domingo, 28 de dezembro de 2008
Coité: Um São Paulo à baiana
A seleção de Conceição do Coité foi até a cidade de Cachoeira e não tomou conhecimento da seleção local, que contava com o apoio da torcida e venceu por 2 a 0. O jogo foi muito corrido com as duas equipes em busca da vitória já que com o empate no primeiro jogo, quem vencesse a partida, levaria a título. Com a conquista, Coité chega ao quarto título consecutivo da competição.
Um papa títulos que impõe respeito e coloca medo nos adversários. Se na série A do Brasileiro a busca é por um adversário que tire a coroa do tricolor, no Intermunicipal a procura é por quem desbanque Coité.
Disputado desde os meados da década de 40 e a partir de 1975 com a assinatura da Federação Baiana de Futebol, que resolveu transformar o antigo campeonato das cidades do interior, em uma
competição patrocinada e organizada, o Intermunicipal segue encantando os baianos.
A competição já revelou nomes como Jorge Campos, Washington, que depois brilhou no Fluminense, na década de 80. Além de Bobô e Charles, campeões brasileiros pelo Bahia, Aldair tetra-campeão do mundo pela seleção brasileira, e que foi homenageado neste ano pela FBF, que deu ao troféu de campeão o seu nome. Além de mais recentemente ter revelado o atacante Liedson, que hoje é jogador do Sporting de Portugal.
As meninas e muitos gols no Baianão feminino
Vitória libera Marcelo Cordeiro que deve seguir para o Inter
Chances de Salvador aumentam: Fifa diz que Copa de 2014 terá 12 sedes
O Comitê Executivo da Fifa, que esteve reunido nos dias 19 e 20 deste mês em Tóquio, no Japão, aceitou o pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sobre o número de cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014. As informações foram divulgadas pelo Jornal O Globo.
Caso esta decisão seja mesmo oficializada, crescem as chances de Salvador se tornar uma das sedes do campeonato mundial de futebol em 2014. A intenção inicial da Fifa era de que a Copa tivesse apenas 10 sedes.
Cinco cidades despontam como já garantidas como sede, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, PortoAlegre e Brasília. Já o nordeste receberia jogos em três cidades, hoje existem cinco concorrentes, Recife, Salvador e Fortaleza, que carregam o favoritismo, além de Natal e Maceió. As outras três vagas ficariam com Curitiba, Goiânia ou Florianópolis, e uma cidade da região do Pantanal.
Três representantes da Fifa, membros da comissão avaliadora das sedes, chegam ao Brasil no 30 de janeiro, para vistoriar as candidatas, analisando aspectos como estádios, infra-estrutura, aeroportos, entre outros. A vistoria vai até o dia 7 de fevereiro. O anúncio dos nome das sedes deve acontecer no mês de março. Salvador tentará conseguir o feito competindo com o projeto da nova Fonte Nova, que já foi apresentada pelo governo do estado.
Bahia e Vasco entram na briga por Nadson
sábado, 27 de dezembro de 2008
Decisão do Intermunicipal terá arbitragem de Série A
domingo, 21 de dezembro de 2008
The world is red!
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Cenas que achamos que nunca iríamos ver
A fauna tricolor
Para o comando técnico, foi anunciado o nome de Alexandre Gallo, de 41 anos. O técnico é mais um dos nomes da nova geração de treinadores do futebol brasileiro e assume o Bahia após trabalhar como auxiliar-técnico de Carlos Alberto Parreira no Corinthians, em 2002 e de Dario Pereyra no Grêmio em 2003. Sua primeira experiência como treinador foi em 2004 quando comandou o Vila Nova de Minas Gerais, em seguida Gallo passou por Portuguesa, Santos, FC Tokyo do Japão, Sport, Internacional, Figueirense e Atlético Mineiro, clube que dirigiu no último campeonato brasileiro.
O auxiliar técnico será Maurício Coppertino, o preparador de goleiros Ricardo Palmeiras e o preparador físico Valmir Cruz. A nova comissão técnica deve desembarcar em Salvador nesta quarta-feira (16/12).
Não dá pra torcer contra, não dá pra pedir que o torcedor deixe de ir a Pituaçu apoiar o time, mas não dá pra não olhar torto. Afinal é bom desconfiar e ser desconfiado. A faúna está armada e o circo também.
Um Vitória pra chamar de meu
Com isso o mandatário do Barradão agora é apenas Alexi Portela. A parceria do S/A com o ECVitória sob o comando dos dois, trouxe o rubro negro de volta a Primeira divisão - sem esquecer que eles assumiram com o time na Terceira. Mas não se pode negar que com Alexi Portela como comandante fica a certeza de que o futebol rubro negro terá muito mais declarações de dirigente torcedor do que de torcedor dirigente.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
E agora? Abandonar o barco ou apoiar sem deixar de cobrar?
O deputado federal Marcelo Guimarães Filho foi eleito na tarde de hoje (11/12) presidente do Esporte Clube Bahia. Marcelo foi eleito com 193 votos, enquanto o candidato de oposição Fernando Jorge, recebeu sete e o candidato Rui Cordeiro, um.
Concorreram ao cargo de presidente nove candidatos: Marcelo Guimarães Filho, Fernando Jorge Carneiro, Rui Cordeiro, Jorge Maia, Emanuel Vieira, Ivan Carvalho, Alexandre Teixeira, Mário Silva e Robson Rafael. Sendo que apenas Marcelo, Rui e Fernando eram mesmo candidatos, uma vez que os outros nomes foram inscritos apenas como forma de protesto da oposição. A expectativa agora é para o anúncio da equipe que irá trabalhar ao lado de Marcelo Filho a frente do tricolor. O presidente eleito já confirmou que o ex-presidente do Vitória Paulo Carneiro deverá fazer parte da equipe. O anúncio da equipe, do novo treinador e dos primeiros reforços deverá ser feito na próxima segunda-feira (15/12).E o torcedor que foi às ruas protestar contra o nome de Marcelo, como agirá? Deixará de frequentar o estádio e apoiar o time? Ou continuará a massa apaixonada de outrora? E as mudanças em direção à democracia serão feitas pelo novo presidente e pelo novo conselho? As respostas teremos a partir de 21 de janeiro. Bahia e Madre de Deus em Pituaçu será o cartão de boas vindas para 2009.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
O dia em que a Cruz trincou ou "Sofrimento Misto"
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Ta Colorado! Tá tudo Colorado
Chegando em casa, computador já ligado, um f5 antes de correr pra sala e o placar ainda era zero a zero. Mas quando enfim sentei-me no sofá, o placar já era outro. O jogo já caminhava para os 30 do segundo tempo e o time argentino vencia por 1 a 0. E ai o nervosismo marca presença.
Em determinado momento bate aquele vento de razão que me questiona o porquê de tanto nervosismo se até outro dia eu simpatizava muita mais com o Grêmio do que com o Inter? O Grêmio de Felipão, Dinho, Paulo Nunese Darnlei foi o que eu aprendi a admirar. O Imortal. Mas depois como “estudioso” do esporte passei a pesquisar sobre certos clubes e jogadores e me encantei pela história do clube que tem como um dos grandes ídolos um tal de Valdomiro, que sabia marcar gols como ninguém. Ainda Figueroa e Falcão. E o melhor uma torcida que se orgulha de ser a do “Planeta dos Macacos” e um mascote que é a cara do Brasil. Era por este time que a mais de 3mil km de distância que eu torcia.
E assim, solitário no sofá de casa sofri como um colorado que não era, mas assim como a maior parte do Brasil, fora os gremistas é claro, dando forças ao time do Beira Rio. Sofrendo com as defesas fantásticas do goleiro argentino, como no chute de Bolívar, no primeiro tempo da prorrogação. Mas eis que vem o gol, chorado, suado! Não dava pra gritar! Mas a vibração foi impossível de conter. Afinal a alegria não estava só no Beira Rio, e muito menos na sala de uma casa em Salvador. A alegria agora era colorada, ou seja, do tamanho da América. Um continente tingido de vermelho (de novo!).
"Inter, estaremos contigo.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Agora é oficial
"Eu quero votar pra presidente"
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Fonte da saudade
O governo já apresentou o projeto para que um novo estádio venha a surgir no local para que Salvador venha a ser uma das sedes da Copa de 2014. Uma decisão relevante ainda que não vá trazer de volta as vítimas, é que no projeto da nova Fonte será criado um memorial em homenagem aos sete mortos.
Localizada em um ponto central da capital baiana, ele permanece ali, impassível, no meio do roteiro diário de tantos baianos, inclusive o meu. Passar nas noites de quarta ou nos finais de semana pela Ladeira da Fonte e vê-la deserta é de partir o coração. No lugar onde aprendi a cultuar o futebol. O meu templo. O templo da Bahia. Onde mais de 110mil torcedores empurraram um time formado nas divisões de base contra os poderosos Fluminense e Internacional, para comandados pela elegância sutil de Bôbo conquistar o Brasileiro de 88.
A Fonte que eu tenho na memória é aquela onde todo mundo marcava de se encontrar na estátua de Pelé na entrada do estádio. A Fonte que vai ficar eternizada é a que viu Beijoca, Douglas Franklin, Elizeu Gódoi, Baiaco, André Catimba, Osni e tantos outros craques.
A Fonte Nova que eu nunca vou esquecer é uma lotada com mais de 60 mil pessoas por jogo para assistir a fase final da Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro. Enfrentar adversários como Barras do Piauí, Coruripe de Alagoas ou Fast do Amazonas, talvez fosse motivo de vergonha para a história de algum grande clube, mas naquele palco, com uma torcida apaixonada ao redor, sem dúvida era motivo de orgulho para todos os envolvidos na disputa.
domingo, 23 de novembro de 2008
O Leão voltou...
A massa que protesta
O sentimento mais visto na carreata foi o de revolta, porém acima deste sentimento, um ainda maior e verdadeiro, o de amor ao clube do coração. A luta é contra o continuísmo e contra o grupo que está à frente do Bahia há 29 anos. O que mais se ouviu foram os de “Bora Baêea”, “Bahia minha vida” e "Devolva meu Baêa, Maracajá".
O protesto contou com dois carros de som e megafones, que a todo o momento manifestam repúdio a candidatura do deputado federal para a presidência do clube. O "eterno" presidente Paulo Maracajá e o ex-presidente Marcelo Guimarães, foram os principais alvos dos revoltados tricolores. O sucesso do protesto demonstra que a indignação contra os cardeis Tricolores é popular.
A maior torcida do nordeste não se calará. A luta apenas começou. Para transformar o Bahia no time da democracia, da transparência e no clube vitorioso que aprendemos a torcer é preciso lutar. Não será fácil, mas com o Bahia é assim, nada é fácil! O gigante esta ferido, mas sua maior força estará ao seu lado. A sua torcida. Saudações de todos os que torcem pelo sucesso do futebol da Bahia e do Bahia. Saudações tricolores!
sábado, 22 de novembro de 2008
Sem valor? Que nada! Teve valor demais!
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
Chocolate à portuguesa
Foi um chocolate comandado pelo Fabuloso, a noite de reinaguração do Bezerrão. Luis Fabiano foi o destaque na vitória brasileira por 6 a 2 sobre Portugal. Luis Fabuloso marcou três vezes e ainda deu o passe para outro, marcado por Maicon. Elano marcou o quinto e Adriano, que entrou no lugar do artilheiro da noite, garantiu a festa e a permanência de Dunga, já que se falava em uma posível queda do capitão do tetra em caso de derrota.
Danny, de letra, e Simão fizeram os gols dos portugueses.
Foi a maior vitória do Brasil nos confrontos contra e rival e, pela primeira, um jogador fez três gols em uma só partida. Cristiano Ronaldo esteve apagado. Kaká, Robinho e Elano foram companheiros de gala para o goleador do Sevilla. Uma noite de fábulas no Bezerrão. Um noite de Luis, O Fabuloso
A América quase colorada
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
O "causo" agora é eleitoral
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Tudo azul...
Agora 30 anos depois, a parte azul de Santa Catarina terá lugar entre os grandes do Brasil. Parabéns ao azulão de torcedor ilustre, Gustavo Kuerten. Que a série A tenha um toque 'avaiano' por muitos anos. A Ressaca sem dúvida terá sempre casa cheia. Bem vindos meus caros, toda sorte do mundo em 2009!
Pensando em outra coisa...
O Bahia café-com-leite, entrou em campo sem aspiração alguma na noite desta terça-feira (11/11) contra a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas . O time não pode subir, mas também não pode cair.
domingo, 9 de novembro de 2008
O melhor do planeta!
Já no G4 do mal, o Naútico passa a fazer parte nesta rodada. O Timbu tem 37, assim como Vasco e Fluminense que dormirão fora da zona da degola. O Atlético do Paraná com 38 também. Fazem companhia ao Naútico, a Portuguesa com 36, o Figueirense com 35 e o Ipatinga com 31.
A emoção vai imperar até o última apito final na última rodada. Um vai comemorar, outras quatro se decepcionarão, destes um ainda mais. Lá embaixo, três vibrarão aliviados, quatro irão chorar. Assim é feito o esporte, assim foi feito em 2008, o melhor campeonato do planeta.
O que é que há?
Seis jogos sem vencer e o Vitória que um dia foi candidato à Libertadores, já corre risco de ficar de fora da zona da Sulamericana. O torcedor começa a se perguntar: O que é que há? O time não repetiu a mesma atuação que fez do Leão da Barra um dos times revelação do campeonato. O segundo tempo do Galo fez com que o time mineiro saísse do Barradão merecedor do resultado. E a jogada nasceu justamente dos pés de um dos maiores ídolos da históia recente do Vitória, Dejan Petkovic. Pet recebeu de Renan Oliveira, que havia passado por três marcadores do Vitória e só passou para Pedro Paulo que só empurrou para as redes. Com a vitória o Galo praticamente sepultou o fantasma do rebaixamento, garantindo de quebra uma vaga na Sulamericana, onde deve encontrar o Vitória. O Galo ainda teve um gol marcado por Castilho e mal anulado pela arbitragem.
sábado, 8 de novembro de 2008
Alívio imediato
sexta-feira, 7 de novembro de 2008
Falta de costume....
Após três derrotas consecutivas, o time que desacostumou o torcedor a comemorar vitórias, venceu e espantou de uma vez por todas o fantasma do rebaixamento - as chances matemáticas ainda existem, mas bem pequenas.
O gol foi marcado por Caio no final do primeiro tempo. O tricolor agora é o 11º colocado. Resta cumprir a tabela e planejar 2009. As eleições estão a caminho. Liberdade ou continuismo? Nas mãos dos sócios e na pressão da torcida.