segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fórmula Ilógica - Raikkonem vence em Interlagos e é campeão mundial









Deu a ilógica em Interlagos, Kimi Raikkonem venceu a corrida e se tornou pela primeira vez campeão mundial de Fórmula 1. O Homem de Gelo chegou com a vitória a 110 pontos, contra 109 de Hamilton e 108 de Alonso, se tornando campeão numa das mais disputadas temporadas de todos os tempos. O titulo do finlandês relembrou a temporada de 86, onde também venceu o azarão, naquela temporada Manssel e Piquet disputavam o título ponto a ponto, a taça, porém ficou com Prost que vinha em terceiro no campeonato.




A corrida

Logo na largada da corrida a zebra começou a se desenhar. Massa que havia feito a pole manteve a primeira posição inclusive fechando a porta para Raikkonem que já na saída ultrapassou Hamilton. Alonso que vinha em 4º também ultrapassou o inglês. Até ai tudo bem, Lewis tinha o campeonato nas mãos, logo não havia porque se desesperar. Mas o inglês mostrou mais uma vez que para ser um campeão do mundo lhe falta experiência. O menino prodígio reviveu as trapalhadas do GP da China e jogou o campeonato no lixo, ainda na primeira volta ele tentou seguir o vácuo de Fernando Alonso, e errou na freada saindo da pista. Naquele momento o inglês havia caído para a 8ª posição e o título estava com Alonso. Hamilton viu seu sonho de ser campeão ficar ainda mais longe quando seu carro ficou inexplicavelmente lento e o motor Mercedes começou a falhar, ele perdeu muitas posições, mas conseguiu fazer com que o carro voltasse a pegar, retornando na 18ª posição, ai se iniciou uma corrida de recuperação até a 7ª posição onde cruzou depois de 70 voltas, já que nem precisou completar a 71ª porque havia sido ultrapassado pelos líderes. Alonso se manteve desde a ultrapassagem em cima do companheiro na largada em 3º e no final cruzou 51 segundos após o segundo colocado, Felipe Massa na mesma posição.

>
As trapalhadas da Mclaren deram o título a Kimi

No fim da corrida, a impressão que se tinha era de que a própria Mclaren havia jogado fora a chance de um dos seus pilotos se tornar campeão. Hamilton começou a jogar fora o campeonato no GP da China, isso é consenso, porém não era esperado que ele voltasse a errar infantilmente no GP do Brasil, mas Lewis voltou a errar.





As Ferraris tinham um carro superior, mas a diferença entre as Mclarens era enorme. Hamilton mesmo com o erro e o problema no carro voava, disputando com as Ferrarias que andavam na frente, o melhor tempo de cada volta já Alonso não conseguia nem de longe tentar mudar algo no campeonato, assistiu as Ferraris e chegou 51 segundos depois de Felipe Massa cruzar a linha de chegada. Se a Mclaren deu preferência ao carro de Hamilton ou não dificilmente saberemos, mas a falta de controle na disputa interna foi crucial para os planos da equipe inglesa. A equipe se rachou pós-FerrariGate somente trabalhavam pró Alonso aqueles que mexiam diretamente em seu carro (talvez nem eles), Ron Dennis foi infeliz ao declarar publicamente que o maior adversário da EQUIPE Mclaren era Alonso. Talvez por isso era possível ver no rosto do espanhol uma certa satisfação ao final da corrida no pódio. Alonso parecia pensar coisas do tipo,“ao menos não perdi pra ele (Hamilton)” ou ainda “não ganhei mas Ron Dennis também não”. Aos torcedores do espanhol ficará a sensação de que se tivesse tido um pouco mais de “reconhecimento” por parte da equipe inglesa com certeza teria sido Alonso o campeão.






Santo Felipe! Ferrari faz cabelo, barba e bigode

A Ferrari já era campeã do mundial de construtores, depois que a Mclaren foi punida após o FerrariGate, porém via de longe as chances de fazer também o campeão do mundial de pilotos, mas as trapalhadas da Mclaren deram essa chance e a equipe italiana não desperdiçou. Porém Raikkonem terá uma eterna dívida a pagar ao brasileiro. Felipe liderava a corrida com sobra, andando muito mais rápido do que o companheiro de equipe, mas com as circunstancias da prova Felipe tinha sim a obrigação de fazer o jogo de equipe, muito diferente da era Schumacher-Barrichello, Felipe fez algo que Raikkonem e a Ferrari sem dúvida fariam e podem fazer num futuro muito próximo por ele, tirou o pé no pit-stop de Kimi para que esse voltasse à pista na sua frente, consequentemente campeão do mundo.



Felipe foi brilhante, tem um contrato de mais três temporadas na equipe de Luca de Montezzello e tem tudo para se tornar campeão do mundo já no ano seguinte. A Ferrari chegará com moral, além do título de construtores e pilotos, fechou o ano com mais uma dobradinha para suas contas e a Mclaren que ainda não sabe como virá, isso após juntar os cacos da perda de um título que parecia certo.

A F1 volta no ano que vem. Até lá a Ferrari terá muito o que comemorar, a Mclaren a pensar e as outras equipes a se preparem. Esperamos um campeonato tão forte como nesse ano. Que a BMW continue potente e porque não venha disputar títulos com seus talentosos pilotos. Que a Honda enfim dê a Button e a Barrichello carros dignos da competência de ambos, que todas evoluam e que tenhamos uma temporada 2008 forte, sem espionagens e sem mesquinharias fora das pistas.

Assim a F1 se despede do Receptáculo nesse ano, mas continuaremos de olho nas mudanças e contratações das equipes.
E se o ano é vermelho, a despedida também tem que ser. Arrivederti!



Futebol
Sobre Futebol acompanhei ontem um pouco de Milan e Empoli, e sem Kaká o Milan não é nada. Perdeu por 1 a 0 em pleno San Siro.

Pelo Brasileiro da Serie A, o São Paulo mais campeão do que nunca venceu o Cruzeiro por 1 a 0 num Morumbi lotado com mais de 60 mil pessoas. Gol de Jorge Wagner o tricolor agora soma 67 pontos. Foi uma final antecipada, só para o São Paulo, óbvio, e agora pode já comemorar o título no próximo domingo.


Nos Aflitos um jogo que dividiu minha atenção com Atlético mineiro e Vasco, Náutico e Corinthians. Bom ver o excelente Geraldo em ação e foi dele o gol que deixou o Corinthians ainda mais perto da serie B e a 5 pontos de primeiro time fora da zona de rebaixamento. O gol foi marcado de pênalti aos 43 do segundo tempo. Sempre bom ver os Aflitos lotado e melhor ainda ver o Timbú vencer.

No Mineirão, um jogo de dois times medíocres e iguais até os 44 do segundo tempo quando Wilson de Souza Mendonça expulsou o lateral esquerdo do Vasco, que se já não era boa coisa com 11 imaginem com 10. Celso Roth ajudou na derrocada vascaína quando tirou Conca para colocar um lateral esquerdo deixando em campo o sofrível Enilton. Já no início do segundo tempo o Galo marcou o gol da Vitória e chegou aos mesmos 43 pontos do Vasco.

Na Arena da Baixada, o Furacão venceu o já rebaixado América de Natal por 1 a 0.
Tivemos ainda o Flamengo enfrentando e vencendo o Grêmio no Maracanã por 2 a 0 (lá vai o Flamengo!), o clássico gaúcho JuveNal, Juventude e Internacional, e o Inter ajudou a afundar o time conterrâneo, 2 a 0 Colorado. Por fim o Figueirense venceu por 1 a 0 o Santos de Luxemburgo, e mais uma vez ajudou o São Paulo na conquista do título (o Figueira já merece metade de uma ponta da estrela do penta campeonato tricolor).

No sábado o Botafogo voltou a vencer, 3 a 1 no Sport. O Goiás venceu o Flu, com 3 de Paulo Baier. 5 a 3. e o Palmeiras deu um show no Paraná 3 a 0.

Pela serie B no sábado, o Vitória perdeu para o Fortaleza fora de casa, mas segue entre os 4. E no sábado próximo enfrenta o Criciúma no Barradão, que deverá estar lotado, assim se espera. É jogo de 6 pontos e dentro de casa só se admite o triunfo. Estaremos na torcida.

Pela Serie C, o Bahia perdeu a primeira no octagonal final. O ABC venceu por 4 a 3. O Bahia sai na frente mas teve contra além do time de Natal uma péssima arbitragem do sergipano Horácio Hora Filho. Marcaram para o Bahia, Moré, Elias e Harley. O time que tem 6 pontos, caiu para o terceira posição em decorrência das vitórias de Bragantino que fora de casa venceu o Crac por 2 a 1 e chegou a 7 pontos, assim como o Atlético que venceu o Vila Nova no clássico goiano por 3 a 1, chegando aos mesmos 7 pontos. No outro jogo Barras e Nacional empataram em 0 a 0.
O Bahia enfrenta agora o Barras na próxima quarta-feira na Fonte Nova que deverá estar lotada em mais um jogo para se somar três pontos.


Boa semana!

Nenhum comentário: