que passo a passo, Ney Franco vai devolvendo o orgulho e a alegria ao apaixonado torcedor do clube do Alto da Glória, confirmando o bom trabalho para recolocar o campeão brasileiro de 85 no seu devido lugar.

Ao Bahia fica a sensação de que é preciso ser mais ousado. A derrota diante de uma das grandes forças da competição é um resultado aceitável, mas não a falta de objetividade com que o time atuou a maior parte do jogo. De bonito no tricolor baiano que entrou em campo só mesmo a camisa retrô comemorativa que faz alusão ao primeiro título nacional do clube: a Taça Brasil de 1959. Foi primeira vez que o Bahia utilizou uma camisa como uniforme em jogo oficial. Que nas próximas oportunidades, ela tenha um melhor uso e possa servir como inspiração.


Nenhum comentário: