domingo, 2 de agosto de 2009

Comelli é demitido. Sérgio Guedes é o novo técnico do Bahia

No Bahia, quando se esperava que a derrota diante do Fortaleza fosse a única decepção do fim de semana, a diretoria inventa e segue o um show de incompetência. Na noite deste domingo Paulo Comelli foi demitido do comando técnico do time. Sérgio Guedes é o novo técnico. Vamos aos fatos. O show de incompetência a que me refiro sobre situação do treinador não é o fato da demissão de Comelli, situação que sinceramente já esperava que fosse acontecer - mas não tão cedo - e sim o fato da forma como se deu, apenas seis jogos depois da contratação do treinador. Comelli chegou em Salvador no dia 08 de julho, uma quinta-feira a noite. Assumiu o time já no sábado, dia 11 e perdeu por 4 a 1 para o América. Depois disso foram mais cinco jogos. Duas vitórias, dois empates e mais uma derrota. A demissão de Comelli, que não foi a primeira opção da diretoria (nem segunda, nem terceira!), 25 dias após sua chegada é a prova da incompetência de quem dirige o clube. O barco que no começo se travestia de modernidade, mostra-se cada vez mais sem rumo.

Também foram demitidos o auxiliar técnico André Chita e o preparador físico Dudu Fontes. Segundo o site Sempre Bahia, o auxiliar André Chita deu uma entrevista à Rádio Itapoan FM, , onde afirmou que foi uma enorme falta de respeito com o profissional Paulo Comelli. Disse que encontraram um elenco desarrumado, com vários jogadores no departamento médico, além de contratados sem condições físicas e parados há muito tempo. Concordo exatamente com as declarações de Chita.

Não sou fã de Comelli e achei um retrocesso sua contratação depois da demissão de Gallo, mas não dá pra levar a sério uma diretoria que demite um profissional da forma que fez. Parte da torcida parece, apesar de surpresa, até feliz com a demissão, mas outra já demonstra sua ira contra o presidente e o diretor de futebol (Me refiro a reações do orkut, que creio que não representa sequer 5% da real torcida tricolor, mas seria um palpite por amostragem). Ok, Comelli não era a salvação da lavoura, principalmente quando se tem em mãos um elenco como esse do Bahia. Porém, não consigo admitir determinadas posturas de dirigentes de futebol. Ele foi no minímo, muito sacaneado, com o perdão do uso do termo. Pois bem, em entrevista à rádio Transamérica, Comelli disse que foi demitido por telefone. O treinador aproveitou para esclarecer situações sobre a sua contratação. Segundo ele, Paulo Carneiro não queria a sua vinda. Marco Aurélio era o nome do diretor de futebol que encontrou resistência deste nome na direção do clube. Comelli foi contratado e demitido diretamente pelo presidente Marcelo Guimarães Filho. Já Sérgio Guedes recebeu uma ligação de Paulo Carneiro e aceitou treinar o tricolor.

Que Sérgio tenha sucesso, mas não dá pra ter devaneios, o time é o mesmo, chega um reforço aqui, outro é anunciado e não chega ali. Outro treina no clube que faz questão de emitir nota dizendo que ele não é jogador do clube e na semana seguinte, o mesmo é anunciado como reforço - Paulo Isidoro assina amanhã, como novo reforço - enfim, não vou ficar aqui chovendo no molhado, não creio que o problema do Bahia seja de treinador, mas de competência de quem contrata e dos contratados. Mas como disse o próprio Comelli, seu retorno ao Bahia foi prematuro e "no momento errado" sim, mas demonstra apenas a incompetência de quem repete os erros do passado alegando estar modernizando o clube.

Sérgio Guedes chega nesta segunda pela manhã e será apresentado ao elenco no Fazendão. O time volta a campo no sábado contra o Vila Nova no Serra Dourada. O treinador que tem no currículo o vice do paulista pela Ponte Preta e o acesso à série A pelo Santo André, chegou a ser sondado pelo Flamengo, depois de sair do Ramalhão, porém terá que aguentar Ávine, Evaldo, Marcone e companhia limitada - limitadíssima!

Nenhum comentário: