domingo, 5 de setembro de 2010

#SérieB: Fim de um turno, sequência do equilíbrio

A 19ª rodada da série B fechou o 1º turno da competição confirmando algumas tendências. A principal delas, a de que está será, muito provavelmente até o final, uma competição de puro equilíbrio. A Segundona 2010 não dá espaço para se surpreender com um empate do Bahia contra o ameaçado Bragantino, em Pituaçu, menos de sete dias após ter vencido e convencido a forte Portuguesa no Canindé. Muito menos para outra derrota da Lusa em casa, desta vez para o Sport, que há algumas rodadas atrás parecia fadado a brigar na parte final da tabela. A reação do Sport, que com a vitória fora de casa, terminou o turno apenas quatro pontos distante do G4 mostra exatamente a importância de se emplacar uma boa sequência no campeonato.

A instabilidade da maioria dos times a cada nova rodada embola a tabela e deixa dúvidas no ar. Quem serão os felizardos a comemorar na 38ª rodada? A resposta não é fácil, mas a classificação atual colabora. Pelo que vem jogando, o Figueirense, que fechou o turno na liderança, é forte candidato, apesar de só ter ficado no empate diante do Paraná. A Ponte Preta, que venceu o América-MG, dando continuidade a sua bela arrancada deixa esperançosa a metade alvinegra de Campinas.

No caso de Coritiba, Bahia e Náutico, que além da tradição tem apresentado força em momentos importante da competição, será preciso deixar de lado a instabilidade, após uma vitória convincente, um tropeço sem brilho. Dos três, apenas o Timbu venceu nesta rodada. O Coxa voltou a perder e o Bahia só empatou em casa. Muito pouco para a importância do trio.

A Lusa, que perdeu mais uma em casa e não vence há seis jogos, precisa reencontrar o caminho das vitórias. O exemplo a ser seguido por ser o último algoz, Sport. O Leão da Ilha não perde há oito jogos, Geninho parece ter acertado a mão, Marcelinho Paraíba caiu como uma luva no time e o rubronegro pernambucano chega na briga em tempo de fazer possível o retorno à elite. Já era hora.

Enquanto isso, o Guará, que venceu o Coxa, também vai beliscando seus pontos e sonha, assim como o América-MG, que contando com um grupo experiente se convida para a festa do G4. E nisso, a série B prova que apesar da distância na tabela, no geral, a coisa é parecida, a prova é o número de pontos que separam os candidatos. Por isso mais do que nunca neste campeonato, cada jogo deve ser considerado uma final, e assim é só esperar a cada rodada uma caixinha de rotineiras surpresas.

Nenhum comentário: