segunda-feira, 10 de setembro de 2007

A Mclaren apresenta Fernando Alonso - O Espião que me amava




O mundo do padock em Monza esse fim de semana mais parecia um filme de 007, suspense, tensão e velocidade. Vai dizer que não tem velocidade em filmes de 007? Ah sim.
Mas o caso de espionagem que abalou as estruturas da Fórmula 1, no primeiro semestre do ano, continua rendendo. Na próxima quarta-feira a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) julgará novamente o caso de espionagem em que um mecânico da Ferrari passou informações secretas a um membro da Mclaren. O novo julgamento é em virtude do fato de ter sido divulgado para a imprensa que o bi-campeão do mundo, o espanhol Fernando Alonso teria trocado emeios com o compatriota e piloto de teste da Mclaren, Pedro De La Rosa. O teor dos emeios era justamente, as informações secretas vindas da Ferrari.

Apesar do clima tenso, o que se viu foi um baile da Mclaren que na casa da Ferrari sobrou. Alonso fez a pole e na corrida dominou de ponta a ponta. Hamilton largou em segundo e quase viu sua segunda colação escapar quando Kimi Raikkonem conseguiu ultrapassa-lo após as paradas nos boxes, porém numa ultrapassagem gênial, uma das melhores do campeonato, o inglês voador, atrasou a freada e deixou o pra trás o homem de gelo. Felipe Massa tirou o máximo da Ferrari no sábado e consegui a terceira colocação na largada. Porém no domingo apesar de uma largada ousada, onde por pouco não ultrapassou Hamilton, Massa teve problemas e ainda na nona volta abandonou a corrida. Agora o campeonato esta muito mais pro lado da equipe inglesa. Hamilton tem 92 pontos, Alonso 89, Raikkonem 74 e Massa 69.

A quarta posição ficou com o alemão Nick Heidfeild que faz um campeonato brilhante. Pode-se dizer que o alemão é o líder do campeonato das equipes “normais”, que engloba todas menos Ferrari e Mclaren.
Mas engana-se quem pensa que o campeonato será decidido exclusivamente nas pistas. A FIA dá claras demonstrações de que haverá punições para o escândalo “Ferrari Gate”. No padock da F1 se comentam quatro possibilidades. A primeira de que a Mclaren perca todos os pontos no campeonato de construtores, essa por sinal a mais provável. A segunda de que além do campeonato de construtores a equipe inglesa perca também os pontos dos pilotos.
O que faria com que o campeonato ficasse apenas entre Massa e Raikkonem, e que de certa forma tiraria créditos da conquista do título tanto do brasileiro quanto do finlandês. A terceira opção é a mais drástica, e essa defendida pela Ferrarri na figura do seu presidente Luca de Montezello, a punição seria a desclassificação da Mclaren desse campeonato, e ainda banir a equipe inglesa do campeonato do ano que vem. Por fim a quarta opção é a que com certeza não deve ocorrer, seria o arquivamento do processo, no maior estilo Brasil terminar tudo em pizza. Pizza Ferrarista, ragatzo!
Mas tudo dependerá do julgamento de quarta-feira, Fernando Alonso, no sábado prometia ser “profissional”, que significaria por a boca no mundo. A vitória de ontem porem talvez faça o espanhol pensar um pouco mais. Ainda assim comenta-se também que caso os pilotos soneguem informações poderão ser punidos ainda mais drasticamente. Dentro da Mclaren o espanhol já é tachado de delator, já que teria sido ele quem contara a Flavio Briattori, que por sua vez contara ao presidente da FIA, inimigo de Ron Dennis, chefão da Mclaren, sobre as conversas a cerca das informações secretas. Faltando quatro corridas, essa semana será decisiva para os rumos da Fórmula 1. Julgamento na quarta e GP da Bélgica no domingo. Quando os motores roncarem em Spa-Francorchamps no domingo os olhos do mundo estarão voltados para lá, já com alguma certeza.


Materia do Arena Sportv sobre o "Ferrari Gate"

Mais sobre F1, clique aqui.

Nenhum comentário: