terça-feira, 7 de setembro de 2010

E que venha a EURO 2012



A Copa acabou, Espanha ganhou e é isso aí. Agora, um novo calendário futebolistico tem inicio e os torneios continentais chegam pra esquentar o mundo da bola. Nesta sexta-feira, tivemos "na vera" o inicio das eliminatórias da EURO 2012, que será sediada em dois países: Polônia e Ucrânia.

O formato da fase eliminatória é bem simples. As 51 seleções do continente (com exceção das anfitriãs) são divididas em 9 grupos, sendo 6 deles com 6 equipes e 3 chaves com 5. Os países jogam dentro de sua própria chave em partidas de ida e volta, classificando-se o 1º colocado de cada grupo. Entre os 2º colocados, aquele de melhor campanha em seu grupo assegura uma vaga diretamente. Dos restantes, será efetuado uma repescagem com chaves de apenas 2 equipes, onde o vencedor estará classificado para o torneio. Esclarecimento: Como existem grupos com mais equipes do que outros, a média das melhores campanhas irá retirar os resultados da respectiva seleção com o 6º colocado do seu grupo.

Regras devidamente explicadas, vamos falar agora do que aconteceu nos grupos A,B e C na primeira rodada das eliminatorias EURO 2012.


Grupo A


Turcos começam com pé direito

Pelo Grupo A, tivemos 2 jogos sem surpresas. Em Astana, a seleção turca venceu sem dificuldades a equipe do Cazaquistão, que desde que entrou na UEFA (antigamente fazia parte da AFC) tem amargado resultados pífios em relação ao seu histórico asiático.

Os comandados de Guus Hiddink abriram o placar aos 24 minutos, quando após uma cobrança de falta e uma cabeçada que acabou na trave, Arda Turan ficou livre para marcar o 1° gol dos turcos. Nem bem comemoraram, e o time Ay Yildiz marcou mais um. Em cobrança de escanteio, Altintop aproveitou-se do rebote e chutou forte de fora da área, marcando um belo gol.

No segundo tempo, os anfitriões até criaram boas oportunidades, mas não conseguiram marcar. Em contrapartida, a Turquia ainda conseguiu mais um aos 31, quando Arda Turan recebeu lançamento na pequena área, dominou e driblando o goleiro Sidelnikov marcou o seu segundo gol na partida. 3 a 0


Na outra partida do grupo, a seleção alemã foi ate Bruxelas e teve dificuldades em vencer a Bélgica. Lês Diables Rouges começaram a partida pressionando no meio-campo, levando perigo ao gol alemão em diversas oportunidades. A forma ofensiva de jogar, mesmo com um atacante na frente, fez com que os dois times se equiparassem por todo o 1º tempo. No inicio da etapa complementar, os alemães começaram a tomar conta de jogo, e aos 8 minutos do 2º tempo, em uma tomada de bola de Schweinsteiger e otimo passe de Muller, Klose sozinho chutou no canto direito do gol belga.


Com o resultado de 1 a 0, os alemães estão em 2º lugar do grupo, perdendo apenas no saldo de gols para a Turquia. Austria e Azerbaijão - que não estrearam ainda - dividem a 3º posição ainda sem pontuar. Belgica e Cazaquistão também não tem pontos, mas diferem no saldo de gols: -1 para os belgas e -3 pros cazaques.


A

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

S

Turquia

3

1

1

0

0

3

0

+3


Alemanha

3

1

1

0

0

1

0

+1


Áustria

0

0

0

0

0

0

0

0


Azerbaijão

0

0

0

0

0

0

0

0


Bélgica

0

1

0

0

1

0

1

-1


Cazaquistão

0

1

0

0

1

0

3

-3


Grupo B


Depois foi só bebemorar

No Grupo B, também não tivemos surpresas. Em Yerevan, Irlanda e Armênia fizeram um confronto nervoso, onde apesar dos esforços do time da casa, The Boys in Green conseguiram uma suada vitória por 1 a 0. Aos 31 minutos, Keith Fahey recebeu a bola após boa jogada de Robbie Keane e chutou forte no canto esquerdo armeno. Bom inicio para os irlandeses, apesar de que a equipe comandada por Trapattoni precisa lapidar muito seu futebol para superar um grupo de nível equilibrado.


No outro jogo da rodada, a seleção Russa foi até Andorra, onde sem muito esforço venceu os donos da casa por 2 a 0. Com Arshavin participando da maioria das jogadas da equipe, a Sbornaya chegou ao primeiro gol aos 14 minutos. Depois que o meio-campista efetuou um passe primoroso para Progrebnyak se livrar dos zagueiros e chutar livre pro gol. No segundo tempo, aos 15, o atacante Dzagoev sofreu um penalty infantil provocado pelo goleiro andorrano após outro grande passe de Arshavin. Progrebnyak marcou seu segundo gol no jogo, trazendo mais tranqüilidade da equipe visitante.


Fechando a chave, a Eslováquia não quis ficar atrás dos seus adversários e venceu a Macedônia com gol de Holosko nos acréscimos. A equipe de Vladmir Weiss teve um jogo tumultuado, já que não contava com a presença de atacantes como Sestak e Vittek. Assim, o jogo não foi totalmente um espetáculo, com a equipe da casa sem conseguir chegar efetivamente no ataque e os macedônios reservados apenas em lances de contra-ataque. Quando tudo parecia definido, Holosko aproveitou o cruzamento na área e num lance de puro oportunismo fez o único gol da partida.


Assim, o grupo ficou resumido entre os vencedores e os perdedores. A Rússia consegue uma pequena vantagem graças ao saldo de gols. Irlanda e Eslováquia já demonstram que vão ser adversárias diretas dos russos para a classificação. Lógico que ainda é cedo descartar a Macedônia, que não pode ser desprezada. Armênia promete ser uma figurante “fiel da balança”. Já os Andorranos precisam quebrar a anti-tradição de saco de pancadas para depois pensar em outra coisa.


B

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

S


Rússia

3

1

1

0

0

2

0

+2


Irlanda

3

1

1

0

0

1

0

+1


Eslováquia

3

1

1

0

0

1

0

+1


Armênia

0

1

0

0

0

0

0

-1


Macedônia

0

1

0

0

1

0

1

-1


Andorra

0

1

0

0

1

0

3

-2


Grupo C


Um grupo aparentemente fácil, mas que pode surpreender pelo fase de renovação da equipe cabeça-de-chave. Além dos jogos desta sexta-feira, a chave teve inicio no mês de Agosto. Estônia e Ilhas Faroe fizeram a insólita estréia em Tallin, onde o time da casa levou um susto quando aos 28 minutos, Joan Edmundsson se aproveitou da sobra de bola efetuada pelo seu companheiro Fródji Benjaminsen e chutou forte para marcar um gol histórico a seleção Faroense.

Após sucessivas investidas estonianas e uma ótima atuação do goleiro Nielsen evitando o empate, os Sinisargid chegaram ao empate no apagar das luzes, aos 46 do segundo tempo, quando o atacante Saag se aproveitou da falha de marcação para marcar um lindo gol. Antes que os visitantes pudessem se recuperar, a Estônia levou sua torcida ao estase quando aos 48 o capitão Piroja se aproveitou de mais um lance aéreo – e outra falha de marcação – para virar o jogo. 2 a 1.


Após o sufoco da estréia, a Estônia recebeu a tradicional seleção italiana, que tem a meta de apagar a péssima campanha da ultima copa. Porem, os comandados de Cesare Prandelli sofreram muito durante a partida. Logo aos 13 minutos, Sergei Zenjov aproveitou-se do rebote dado pelo goleiro italiano para abrir o marcador em Tallin. A equipe Azzurri não conseguia criar lances ofensivos, mas mesmo assim chegou ao empate, aos 15 do 2º tempo, após excelente cobrança de escanteio de Pirlo na cabeça de Cassano que achou o canto direito do gol adversário. E logo depois, aos 18, em cobrança rasteira do mesmo Pirlo, Bonucci tocou rasteiro para fazer 2 a 1 para a Itália.


Em Tórshavn, as Ilhas Faroe receberam a Sérvia. Enquanto a Landslidid procurava apenas se defender para não tomar gols, a equipe dos Bálcãs voltou a apresentar um futebol aquém das expectativas, mesmo pressionando os faroenses por todo o jogo. Aos 13 minutos, após um bate-rebate na área, Lazovic apareceu sozinho para tocar no fundo do gol. Após quatro minutos, em uma ótima cobrança de falta, Dejan Stankovic ampliou o marcador numa primorosa cobrança de falta. Com a ótima vantagem, o time adversário não conseguiu ao longo da partida apresentar um domínio concreto, ocasionando até a liberdade necessária para que os faroenses esboçassem tímidas jogadas ofensivas. Mesmo assim, aos 46 do segundo tempo, Zigic recebeu ótimo passe do capitão Stankovic e driblando o goleiro Nielsen sepultou a partida em 3 a 0.


Finalizando a chave, Eslovênia foi surpreendida em Maribor ao ser derrotada pela Irlanda do Norte por 1 a 0. O time da casa passou toda a partida desperdiçando ótimas oportunidades de gol, atacando de diversas formas a fraca equipe britânica. Porem, aos 25 minutos do 2º tempo, o Green and White Army quebrou o jejum de 7 jogos sem marcar, quando o jovem Corry Evans – que tinha acabado de entrar na partida – fugiu da marcação eslovena e marcou o único gol da partida. Os donos da casa ainda continuaram atacando, mas não conseguiram concretizar as suas jogadas ofensivas.

Mesmo pela igualdade de pontos, a Sérvia lidera o Grupo C pelo numero de gols marcados, seguido por Itália e Irlanda do Norte. A seleção Estoniana, também com 3 pontos e 1 jogo de vantagem, fica em 4º lugar com saldo nulo. Eslovênia e as Ilhas Faroe ainda não pontuaram, e completam a tabela da chave.

C

Equipes

PG

J

V

E

D

GP

GC

S


Sérvia

3

1

1

0

0

3

0

+3


Itália

3

1

1

0

0

2

1

+1


Irlanda do Norte

3

1

1

0

0

1

0

+1


Estônia

3

2

1

0

1

3

3

0


Eslovênia

0

1

0

0

1

0

1

-1


Ilhas Faroe

0

2

0

0

2

1

5

-4

Fim de Tabu? Mais cerveja, lógico!


Nenhum comentário: