segunda-feira, 10 de setembro de 2007

O Mundo da Bola.

Estados Unidos 2 x 4 Brasil

Já escrevi por aqui que acho amistosos, em geral, entendiantes. Ninguém se interessa. Os jogadores fingem que gostam; as comissões técnica fazem um teatro; e pouco há de prático. Os testes da Seleção Brasileira não fogem à regra. Principalmente quando realizados numa cidade onde futebol é detalhe, caso de Chicago, e num gramado sofrível e desrespeitoso, como o do Soldier Field. Então, bastou Ronaldinho Gaúcho e Kaká jogarem um tostão para o placar for feito. Sem estresse. Mas o que importa mesmo são as eliminatórias. Isso, sim, eu adoro. Até lá, quero mesmo é saber de Brasileirão, dos Europeus e do Mundial Feminino, que começa amanhã e vou comentar no SporTV. Mas, numa boa, comente aqui o que achaste sobre mais uma vitória dos rapazes de Dunga. Nada contra.



Brasileirão....
O domingo do futebol por Lédio Carmona.

• Após os jogos de hoje, há duas divisões na tabela do Campeonato Brasileiro. Entre o líder, São Paulo, com 54 pontos, e o Internacional, nono, com 35 pontos, todos têm chance de ir á Libertadores. Claro que o São Paulo já está garantido. Sobrariam as outras três vagas para serem disputadas por Cruzeiro (45), Santos (42), Palmeiras (40), Vasco (39), Botafogo (39), Grêmio (38), Fluminense (37 e já garantido pela Copa do Brasil, o que abriria vaga para o quinto colocado) e Internacional (35).

• Os outros 11 times, com exceção do América de Natal, que já está mais do que rebaixado, luta para não ocupar as três últimas vagas para a degola. São eles: Goiás (33), Sport Recife (33), Corinthians (33), Atlético-MG (32), Figueirense (31), Paraná (31), Atlético-PR (29), Flamengo (29), Náutico (27) e Juventude (26).

• Faltam 13 rodadas ou, como queiram, 39 pontos... Uma loucura... Haja pressão alta...

• E só um pitaco: desses times ameçados pela degola, quem tem jogado melhor é o Náutico.

• Olha, concordo com Rodrigo Martins Cintra errou feio ao marcar o tal pênalti de Leandro Guerreiro em Acosta. Não foi mesmo. E a expulsão de Jorge Henrique foi meio polêmica. Mas, numa boa, o Náutico jogou muito, muito mais do que o Botafogo. E o uruguaio Acosta? Quatro gols, amigo? Joga muito bem esse gringo... Acorda, Botafogo! Ainda ba! O Náutico já despertou! Ainda dá! E Max conseguiu a proeza de levar um frango numa cobrança de pênalti.

• E lá vai o Palmeiras, de novo, para a zona da Libertadores – 4º, com 40 pontos. O placar de 2 a 0 sobre o Goiás foi justíssimo. E óbvio. Um Goiás que nunca me pegou nesse Brasileirão. Nem na fase boa. É time de meio de tabela. Foi como se preparou para a atual temporada. Ah, em tempo: que uniforme é esse, Palmeiras? Esquece isso!

• O Sport Recife também não consegue engrenar. Quando se pensa que decola, emperra. Hoje conseguiu empatar com o América de Natal. Não dá, né? Com todo respeito.... Aí, melhor pôr os dois pezinhos no chão e pensar em não descer mais.

• Renato Gaúcho avisou, sempre com eloqüência, que o Fluminense se recuperaria e logo estaria em cima. Hoje ganhou do Atlético Paranaense, no Maracanã, por 2 a 0 (gols de Somália) e pulou para oitavo, com 37 pontos. Mas, numa boa, “Showmália” é um pouco demais... Menos... E não acredito na queda do Furacão. Com Ney Franco, o time melhorou. E muito...

• E Josiel fez o 17º gol dele no Campeonato Brasileiro contra o Corinthians: 1 a 0 Paranã, na Vila Capanema. Não acompanhei essa partida. Aguardo pelos comentários. Mas farei uma previsão: já, já o Shaktar Donetski tentará contratar Josiel. Isso é mole de adivinhar.

* Ah, Alexandre Gallo é o novo técnico do Figueirense. E aí, Pedro Goulart ? Tá gostando?

Jogo Aberto

• O São Paulo está invicto há 13 jogos. Não toma um golzinho há nove jogos. Sua defesa só foi vazada 7 vezes em 25 partidas. O time, com 54 pontos, tem nove de vantagem sobre o segundo colocado, o Cruzeiro. E, desde o fim de julho, venceu Cruzeiro, Grêmio, Botafogo, Palmeiras e, hoje, em São Januário, o bom Vasco, de Celso Roth, por 2 a 0, gols de Dagoberto e Hernanes, ambos no segundo tempo.

• Resultado ingrato para o Vasco, que teve duas bolas na trave no primeiro tempo (Amaral e Julio Santos), fez uma boa partida, mas, diante de um adversário forte demais e que marca com eficiência impressionante, viu parte do mundo desmoronar com o gol de Dagoberto. Ainda tentou, mas não tinha jeito. O São Paulo, com 72% de aproveitamento, só perde para ele mesmo. Pode até perde o título, admito, mas, com todo respeito aos demais, só para ele mesmo.

• Caiu a invencibilidade de um ano em São Januário. E a derrota do Vasco foi comemorada por Botafogo e Palmeiras, os dois que saíram abraçados com o medíocre empate da última quarta-feira, no Maracanã.

• Dois gols de Marcelo Moreno e o Cruzeiro fez a sua parte, suficiente para deixá-lo sonhar: 2 a 0 no Grêmio, no Mineirão. Agora, o Cruzeiro diminuirá para seis pontos a vantagem do São Paulo caso vença o Flamengo, no tal jogo atrasado, quarta-feira, no Maracanã. É bom o time do Cruzeiro. E o Grêmio faz um bom CB. E mesmo com derrota segue no páreo por uma das vagas para a Libertadores.

• Santos 1 x 0 Juventude, gol, polêmico, de Renatinho no final. Também não acompanhei, mas o Santos segue em terceiro, firme no G4, com 42 pontos. Agora, Vanderlei Luxemburgo foi exemplar no seu depoimento pós-partida. O grande trunfo de um time num campeonato de pontos partidas é ser regular e não ter uma queda brusca de 15 a 20% na competição. Foi aí que o Peixe dormiu e, quando acordou, viu o São Paulo disparar. Exatamente no início do Brasileirão.

• Não vi Internacional 3 x 0 Flamengo, gols de Wellington Monteiro, Roger e Élder Granja. Mas pelo que andei lendo e ouvindo, a abertura da matéria de Alexandre Alliatti, aqui no GloboEsporte.Com, é exemplar. “Na tarde em que o Inter voltou a jogar o que sabe e o Flamengo esqueceu o pouco que tinha aprendido, nada mais natural do que vitória colorada por 3 a 0, no retorno de Fernandão.” Pois é... Se não concorda e viu, comente aqui. O Inter, com 35 pontos, é oitavo. E o Flamengo, com sua irregularidade, alguns devaneios e vários dispersos, segue em sua desesperada luta para não cair. Hoje estaria livre, mesmo na 16ª posição. Muito pouco para o significado do Flamengo. Ah, e a cabeçada do Obina em Índio, hei? Azedou...

• Figueirense 2 x 1 Atlético Mineiro. Não vi. Comente. Mas o Figueira deu uma escapada boa – 14º, com 31 pontos. E o Galo, 12º, com 32, segue onde esteve em quase todo no Brasileirão: zona da marola.

• Sobre a Série B.. O Criciúma perdeu a liderança, após dezenas de rodadas. O Coritiba agora é o primeiro, com 43 pontos, contra 42 do Tigrão. Ipatinga e Brasiliense vêm depois, com 40. Em, seguida, entre Marília (37) e Ponte Preta há uma lista de clubes com chances de subir. Uma segundona tão irregular quanto emocionante.

• Boa semana.

Nenhum comentário: