quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Coxa, Bahia, Ponte, Coelho, Figueira, Sport…


Seguindo o seu roteiro de emoção a cada rodada, a terça de Série B manteve a escrita. Personagem constante na competição, o equilíbrio foi mais uma vez o carro chefe nas dez partidas disputadas ontem. Nas últimas três rodadas, a liderança foi ocupada por três times diferentes. A disputa promete ser ponto a ponto, até o final. O Figueirense que começou a 22ª rodada como líder, termina a 23ª fora do G4, em uma prova de que qualquer vacilo pode custar muito caro.

Contra o Náutico, nos Aflitos, o Figueira chegou a sua terceira derrota consecutiva, enquanto o Náutico, que vinha de três derrotas, voltou a encontrar o caminho das vitórias e a sonhar com o acesso. O Timbu de Alexandre Gallo, que chegou a ocupar a liderança por quatro rodadas está a seis pontos do G4, diante do equilíbrio da competição, nada que não possa ser tirado em algumas rodadas, mas será preciso ser o forte Náutico do começo da competição. O mesmo vale para a Portuguesa, que ontem bateu o Santo André e chegou aos mesmos 34 pontos do time pernambucano.

Mas enquanto isso, o favoritismo para o acesso permanece no pelotão dos seis primeiros. A liderança agora é Coritiba, que na Boca do Jacaré, venceu o Brasiliense. Após uma fase de instabilidade, o Coxa de Ney Franco reencontrou o caminho das vitórias e com o reforço do Couto Pereira nesta reta final, tem tudo para manter-se no G4.

Assim como o Coxa, o Bahia tem se mostrado um visitante indigesto, no entanto é em casa que o tricolor tem se atrapalhado. Já foram 13 pontos perdidos em seus domínios, diante de mais de 31 mil torcedores em Pituaçu, o tricolor só ficou no empate diante do perigoso Vila Nova. O time goiano, que nos últimos 15 pontos disputados ganhou 12, jogou de igual para igual com o então líder e após sair na frente, perdeu inúmeras chances de matar o jogo. O Bahia, que também perdeu chances incríveis, só chegou ao empate, nos minutos finais, empurrado pela torcida. No entanto, os empolgantes últimos minutos do tricolor em Pituaçu foram muito importantes. Os tricolores, que mesmo com o tropeço, deixaram o campo sob aplausos dos torcedores que reconheceram a dedicação e entrega do time, ganharam desta forma, uma moral extra para o grande jogo da próxima rodada contra o Sport na Ilha do Retiro.

As duas maiores forças nordestinas na competição estarão frente a frente em um jogo que vale muito. O Leão de Geninho, que não perde há 12 jogos, deixou escapar a chance de pela primeira vez entrar no G4, mas o resultado de empate contra o Icasa no Romeirão, não deve ser lamentado. O time apresentou algumas falhas que ainda precisam ser corrigidas, mas mostrou também que quando a fase é boa, todo santo ajuda e no caso, o santo tem nome, São Magrão, que com grandes defesas segurou o importante ponto para o rubronegro. No sábado contra o Bahia, adversário direto na briga pelo acesso, o Leão terá o reforço do seu caldeirão, e com a Ilha lotada, tudo pode ficar menos complicado. Uma vitória deixará o Sport a apenas um ponto do tricolor baiano. Já uma derrota e o adversário direto, que já venceu seis partidas longe de Salvador, abrirá sete pontos de vantagem. Promessa de jogão em Recife.

Quem também chegou forte para a festa do equilíbrio foi o América de Minas. Em Sete Lagoas, o Coelho venceu o xará de Natal, ganhou mais uma posição no G4 e no melhor estilo mineiro mostra que o acesso é algo possível. Assim como a Ponte Preta, que se recuperou rápido da derrota em casa, no último sábado e somou mais três pontos, diante do bem arrumado Guaratinguetá, voltando ao G4.

Coritiba, Bahia, América-MG, Ponte, Figueirense e Sport, seis forças do nosso futebol que devem protagonizar momentos de pura emoção até as últimas rodadas da série B. No final, dois ficarão pelo caminho, mas a emocionante Série B 2010, já fez o favor de colocar, todos eles, de volta no panteão da nossa história futebolística.

Publicado no Blog do Lédio: Coxa, Bahia, Ponte, Coelho, Figueira, Sport…

Nenhum comentário: