quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Julgado o "Ferrari Gate" - A Mclaren é culpada

Representantes da FIA saindo da reunião

As 13h33m de hoje no horário de Brasilia o Conselho Mundial da FIA colocou um ponto final no "Ferrari Gate", maior escandalo da historia da maior categoria do automobilismo mundial. A Formula 1. Era 18h33 em Paris e a reunião que começou na hora do almoço enfim terminara.

"Por um instante, o mundo inteiro soube que a McLaren fora excluída não só do campeonato de 2007 - mas também do próximo - o que imediatamente foi desmentido em tão pouco tempo quanto a notícia que foi dada pela Autosport, tida como a bíblia do automobilismo. A inglesada levou uma "barriga" sem tamanho, tirou a informação do ar e a própria FIA desmentiu que qualquer decisão fora tomada e que "o Conselho estava reunido"."

Esse trecho foi tirado do blog Saco de Gatos, e é fundamental para que se perceba a tensão criada ao redor do mundo em virtude do acontecimento.

Mas a verdade é que a McLaren perdeu todos os pontos conquistados neste ano no Mundial de Construtores, de acordo com a decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Lewis Hamilton e Fernando Alonso, seus pilotos, não perderam os pontos e continuam na briga pelo título de pilotos.

A equipe inglesa também recebeu uma pesada multa de US$ 100 milhões, além de não pontuar nas últimas etapas do ano. O time completará a temporada sem pontos.

By Saco de Gatos, "O prejuízo da McLaren, além da imagem arranhada, levando de roldão sua sócia, a Mercedes, é grande. A equipe não terá direito à receita dos direitos de imagem em 2008. Nem ela e nem a estreante Prodrive - que será ironicamente o time B da McLaren no ano que vem. E há quem diga que esse montante é bem maior do que a multa recebida."

Ron Dennis chega para a audiência em Paris

O borogodó de hoje detalhadamente:


A reunião

- Foi um processo normal, administrativo. A McLaren apresentou sua defesa aos membros do Conselho Mundial. Lewis Hamilton estava presente, mas foi dispensado pois não tinha informações para acrescentar aos autos. Este é um processo incômodo, pois tivemos que tomar medidas desagradáveis.

A punição

- A decisão do Conselho Mundial foi dividida em duas partes: a McLaren perdeu a pontuação de 2007 no Mundial de Construtores e não pontuará mais até o fim da temporada. Além disso, ela recebeu multa de de US$ 100 milhões, que deverá ser paga em até 90 dias. Para 2008, a FIA vai constituir uma comissão técnica para ver se o modelo da McLaren não vai ter nenhum detalhe do modelo da Ferrari.

Pilotos
- Os pilotos foram enquadrados na delação premiada. Houve um comprometimento do presidente da FIA com os pilotos. Eles entregaram as provas e isso fez com que tivessem imunidade a punições nesta reunião. O artigo 105 do regulamento previa que os pilotos e a equipe perderiam os pontos, mas eles escaparam porque ajudaram.


Entenda o caso:


Em 26 de julho, a McLaren não foi punida pelo mesmo Conselho Mundial. A alegação na ocasião foi que a equipe inglesa não teria usado os dados da Ferrari no desenvolvimento do MP4/22, modelo desta temporada. A equipe italiana recorreu, e a FIA marcou uma reunião da Corte de Apelações.

Na semana passada, antes do GP da Itália, Max Mosley, presidente da FIA, decidiu convocar uma nova reunião do Conselho Mundial da entidade. Na ocasião, novas evidências foram encontradas, e o dirigente confirmou que teve acesso a uma troca de e-mails entre Fernando Alonso e Pedro de la Rosa.

Pra apimentar mais um trecho do Saco de Gatos: "E tem mais: Fernando Alonso dificilmente emplacará a próxima temporada por lá. No contrato celebrado entre ele e Ron Dennis, foi incluída uma cláusula onde ficou claro que o piloto poderia exigir o rompimento do compromisso se sua imagem fosse arranhada e a equipe não marcasse pontos.

Pois bem: a McLaren ficará com zero ponto, a imagem de Alonso também foi prejudicada e a pergunta vai ficar no ar.

Para onde vai Alonso em 2008?"

Também quero saber. O certo é que a Ferrari já é virtual campeã do campeonato de construtores, já que só uma milagre do cão, aliás, acho que nem desse faz com que a, agora, segunda colocada BMW com 86 pontos, ultrapasse a Scuderia de Maranello que tem 143.
Nesse domingo na Bélgica o mundo da Fórmula 1, ainda estará com uma ressaca das brabas, e então começaremos a ver os reais impactos dessa decisão.
Sábado tem treino classificatório e domingo a corrida, sempre as 9h. Mais do que nunca Spa-Francorchamps estará quente.

Impossível não lembrar o torcedor da faixa em Monza domingo passado.

Tradução: "Dennis, aqui projetos do F2008! Por favor, ligue para mim!"


Citações: Lédio Carmona
Saco de Gatos
Voando Baixo

Nenhum comentário: