domingo, 29 de agosto de 2010

A estrela de Jael


Equilíbrio. Palavra usada para definir a atual série B. Após a 17ª rodada, apenas três pontos separam o vice-líder do oitavo colocado. E então, velhos clichês do futebol são evocados, afinal em situações como está, vence quem erra menos e um detalhe pode definir o jogo.

No embate entre Portuguesa e Bahia, o detalhe tinha nome: Jael. O Bahia embalado pela goleada diante do América-MG, na rodada anterior, fez no Canindé uma das suas melhores partidas nesta série B. Ainda contando com certa desconfiança do torcedor, Márcio Araújo armou bem o time, acertou nas alterações e quando precisou contou com a estrela de Jael. O atacante marcou um hat trick e foi fundamental para a vitória de 4 a 2.

No primeiro tempo, Bahia e Portuguesa fizeram um jogo equilibrado, com boas chances para as duas equipes. A Lusa saiu na frente, mas o Bahia empatou logo em seguida e começou a tomar as rédeas do jogo. Mas foi no intervalo que Márcio Araújo mudou a partida.

O treinador sacou o garoto Vander e colocou em campo o atacante Adriano. Com pouco mais de um minuto de bola rolando, o atacante sofreu pênalti de Domingos, que ainda foi expulso. Com o gol de Jael e um a mais em campo, o Bahia se tornou o dono do jogo. Jael fez mais um, mas o time baiano abusou de perder gols.

O domínio tricolor só acabou após o segundo gol da Lusa, que voltou ao jogo, mesmo com um homem a menos. Mais uma vez equilibrada, a partida começou a se transformar em drama para o Bahia com a expulsão do zagueiro Alison. Com dez para cada lado, foi o time do Canindé quem passou a dominar a partida e o Bahia que tinha o jogo nas mãos, passou a correr riscos. Até que Morais achou Jael livre em um contra golpe rápido e serviu o companheiro que de longe fez o seu terceiro no jogo e tratou de confirmar a merecida vitória baiana.

Morais, por sinal, parece que aos poucos vai encontrando o seu bom futebol. Mais uma vez fez o que se espera de um camisa 10, atacando, distribuindo bem a bola e inclusive ajudando na marcação.

A importante vitória diante de um adversário direto na briga pelo acesso deve dar uma moral extra ao tricolor, mas em dois dias será preciso repetir a mesma determinação contra o Santo André. Apesar da derrota, a Lusa se mantém próxima ao G4, na briga pelo acesso.

Diante de tanto equilíbrio na série B versão 2010, o brilho de estrelas como a de Jael na tarde de hoje serão mais do que fundamentais para o sucesso.


Publicado também no blog do Lédio Carmona: A estrela de Jael

Nenhum comentário: