segunda-feira, 16 de abril de 2007

Caetano, apesar dos pesares.

“Me sinto meio Mick Jagger. Me sinto assim porque somos da mesma geração. (...). Ele também é leonino, muito explicito. Tem vontade de mostrar lucidez. Tem um lado meio gay...” Caetano Veloso

Impressões

Salvador, sábado, 14 de abril de 2007, parte de cima da Concha Acústica. Passam das 18:30h, horário marcado para o ínicio do espetáculo.
Depois de alguns minutos de assobios e reclamações quanto a demora.
Chega o momento. Enfim o senhor de cabelos grisalhos, que na na definição da minha estimada avó, seria "um coroa bonito", sobe ao palco (na verdade ele entra no palco)

Calça e jaquetá jeans, camisa polo, de cara percebe-se que ele não é o Caetano de outrora, quando tinha no palco a companhia de Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil e outras feras. Os companheiros de hoje, são mais jovens, mas não menos talentosos, Pedro Sá, Dias Gomes e Callado mostrariam nas 1h e 51 minutos seguintes toda capacidade de grandes músicos.


Pesares

Num momento onde o show ainda não havia alcançado a perfeição, Caetano sentou-se pela 1º e única vez durante todo show(diferente do público, mas isso conto já.).
E começou a falar de politica. Muito bom, poderia ter pensado, aprendi com um outro gênio-ídolo, JUbaldo a ouvir e absorver criticas ferrenhas ao governo do presidente operário, afinal, brigam as idéias e não os homens. Mas o Caetano intelectual, que também parece não ser o memso de antes, parecia ao menos pra mim não ter mais "envergadura moral" para tecer tais comentários, o outro sem dúvida diria a ele "pô cara você traiu o movimento".Mas apenas pensei: lá vem ele de novo.
Mas foi lindo vaia-lo, ouvir aplausos e vaias cortando o céu da Concha. Ouvir gritarem "burguês!", ouvi-lo dizer que já se acostumara as vaias. Foi linda a forma com que desceu do salto e voltou a ser o humilde burguês de Santo Amaro. "Pior do que ouvi-lo falar de politica é ouvi-lo tocar violão". Escroto!

E ali foi Caetano. O velhinho punk, que corria todo palco como um garoto de 20 anos.Um Caetano rock! Só que metade das pessoas que constituiam um dos mais heterogêneos públicos da história da Concha parece não ter entendido. Não foram lá porque era o lançamento do Cê, foram apenas porque era Caetano. Assim como as pessoas que foram ao TCA em março, somente porque era Chico (se bem ERA CHICO!), sequer conheciam CArioca e após o "maconha só se comprava na tabacaria", soltavam aquele "oh" de surpresa pelo teatro. Assim foi no sábado a cada solo da endiabrada guitarra de Pedro Sá, muitas pessoas tapavam os ouvidos, e o pior queriam por que queriam assistir ao show sentadas. Não era sala do Coro. Aquilo era a Concha. E aquele não era um mero Caetano, era um Caetano Cê. Tsc. Broxante.
Porém confesso que após interpelado para que sentasse, ainda na primeira parte do show, e ter educadamente acatado a tal pedido, me senti...lisonjeado ao ser aplaudido(de pé!?)pelas pessoas que "incomodava". Ainda assim a broxada já estava em curso. Mas o viagra vinha do palco.

Uma nova cerveja e Caetano toca "homem", impossivél não ficar de pé. Na frente do palco ninguem grita "senta aê", logo é o melhor lugar. E lá no palco Caetano é o cara que diz "só tenho inveja dos orgamos multiplos...porque eu sou hoooomem!". Perfeito.


Quanto toca Rocks a metade da Concha que se recusa a sentar um instante sequer, quase faz com que ela venha abaixo por um todo entoando "Tatuou um ganesh na coxa / chegou com a boca roxa de botox / exigindo rocks / animais metais totais letais / eu não dei letra / tu é gênia, gata, etc. / mas cê foi mesmo rata demais / meu grito inimigo é: você foi mor rata comigo...rata comigo demais". A fusão do "baianês" com o "paulistês" encanta. "Ó paió! Mô som!" se ouve ao fundo. Fantástico!

E assim continua a correr de uma ponta a outra do palco, é um legitimo rock star.Entre gritos de "toca Raul!" ele é um "filho do norte, um americano forte", um sacana de inglês perfeito com um fundamental sotaque baiano em London London, é um scana que tira Sampa do ritmo sem conseguir estraga-la. É Caetano, é homem, é bicha, bicha louca. É anjo, anjo que mais parece...bicha, Caetano, bicha louca. É genial.

É impávido como Muhamed Ali, tranquilo e infalível como Bruce Lee, é apaixonadamente como Peri. Preciso. Só ele no faz caetanear, só ele, hoem, bicha, anjo, deus, burguês, Caetano.

Valeu Coroa! Showzaço!

Ps: Só queria saber o que achou Dona Canô do novo disco. ;=D



Fotos de Luis Miranda.

Nenhum comentário: