sábado, 29 de agosto de 2009

Faltam 11!

Após o apito final, seguido do abraço nos companheiros de arquibancada, a primeira fase dita foi: "Faltam 11!". É justamente este o espírito. O time evoluiu sensívelmente, a melhora é visível. É justamente ela que dá ao torcedor uma dose extra de esperança. O acesso é difícil, mas não parece impossível. Pela primeira vez no campeonato o Bahia chegou a três vitórias consecutivas, por isso, o contagiante grito de "meu tricolor" e a euforia do torcedor é aceitável. Mas os jogadores devem entrar em campo nas outras vezes como hoje, como se jogassem o jogo das suas vidas, focados em vencer.

Vamos ao jogo. Com o escelente público de 30.390 torcedores, o Bahia entrou em campo com a obrigação de manter viva a esperança do acesso e continuar com a recuperação. E assim fez desde o começo da partida. Bem postado em campo, o time tocava bem a bola no meio campo, mas tinha dificuldades na conclusão, sempre interceptada pela defesa do Azulão.

O primeiro gol veio de um escanteio, aos 18 da primeira etapa. Helton Luiz cruzou e Jael, de cabeça (como sempre!) abriu o placar. O segundo veio ao 24, em uma boa trama do ataque tricolor, Jael puxou o contra ataque e passou para Juninho que serviu Nadson, o camisa 9, cortou dois zagueiros, se atrapalhou com a bola, mas ainda assim, conseguiu jogar no fundo. Bahia 2 a 0 e festa nas arquibancadas de Pituaçu. A alegria ficou completa no segundo tempo, após a marcação de uma penalidade inexistente em cima de Rubens Cardoso. Todo o estádio viu o zagueiro tocar primeiro a bola, mas o sergipano Antônio Hora Filho marcou pênalti. Nadson cobrou e fez o seu segundo no jogo para a loucura do torcedor tricolor. Bom ver que Nadson parece ter recuperado a alegria de jogar. O sorriso no rosto do atacante ao ouvir o "uh terror, Nadgol é matador" pode ser um sinal de que a boa fase voltou.

O São Caetano ainda diminuiu com um gol contra de Bebeto e depois disso tentou sem sucesso, encostar no placar, parando nas boas defesas de Fernando, ou na bem postada dupla de zaga, Nem e Evaldo (quem diria!), o contestado zagueiro tricolor, por sinal salvou mais uma em cima da linha, como já havia feito diante do Vasco, também em Pituaçu.

No geral, o tricolor fez um de suas melhores apresentações, vencendo e convencendo. A defesa esteve segura e merece elogios, desde o sempre criticado aqui, Evaldo, ao agora também contestado garoto Bebeto, na lateral direita, que errou muitos cruzamentos, mas foi bem defensivamente. O meio campo com Leandro, que fez excelente partida, Elton, Juninho e Helton Luiz, se apresentou muito bem, municiando assim o ataque que parece enfim ter encontrado a dupla ideal, com Nadson e Jael.


A missão tricolor continua muito difícil, para se ter uma idéia, ainda que vencendo os próximos dois jogo - o que totaizaria cinco vitórias seguidas - o tricolor ainda não entra no G4. Porém, não é impossível. O próximo jogo é diante do Ceará. Um derrota pode acabar de vez com qualquer chance, uma vez que o time cearense abriria 10 pontos de vantagem sobre o tricolor, porém, um fundamenta triunfo, diminuiria a distância para o bom time cearense, para quatro pontos e embolaria de vez a série B, com o tricolor de uma vez por todas, de volta à briga. Por isso, o clássico das multidões no próximo sábado, promete fortes emoções. Que São Guedes do Acesso Difícil continue a operar milagres.


Nenhum comentário: