terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Copa do Mundo é nossa - 2014 no Brasil


A FIFA confirmou hoje em Zurique que a Copa do mundo de 2014 será realizada no Brasil.


Globo.com

A Copa do Mundo é nossa! Depois de mais de cinco décadas de espera, o Comitê Executivo da Fifa confirmou nesta terça-feira, na sede da organização, em Zurique, na Suíça, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.
Após confirmar a Alemanha como sede do Mundial Feminino de 2011, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez o tão aguardado anúncio abrindo o envelope com o resultado da votação por volta de 12h36m (de Brasília). Todos os 20 membros do Comitê Executivo da Fifa votaram a favor da candidatura do Brasil.


Comentei no Blog de Lédio Carmona, sobre essa decisão, eis o que disse no Jogo Aberto:


Salve Lédio e amigos de JA, sinceramente não conseguir dar pulos de alegria ao saber da confirmação de que seriamos a sede da copa de 2014.
Frequento estádios de futebol desde os 6 anos. Aprendi a gostar dos meus times do coração, mas acima disso a amar o futebol. Vi a felicidade que esse esporte pode proporcionar ao sofrido povo desse país.
E é justamente por esse povo que me preocupo, será que vai ser possível fazer uma copa do mundo com com responsabilidade social, financeira e fiscal? Nesse país de malas e cuecas?! Sinceramente não sei. E sinto por não saber, sou um apaixonado por futebol que nasceu no nordeste brasileiro numa familia apaixonada por futebol – horas antes de nascer, eu jogava bola na barriga da minha boleira mãe – divida na torcida por um time do meu estado o Bahia e um do Rio, o Vasco.

A paixao da minha mae e de um tio pelo gigante da colina me fizeram um vascaino, a do meu saudoso avô pelo tricolor da boa terra me fez um “baea” apaixonado. O esporte, e principalmente o futebol foram decisivos pra que eu escolhesse o “jornalismo” como “carreira” e cobrindo o esporte espero ser feliz nessa profissão.
Poderia estar muito feliz em saber que a copa será realizada aqui. Como em 2010 já estarei formado penso em ir a da África, mas tudo ainda é uma grande icógnita. Ainda assim me sinto numa faca de dois gumes com essa confirmação da FIFA. Logo abaixo vinham possíveis as sedes e lá estava a minha querida Salvador, com a proposta de construção da Arena Bahia, ou Arena BaVi como esta sendo chamada por aqui. Investimento estrangeiro e privado que vai gerar mão de obra nacional, empregos na construção civil, muito bom. Mas ai eu olho e enxergo a Fonte Nova, monumental, linda, cansada estruturalmente após 50 anos de descaso mas que hoje a cada rodada da serie C do campeonato brasileiro faz qualquer um sentir um arrepio de felicidade.

A “Fonte Nossa” como aprendeu a chamar o torcedor do Bahia ficará pra escanteio? Será implodida e ali teremos uma área com um condomínio de luxo em Salvador?
Ou apodrecerá servindo de abrigo para os moradores de rua como já é hoje?
Eu que tenho hoje 20 anos e há 14 freqüento a Fonte não imagino outro destino pra ela a não ser o de levar meus filhos para ver o Bahia jogando, e sentar de frente para as cabines de imprensa, sob o refletor que balança.
E o Barradão? Fruto da luta de apaixonados rubro-negros será esquecido também? Como ficamos com um quarto estádio – já que o municipal Roberto Santos apesar de todas as suas qualidades de infra-estrutura, e mesmo não contando com um bom sistema de transporte, esta abandonado as traças - , o que fazemos com eles? Nossa Arena ficará de herança para quem? Para nossas crianças? Quantas delas poderiam ter sido salvas se em vez de arenas construíssemos hospitais e escolas. Enfim um dolorosa dúvida persiste.

Creio que não podemos partir sem darmos passos importantes numa caminhada e esse é um grande passo sim, talvez com a copa aqui, milhões de crianças passem a ter mais esperança num futuro próximo melhor, sem que seja preciso rezar pra não morrer atingido por uma bala perdida ou para ter uma opção diferente da de entrar no tráfico?
Pode ser que sim, Dei sorrisos sem graça, acompanhado a cerimonia, vi um Lula muito feliz, emocionado, “mais uma conquista” pareci apensar, vi a alegria dos governadores-turistas em Zurique que pareciam cochicar “e os relógios onde achamos?!”. Vi um Romário pensativo talvez com a bola defendida por Diego Cavalieri no fim do jogo contra o Palmeiras. Assim como Dunga que tinha cara de “2014...será que eu duro até lá?”.
O Povo brasileiro fez festa, merece essa festa pra daqui a 7 anos, mas merece muito mais que um alto investimento governamental em Arenas esportivas. Li na Coluna de Tostão no domingo essa mesma preocupação por parte dele, é quase inconcebível imaginar que apenas a iniciativa privada fará a copa do mundo, o governo investirá e muito, como se viu no Pan, e que imposto terá que ser criado para que banquemos a copa? A CPMF muda de nome? Contribuição para manutenção do futebol? Não sei. No momento me sinto o ser mais dúbio do universo. Comemoro ou me preocupo. A Copa é nossa. E agora o que fazer com ela?
Saudações futebolísticas apaixonadas!

Nenhum comentário: