segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Futebol além fronteiras

- Os clássicos dos sonhos –


Inglaterra - No Old Trafford em Manchester City, tivemos ontem o atual maior clássico do futebol inglês, e um dos maiores do mundo. Manchester United e Chelsea. Num primeiro tempo bastante movimentado, o Manchester dominou, foi superior em praticamente todos os primeiros 45 minutos. Sem José Mourinho, que teve seu contrato reincidido e levou 26 milhões de euros de multa rescisória, o Chelsea sentiu a falta de Drogbar e Lampard, ambos machucados, além de uma boa tática de jogo. O talento do bom francês Malouda, por exemplo, não foi devidamente explorado pelo técnico israelense que assumiu o comando do time azul. O time contava apenas com os raros lampejos de Joe Cole e Shevenchenko.
No mais só deu diabos vermelhos, que depois da expulsão de Mike, do Chelsea, ainda no primeiro tempo tiveram sua superioridade aumentada. Giggs, Ronaldo e o assustador (em todos os sentidos) ataque com Rooney e Tevéz passaram a dar trabalho para Peter Cech que se virava. Até que nos acréscimos do primeiro tempo, o brilhante galês, Ryan Giggs fez um cruzamento de três dedos maravilhoso na cabeça de Tevéz, Manchester 1 a 0.
No segundo tempo, o jogo apesar de aberto, foi sem muitas chances para ambos os lados. Até que aos 43 o zagueiro israelense Bem Haim (leia Bem Ruim!) derrubou o francês Louis Saha, que acabara de entrar no lugar de Carlito Tevéz , o próprio Saha bateu, 2 a 0. Quanto a Tevéz, a forma com que foi aplaudido no Old Trafford, é uma prova de que a velha rivalidade Inglaterra e Argentina pode encontrar nele um grande pacificador. E em vez de lembrar de estiveram na guerra das Malvinas, lembraram que tiveram um craque a quem aplaudiram.

Na Itália, outro clássico, e como é bom ver a Juve de volta aos grandes clássicos. Na capital Italiana, num estádio Olímpico lotado Roma e Juventus empatarão em 2 a 2. A Juve abriu o placar com um gol de cabeça de David Trezeguet, a Roma dos brasileiros Doni, Cicinho, Juan, Taddei e Mancini, empatou e virou, com dois gols de Francesco Totti, o primeiro uma pintura e o segundo aproveitando um rebote de Buffon, com sua comemoração tradicional chupando o dedo, Francesco enlouqueceu o Olímpico. Mas a Juve mostrou novamente sua força, perdeu um pênalti com Del Piero batendo no estilo Baggio, mas a poucos minutos do fim arrancou da líder do italiano um empate. O ruimzinho, porém querido pelos italianos, Iaquinta marcou de cabeça.



Na Alemanha, show de Diego no sábado pelo Werder Bremem, pela que ele não repete isso quando tem chances na seleção. O pequenino meia comandou o time na vitória sobre o atual campeão alemão, o Sttutgar por 4 a 1. Diego fez um e quase marcou outro numa bicicleta fantástica. Mas já que estamos na Alemanha, bom ficar de olho no time do Bayer de Munique, que montou uma bela esquadra. Um time que tem no ataque o oportunista Miroslave Klose e o talentoso Luca Toni promete. Olho neles!

Nenhum comentário: