domingo, 15 de agosto de 2010

A noite dos meninos do Barradão

11 dias após se enfrentarem no mesmo Barradão para decidir a Copa do Brasil, Santos e Vitória estiveram mais uma vez frente a frente. O time de Dorival Júnior, já sem Robinho e André, e ainda com os desfalques de Neymar e Wesley não conseguiu brilhar em campo. Único responsável pela criação no meio, Paulo Henrique Ganso sofreu com a forte marcação rubronegra. Para piorar, o time de Dorival Júnior parecia muito nervoso em campo. Do outro lado, um Vitória bem armado por Toninho Cecílio, que colocou Elkeson na armação para promover a entrada do jovem Henrique no ataque.

E foi justamente em uma jogada envolvendo os dois garotos que o Vitória chegou ao primeiro gol. Elkeson fez boa jogada próximo à linha de fundo e cruzou para Henrique marcar. O segundo gol foi marcado pelo zagueiro Wallace. Os santistas reclamaram muito de um suposto impedimento no lance, o que não aconteceu. A vantagem deixou um Vitória mais relaxado em campo e então PH Ganso encontrou um pequeno espaço para jogar, e assim criou a jogada que originou o primeiro gol santista. Após um belo chute do camisa 10 de fora da área, Marcel aproveitou o rebote e diminuiu.

O vacilo serviu de exemplo e a marcação em PH Ganso voltou a ser dura, com Ricardo Conceição sempre tendo a companhia de mais um ou dois na busca ao craque santista. Mas antes do término do primeiro tempo, o Vitória voltou a usar a velocidade dos seus garotos sob a batuta do veterano capitão Ramon. Desta forma, o time chegou ao terceiro gol. Após boa troca de passes em um rápido contra golpe, assistência do lateral Eduardo e conclusão certeira de Henrique. O garoto revelado no Morumbi mostrou o seu valor, dando mostras de que pode cavar uma vaga no time titular em um elenco que ainda conta com experientes Schwenck, Júnior e Kleber Pereira.

No segundo tempo, Dorival mudou o time e o Santos ganhou em qualidade. Com a saída de Rodriguinho para a entrada de Marquinhos, PH Ganso ganhou companhia na armação e o time da Vila se soltou. Madson foi outro que entrou em campo para ajudar na saída para o ataque com velocidade. As mudanças deram resultado e o time melhorou. Aos 22, Madson fez um belo lançamento para uma conclusão perfeita de Zé Eduardo. Mas o futebol empolgante do campeão da Copa do Brasil não resistiu a uma falha boba na defesa. Edu Dracena colocou a mão na bola dentro da área, e como já tinha cartão amarelo, foi expulso. Schwenck cobrou o pênalti e marcou o quarto do Vitória, que com um homem a mais e dois gols de vantagem freou a reação santista. Marquinhos ainda foi expulso por reclamação – o jogador alegou que reclamou com um companheiro de equipe, mas o árbitro entendeu que a reclamação era com ele.

No fim, muita satisfação por parte dos jogadores com a segunda vitória e os 100% de aproveitamento de Toninho Cecílio. Na noite em que os baianos se despediram do ex-presidente do clube, Márcio MonteAlegre, idealizador do projeto do estádio rubronegro ainda anos 70, e que faleceu no sábado, o torcedor pode fazer a festa no seu santuário. O Manoel Barradas há muito deixou de ser um sonho para se tornar uma grande realidade, celebrando mais um triunfo dos “meninos” do Barradão.


Nenhum comentário: