terça-feira, 30 de outubro de 2007

A Copa do Mundo é nossa - 2014 no Brasil


A FIFA confirmou hoje em Zurique que a Copa do mundo de 2014 será realizada no Brasil.


Globo.com

A Copa do Mundo é nossa! Depois de mais de cinco décadas de espera, o Comitê Executivo da Fifa confirmou nesta terça-feira, na sede da organização, em Zurique, na Suíça, o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014.
Após confirmar a Alemanha como sede do Mundial Feminino de 2011, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez o tão aguardado anúncio abrindo o envelope com o resultado da votação por volta de 12h36m (de Brasília). Todos os 20 membros do Comitê Executivo da Fifa votaram a favor da candidatura do Brasil.


Comentei no Blog de Lédio Carmona, sobre essa decisão, eis o que disse no Jogo Aberto:


Salve Lédio e amigos de JA, sinceramente não conseguir dar pulos de alegria ao saber da confirmação de que seriamos a sede da copa de 2014.
Frequento estádios de futebol desde os 6 anos. Aprendi a gostar dos meus times do coração, mas acima disso a amar o futebol. Vi a felicidade que esse esporte pode proporcionar ao sofrido povo desse país.
E é justamente por esse povo que me preocupo, será que vai ser possível fazer uma copa do mundo com com responsabilidade social, financeira e fiscal? Nesse país de malas e cuecas?! Sinceramente não sei. E sinto por não saber, sou um apaixonado por futebol que nasceu no nordeste brasileiro numa familia apaixonada por futebol – horas antes de nascer, eu jogava bola na barriga da minha boleira mãe – divida na torcida por um time do meu estado o Bahia e um do Rio, o Vasco.

A paixao da minha mae e de um tio pelo gigante da colina me fizeram um vascaino, a do meu saudoso avô pelo tricolor da boa terra me fez um “baea” apaixonado. O esporte, e principalmente o futebol foram decisivos pra que eu escolhesse o “jornalismo” como “carreira” e cobrindo o esporte espero ser feliz nessa profissão.
Poderia estar muito feliz em saber que a copa será realizada aqui. Como em 2010 já estarei formado penso em ir a da África, mas tudo ainda é uma grande icógnita. Ainda assim me sinto numa faca de dois gumes com essa confirmação da FIFA. Logo abaixo vinham possíveis as sedes e lá estava a minha querida Salvador, com a proposta de construção da Arena Bahia, ou Arena BaVi como esta sendo chamada por aqui. Investimento estrangeiro e privado que vai gerar mão de obra nacional, empregos na construção civil, muito bom. Mas ai eu olho e enxergo a Fonte Nova, monumental, linda, cansada estruturalmente após 50 anos de descaso mas que hoje a cada rodada da serie C do campeonato brasileiro faz qualquer um sentir um arrepio de felicidade.

A “Fonte Nossa” como aprendeu a chamar o torcedor do Bahia ficará pra escanteio? Será implodida e ali teremos uma área com um condomínio de luxo em Salvador?
Ou apodrecerá servindo de abrigo para os moradores de rua como já é hoje?
Eu que tenho hoje 20 anos e há 14 freqüento a Fonte não imagino outro destino pra ela a não ser o de levar meus filhos para ver o Bahia jogando, e sentar de frente para as cabines de imprensa, sob o refletor que balança.
E o Barradão? Fruto da luta de apaixonados rubro-negros será esquecido também? Como ficamos com um quarto estádio – já que o municipal Roberto Santos apesar de todas as suas qualidades de infra-estrutura, e mesmo não contando com um bom sistema de transporte, esta abandonado as traças - , o que fazemos com eles? Nossa Arena ficará de herança para quem? Para nossas crianças? Quantas delas poderiam ter sido salvas se em vez de arenas construíssemos hospitais e escolas. Enfim um dolorosa dúvida persiste.

Creio que não podemos partir sem darmos passos importantes numa caminhada e esse é um grande passo sim, talvez com a copa aqui, milhões de crianças passem a ter mais esperança num futuro próximo melhor, sem que seja preciso rezar pra não morrer atingido por uma bala perdida ou para ter uma opção diferente da de entrar no tráfico?
Pode ser que sim, Dei sorrisos sem graça, acompanhado a cerimonia, vi um Lula muito feliz, emocionado, “mais uma conquista” pareci apensar, vi a alegria dos governadores-turistas em Zurique que pareciam cochicar “e os relógios onde achamos?!”. Vi um Romário pensativo talvez com a bola defendida por Diego Cavalieri no fim do jogo contra o Palmeiras. Assim como Dunga que tinha cara de “2014...será que eu duro até lá?”.
O Povo brasileiro fez festa, merece essa festa pra daqui a 7 anos, mas merece muito mais que um alto investimento governamental em Arenas esportivas. Li na Coluna de Tostão no domingo essa mesma preocupação por parte dele, é quase inconcebível imaginar que apenas a iniciativa privada fará a copa do mundo, o governo investirá e muito, como se viu no Pan, e que imposto terá que ser criado para que banquemos a copa? A CPMF muda de nome? Contribuição para manutenção do futebol? Não sei. No momento me sinto o ser mais dúbio do universo. Comemoro ou me preocupo. A Copa é nossa. E agora o que fazer com ela?
Saudações futebolísticas apaixonadas!

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Persepcçoes e perspectivas

É só ficar dois dias sem escrever que acontecem hiper mega revoluções que mudam o rumo do planeta.

Enfim durante essa semana. Na quarta Liga dos Campeões da Europa. Assisti ao segundo tempo de Real Madrid e Olympiakos. Show de Robinho, depois do zunzunzum provocado pela festa pós jogo da seleção no Rio de Janeiro, o menino prodígio voltou a campo com tudo só faltou fazer chover. Deu o passe pra Ruud Van Nilsterooy na jogada que originou o gol de Raul, o primeiro do Real. Ainda pro último de Balboa. Sofreu o penalti que Nilsterooy chutou por cima, numa jogada identica àquela que o deixou famoso mundialmente, entrou na área pedalando e foi derrubado. Por fim marcou dois gols. E foi fundamental para a virada madrilenha. O time grego chegou a estar vencendo por 2 a 1 com um gol do brasileiro Julio Ceas. O argentino Galleti marcou o primeiro dos gregos.


Os outros jogos da quarta:

Grupo A
* Besiktas 2 x 1 Liverpool - Hypia, contra (13´), Bobô (82´) e Gerrard (85´)
* Marseille 1 x 1 Porto – Niang (69´) e Lucho Gonzalez (79´)

Grupo B
* Rosemborg 2 x 0 Valencia – Kone (53´) e Rideth (61´)
* Chelsea 2 x 0 Schalke – Malouda (04´) e Drogba ((47´)

Grupo C
* Werder Bremen 2 x 1 Lazio – Sanogo (28´), Hugo Almeida (54´) e Manfredini (82´)
* Real Madrid 4 x 2 Olynpiakos – Raul (02´), Galletti (07´), Julio Cesar (47´), Robinho 68´e 83´) e Balboa (93´)

Grupo D
* Benfica 1 x 0 Celtic – Oscar Cardozo (87´)
* Milan 4 x 1 Shakhtar – Gilardino (06´e14´), Lucarelli (51´), Seedorf (62´e 69´)

Tivemos ainda por esse rodada na terça:

Grupo E
* Rangers 0 x Barcelona
* Stuttgart 0 x 2 Lyon – Fábio Santos (56´) e Benzema (79´)

Grupo F
* Dínamo Kiev 2 x 4 Manchester United – Ferdinand (10´), Rooney (18´), Diogo Rincón (34´), Cristiano Ronaldo (41´, 68´) e Bangoura (78´)
* Roma 2 x 1 Sporting – Juan (15´), Liedson (18´) e Vucinic (70´)

Grupo G
* PSV 0 x 0 Fenerbahce
* CSKA Moscou 1 x 2 Internazionale – Jô (31´), Crespo (51´) e Samuel (79´)

Grupo H
* Sevilla 2 x 1 1 Steua Bucareste – Kanouté (05´), Luis Fabiano (13´) e Petre (63´)
* Arsenal 7 x 0 Slavia Praga – Fabregas (05´, 58´), Hubacek, contra (24´), Walcott (41´e e 55´), Hleb (51´) e Bendtner (89´)


Falando de Brasil. Pelé comemorou no dia 23, 67 anos de vida. Nosso parabén atrasado
ao maior de todos.

Já na quarta dia 24 tivemos os jogos de volta pelas quartas de final da Copa Sulamericana. O Brasil de novo ficará d efora das finais. O Vasco com Romário de Tecnico venceu o América por apenas 1 a 0. Resultado insuficiente pra quem havia perdido por 2 a 0 no México.Mas Romário(ou a saída do Roth?)deu cara nova ao Vasco. Que só não passou de fas egraças ao goleiro mexicano Ochoa, que pegou tudo e mais um pouco. Agora já sei o porque dele estar entre os 50 melhores do ano para a revista France Football. Rogério Ceni também marca presença, e falando nele, o São Paulo perdeu por 2 a 0 para o Milinários da Colõmbia e também deu adeus a competição.
A cargo de informe, o Vasco anunciou ontem o nome de Valdir Espinoza como treinador até o fim do ano. Sorte a ele e ao Gigante da Colina.



Na Série C, mais um show da torcida do Bahia, que aumenta a média do time no Brasileirão a cada nova rodada.%0 mil pessoas na noite de quarta. O time porém decepcionou (mais uma vez!)o resultado de 2 a 2 manteve o Bahia no G4 mas a vitória teria dado a liderença e uma maior tranquilidade para o jogo desse domingo contra o líder Bragantino, Bragança Paulista.
Veja os gols de Bahia e Barras:

Amanhã tem Série B. No Barradão se espera mais de 35 mil pessoas incentivando o rubro negro baiano. O vitória joga contra o Criciuma. Como o Leão da Barra,4º tem 2 pontos a mais que o time catarinense que é 5º(50 contra 48)esse jogo é tido como de 6 pontos e crucial para a subida do time baiano.
Amanhã é dia de festa no Barradão e o Receptáculo espera que o "vamos subir negôôô" ecoe pelos 4 cantos da cidade e que o Vitória dê esse importante passo rumo a séria A.

Volto na segunda, contando tudo sobre o fim de semana de futebol, que pode sagrar o São Paulo, campeão brasileiro e primeiro penta sem asterisco da história do nosso futebol.


Um forte abraço e até lá!

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Fórmula Ilógica - Raikkonem vence em Interlagos e é campeão mundial









Deu a ilógica em Interlagos, Kimi Raikkonem venceu a corrida e se tornou pela primeira vez campeão mundial de Fórmula 1. O Homem de Gelo chegou com a vitória a 110 pontos, contra 109 de Hamilton e 108 de Alonso, se tornando campeão numa das mais disputadas temporadas de todos os tempos. O titulo do finlandês relembrou a temporada de 86, onde também venceu o azarão, naquela temporada Manssel e Piquet disputavam o título ponto a ponto, a taça, porém ficou com Prost que vinha em terceiro no campeonato.




A corrida

Logo na largada da corrida a zebra começou a se desenhar. Massa que havia feito a pole manteve a primeira posição inclusive fechando a porta para Raikkonem que já na saída ultrapassou Hamilton. Alonso que vinha em 4º também ultrapassou o inglês. Até ai tudo bem, Lewis tinha o campeonato nas mãos, logo não havia porque se desesperar. Mas o inglês mostrou mais uma vez que para ser um campeão do mundo lhe falta experiência. O menino prodígio reviveu as trapalhadas do GP da China e jogou o campeonato no lixo, ainda na primeira volta ele tentou seguir o vácuo de Fernando Alonso, e errou na freada saindo da pista. Naquele momento o inglês havia caído para a 8ª posição e o título estava com Alonso. Hamilton viu seu sonho de ser campeão ficar ainda mais longe quando seu carro ficou inexplicavelmente lento e o motor Mercedes começou a falhar, ele perdeu muitas posições, mas conseguiu fazer com que o carro voltasse a pegar, retornando na 18ª posição, ai se iniciou uma corrida de recuperação até a 7ª posição onde cruzou depois de 70 voltas, já que nem precisou completar a 71ª porque havia sido ultrapassado pelos líderes. Alonso se manteve desde a ultrapassagem em cima do companheiro na largada em 3º e no final cruzou 51 segundos após o segundo colocado, Felipe Massa na mesma posição.

>
As trapalhadas da Mclaren deram o título a Kimi

No fim da corrida, a impressão que se tinha era de que a própria Mclaren havia jogado fora a chance de um dos seus pilotos se tornar campeão. Hamilton começou a jogar fora o campeonato no GP da China, isso é consenso, porém não era esperado que ele voltasse a errar infantilmente no GP do Brasil, mas Lewis voltou a errar.





As Ferraris tinham um carro superior, mas a diferença entre as Mclarens era enorme. Hamilton mesmo com o erro e o problema no carro voava, disputando com as Ferrarias que andavam na frente, o melhor tempo de cada volta já Alonso não conseguia nem de longe tentar mudar algo no campeonato, assistiu as Ferraris e chegou 51 segundos depois de Felipe Massa cruzar a linha de chegada. Se a Mclaren deu preferência ao carro de Hamilton ou não dificilmente saberemos, mas a falta de controle na disputa interna foi crucial para os planos da equipe inglesa. A equipe se rachou pós-FerrariGate somente trabalhavam pró Alonso aqueles que mexiam diretamente em seu carro (talvez nem eles), Ron Dennis foi infeliz ao declarar publicamente que o maior adversário da EQUIPE Mclaren era Alonso. Talvez por isso era possível ver no rosto do espanhol uma certa satisfação ao final da corrida no pódio. Alonso parecia pensar coisas do tipo,“ao menos não perdi pra ele (Hamilton)” ou ainda “não ganhei mas Ron Dennis também não”. Aos torcedores do espanhol ficará a sensação de que se tivesse tido um pouco mais de “reconhecimento” por parte da equipe inglesa com certeza teria sido Alonso o campeão.






Santo Felipe! Ferrari faz cabelo, barba e bigode

A Ferrari já era campeã do mundial de construtores, depois que a Mclaren foi punida após o FerrariGate, porém via de longe as chances de fazer também o campeão do mundial de pilotos, mas as trapalhadas da Mclaren deram essa chance e a equipe italiana não desperdiçou. Porém Raikkonem terá uma eterna dívida a pagar ao brasileiro. Felipe liderava a corrida com sobra, andando muito mais rápido do que o companheiro de equipe, mas com as circunstancias da prova Felipe tinha sim a obrigação de fazer o jogo de equipe, muito diferente da era Schumacher-Barrichello, Felipe fez algo que Raikkonem e a Ferrari sem dúvida fariam e podem fazer num futuro muito próximo por ele, tirou o pé no pit-stop de Kimi para que esse voltasse à pista na sua frente, consequentemente campeão do mundo.



Felipe foi brilhante, tem um contrato de mais três temporadas na equipe de Luca de Montezzello e tem tudo para se tornar campeão do mundo já no ano seguinte. A Ferrari chegará com moral, além do título de construtores e pilotos, fechou o ano com mais uma dobradinha para suas contas e a Mclaren que ainda não sabe como virá, isso após juntar os cacos da perda de um título que parecia certo.

A F1 volta no ano que vem. Até lá a Ferrari terá muito o que comemorar, a Mclaren a pensar e as outras equipes a se preparem. Esperamos um campeonato tão forte como nesse ano. Que a BMW continue potente e porque não venha disputar títulos com seus talentosos pilotos. Que a Honda enfim dê a Button e a Barrichello carros dignos da competência de ambos, que todas evoluam e que tenhamos uma temporada 2008 forte, sem espionagens e sem mesquinharias fora das pistas.

Assim a F1 se despede do Receptáculo nesse ano, mas continuaremos de olho nas mudanças e contratações das equipes.
E se o ano é vermelho, a despedida também tem que ser. Arrivederti!



Futebol
Sobre Futebol acompanhei ontem um pouco de Milan e Empoli, e sem Kaká o Milan não é nada. Perdeu por 1 a 0 em pleno San Siro.

Pelo Brasileiro da Serie A, o São Paulo mais campeão do que nunca venceu o Cruzeiro por 1 a 0 num Morumbi lotado com mais de 60 mil pessoas. Gol de Jorge Wagner o tricolor agora soma 67 pontos. Foi uma final antecipada, só para o São Paulo, óbvio, e agora pode já comemorar o título no próximo domingo.


Nos Aflitos um jogo que dividiu minha atenção com Atlético mineiro e Vasco, Náutico e Corinthians. Bom ver o excelente Geraldo em ação e foi dele o gol que deixou o Corinthians ainda mais perto da serie B e a 5 pontos de primeiro time fora da zona de rebaixamento. O gol foi marcado de pênalti aos 43 do segundo tempo. Sempre bom ver os Aflitos lotado e melhor ainda ver o Timbú vencer.

No Mineirão, um jogo de dois times medíocres e iguais até os 44 do segundo tempo quando Wilson de Souza Mendonça expulsou o lateral esquerdo do Vasco, que se já não era boa coisa com 11 imaginem com 10. Celso Roth ajudou na derrocada vascaína quando tirou Conca para colocar um lateral esquerdo deixando em campo o sofrível Enilton. Já no início do segundo tempo o Galo marcou o gol da Vitória e chegou aos mesmos 43 pontos do Vasco.

Na Arena da Baixada, o Furacão venceu o já rebaixado América de Natal por 1 a 0.
Tivemos ainda o Flamengo enfrentando e vencendo o Grêmio no Maracanã por 2 a 0 (lá vai o Flamengo!), o clássico gaúcho JuveNal, Juventude e Internacional, e o Inter ajudou a afundar o time conterrâneo, 2 a 0 Colorado. Por fim o Figueirense venceu por 1 a 0 o Santos de Luxemburgo, e mais uma vez ajudou o São Paulo na conquista do título (o Figueira já merece metade de uma ponta da estrela do penta campeonato tricolor).

No sábado o Botafogo voltou a vencer, 3 a 1 no Sport. O Goiás venceu o Flu, com 3 de Paulo Baier. 5 a 3. e o Palmeiras deu um show no Paraná 3 a 0.

Pela serie B no sábado, o Vitória perdeu para o Fortaleza fora de casa, mas segue entre os 4. E no sábado próximo enfrenta o Criciúma no Barradão, que deverá estar lotado, assim se espera. É jogo de 6 pontos e dentro de casa só se admite o triunfo. Estaremos na torcida.

Pela Serie C, o Bahia perdeu a primeira no octagonal final. O ABC venceu por 4 a 3. O Bahia sai na frente mas teve contra além do time de Natal uma péssima arbitragem do sergipano Horácio Hora Filho. Marcaram para o Bahia, Moré, Elias e Harley. O time que tem 6 pontos, caiu para o terceira posição em decorrência das vitórias de Bragantino que fora de casa venceu o Crac por 2 a 1 e chegou a 7 pontos, assim como o Atlético que venceu o Vila Nova no clássico goiano por 3 a 1, chegando aos mesmos 7 pontos. No outro jogo Barras e Nacional empataram em 0 a 0.
O Bahia enfrenta agora o Barras na próxima quarta-feira na Fonte Nova que deverá estar lotada em mais um jogo para se somar três pontos.


Boa semana!

sábado, 20 de outubro de 2007

Massa! O Brasil é pole no Brasil!


Para a alegria da torcida em Interlagos, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, fez o melhor tempo (1m11s931) no treino classificatório, neste sábado, e largará na pole position no GP do Brasil de Fórmula 1. O inglês Lewis Hamilton (1m12s082), líder do Mundial de Pilotos, dividirá a primeira fila.O bicampeão mundial Fernando Alonso, companheiro de Hamilton na McLaren e maior rival na disputa pelo título, fez apenas o quarto tempo (1m12s356), e largará atrás do finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), que fez sua melhor volta em 1m12s322.


O piloto brasileiro comemorou muito o tempo de 1m11s931 que registrou na sua última tentativa. Empurrado pela torcida, ele agradece o apoio e espera repetir em 2007 o mesmo desempenho de 2006, quando também foi pole e depois venceu a corrida. A largada do Grande Prêmio do Brasil será as 14h deste domingo.
- É um dos grandes dias de glória da minha vida! É fantástico fazer a pole no Brasil - diz Felipe Massa.
Consciente de que a sua briga é particular, já que o título será disputado por Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Kimi Raikkonen, Massa quer vencer para os brasileiros. Enquanto os três largarão atrás pela conquista do Mundial, ele quer vencer para presentear a sua torcida. Claro que, caso Raikkonen precise de ajuda para ter chance de ser campeão, a Ferrari ordenará que Felipe faça jogo de equipe e dê preferência ao companheiro finlandês.

- A grande briga, dos três, vai ser atrás de mim.
Era esperado que, com as reformas no asfalto de Interlagos, os tempos diminuíssem. Porém, o tempo da pole position deste ano é maior que do ano passado. Em 2006, Massa largou em primeiro lugar ao registrar 1m10s842. - É muito bom voltar um ano depois a Interlagos e na mesma situação. Quero comemorar essa pole com o meu país. E posso dizer que tenho um ótimo carro para fazer uma grande corrida neste domingo. É excitante correr com a torcida apoiando - promete.



Barrichello em 11º :
Rubens Barrichello consegue, em Interlagos, sua segunda melhor posição no grid este ano, e largará em 11º. O brasileiro da Honda não passava da primeira fase nos treinos classificatórios desde o GP da Itália, em Monza, onde largou em 12º. Desde então, largou em 17º na Bélgica e no Japão. Na China, partiu em 16º, mas só porque ganhou um posto graças à punição ao alemão Sebastian Vettel. Em 2007, a melhor performance de Barrichello em treinos classificatórios foi em Mônaco, onde coneguiu largar em nono.

Amanhã todo o mundo de olho no Brasil! Até lá!

Informações emprestadas discaradamente do Globo.com

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Uma quinta de clássicos, no Maraca o dos milhões e em Goiania um BaVi genérico pela serie C

No dos milhões deu Fla que agora a 5 pontos do Grêmio sonha mais do que nunca com a vaga na Libertadores, não vi o jogo mas quem viu diz que o Fla, mais aguerrido em campo mereceu.

Os gols foram marcados por Toró e Ibson para o Fla, para o Vasco marcou Andrade.





Já em Goiania no Serra Dourada, num ainda que genérico BaVi, o Bahia enfrentou o Vila Nova de Túlio Maravilha.
E surpreendentemente venceu por 3 a 2. O surpreendentemente vem do fato de o Bahia ter feito pífias apresentaçoes nos últimos jogos.

O primeiro gol foi marcado por Moré, que aproveitou cruzamento de Elias, aos 25 minutos do primeiro tempo. Cinco minutos depois, Alisson fez pênalti em Alex Oliveira. O artilheiro Túlio Maravilha bateu e empatou. Na etapa complementar, aos 15 minutos, mais uma vez Moré aproveitou um contra-ataque para dominar e voltar a colocar o Bahia na frente. No finzinho, Túlio conseguiu novo empate, de cabeça, chegando ao 805º gol em sua carreira, segundo suas anotações 19º na serie C. Mas, no minuto seguinte, Dudu, de falta, marcou o gol da vitória.




ABC 1 x 1 Atlético-GO

O Atlético-GO estava vencendo a sua segunda partida seguida na fase final, quando Wallyson arrancou um empate aos 43 minutos do segundo tempo para o time do ABC, no Frasqueirão, em Natal. Com isso, o Rubro-negro goiano chega aos quarto pontos e fica em segundo lugar na classificação, graças ao saldo de gols superior ao do Bragantino (seis contra um). O gol atleticano foi marcado por Rivaldo, aos 35 do segundo tempo.

Barras 1 x 1 Bragantino

Graças a um gol de Paulinho Guerreiro marcado aos 44 minutos do segundo tempo, o Bragantino conseguiu escapar de uma derrota na segunda rodada do octogonal. O time paulista arrancou um empate com o Barras (PI) por 1 a 1, no Estádio Albertão, em Teresina, e chega aos quatro pontos, ficando em terceiro lugar. O piauiense abriu o placar aos 40 minutos da etapa final, com Leandro.

Crac 4 x 1 Nacional-PB

Em Itumbiara, no Estádio Juscelino Kubitschek, o Crac (GO) goleou o Nacional-PB por 4 a 1, somando os primeiros três pontos na fase final. Camilo (contra), Renato, Romildo e Danilo Santos marcaram para a equipe de Catalão. Paulinho Guerreiro descontou para o time paraibano, que segue sem marcar pontos.

Confira a próxima rodada (horários de Brasília):

21/10 - 17h - Barras x Nacional-PB - Albertão (Teresina)
21/10 - 17h - Crac x Bragantino - Juscelino Kubitschek (Itumbiara)
21/10 - 18h - ABC x Bahia - Frasqueirão (Natal)
21/10 - 18h - Vila Nova-GO x Atlético-GO - Serra Dourada (Goiânia)

Fonte: Globo.com

Fim de semana de GP do Brasil. Emoções a vista!

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O Maraca numa noite pra se eternizar



Noite de muito trabalho, dia super corrido, só deu pra ficar feliz com as peripercias de Robinho.
Aqui relatos da noite anterior por Lédio Carmona:


"Faça um esforço. Não é querer ser Polyanna. Juro que não. Esqueça quem manda (ou desmanda) no futebol brasileiro. Não, não esqueça. Deixe um pouco de lado. Talvez até amanhã, quem sabe. Dê uma arquivada naquele famoso erro de arbitragem contra o seu time e o abrigue em seu disco rígido. Jogue na lixeira da sua máquina o mau humor, culpa desse dia-dia sórdido no qual vivemos. O futebol ainda pode nos ajudar a ser feliz. Ou, quem sabe, ficar mais leve. O que aconteceu ontem à noite, no Maracanã, deve ter memória livre em nossos HDs íntimos. Foi mais uma noite (já tivemos algumas tardes e até uma manhã em 2007 – lembra das meninas?) no qual a maior paixão popular perpetrou um mutirão social admirável.
Brasil 5 x 0 Equador. O que menos importa é o resultado. Até importa, diga-se de passagem. O adversário não é uma baba, como a velha tendência do marrabol gosta de pintar. Tem, sim, uma equipe um pouco envelhecida e que tem dificuldade impressionante para fazer gol. Mas é um grupo competente, experiente, com bom toque de bola e que evoluiu muito nos últimos anos. Tanto que, até os 26m do segundo tempo, estava apenas 1 a 0, gol de Vagner Love, ainda na primeira etapa, após toque de craque de Robinho, um avanço impressionante de Maicon pela lateral-direita. Como deve jogar um lateral (faça isso sempre, Maicon!), ele cruzou e Vagner Love, em sua melhor atuação pelo Brasil, fez 1 a 0.

"O Brasil era meio lento. Um time extremamente seguro atrás, com uma defesa séria, muito bem montada e que passa incrível confiança ao time, mas um pouco lento e previsível do meio para a frente. Até porque a saída de bola não era perfeita. Mas a previsibilidade começou a mudar aos 26m. Kaká deu um chute fraco e Ronaldinho Gaúcho, consciente, só desviou: 2 a 0. O terceiro foi de placar: Kaká recebe de fora da área, olha para o gol e bate com estilo, no ângulo: obra-prima. Obra prima? Teve mais... Robinho deveria ter posto ontem mesmo seu pé na calçada da fama do Maracanã. Foi de arrepiar o que ele fez com De La Cruz. Humilhante. Pedalada, entortada, drible de letra... De chorar. E, no rebote, gol de Elano. E ainda teve o gol de Kaká (ou o frango de Viteri) num lance marcado pela comemoração sem jeito. Kaká é tão fidalgo que ficou sem graça com a gafe do péssimo (e terceiro) goleiro equatoriano.


Foi uma grande festa. A atuação foi boa mesmo após o segundo gol. Mas o reencontro do povo com a Seleção no Rio merece aplausos. Química pura. Casa cheia. Gente feliz. Atmosfera de almanaque. Foi mais uma noite feliz. Repito: o brasileiro gosta muito de futebol. Esse ano se tornou um fenômeno. Estádios cheios, torcedores emotivos e criativos... Há algo no ar... E não são apenas os absurdos dos cartolas, os erros dos árbitros e nossa mania de puxar a brasa para as próprias sardinhas.

A paixão está no ar. O futebol é do povo e ninguém tasca. Hoje tem Flamengo e Vasco, no Maracanã: 60 ou 70 mil? Quanto você acha?

Fenômeno."

E por Carlos Cereto:

"O primeiro tempo deu sono.

Muita gente deve ter desistido de assistir a segunda etapa e perdeu o bom futebol da Seleção Brasileira.

Bom futebol, mais do aspecto individual do que do coletivo.

Absolutamente normal.

Será assim durante toda a eliminatória.

Não dá para exigir futebol coletivo para um time que não tem tempo para treinar.

O conjunto só pode ser cobrado em competições como a copa América ou copa do mundo.

O que podemos e devemos cobrar é o bom futebol de alguns jogadores do Brasil.

Sobretudo daqueles com capacidade técnica suficiente para fazer a diferença.

Kaká provou o porque é o melhor jogador do mundo na atualidade.

Robinho fez mágica com a bola nos pés.

Lembrou Garrincha no palco que consagrou o craque das pernas tortas.

Ronaldinho, bem marcado, ainda deve mais futebol.

Foi coadjuvante, mas tem a obrigação de ser protagonista.
Vagner Love, foi Vagner Love, nem melhor e nem pior.

O Brasil ainda precisa de um centro avante com melhor qualidade.

A vaga está reservada para Pato, mas pode ser novamente de Ronaldo.

Elano mostrou que é útil é que pode ser titular da Seleção dependendo do esquema adotado.

Os laterais não decepcionaram.

Maicon foi muito bem pela direita.

Prefiro Kleber na esquerda.

A zaga foi pouco exigida.

Os volantes jogaram pro gasto.

Julio César chorou na execução do Hino Nacional.

Reflexo de uma Seleção que tem alma.

Muito diferente daquela que disputou a Copa na Alemanha."

Os brasileiros “estrangeiros” precisam ter orgulho de jogar no Brasil, ao lado da torcida apaixonada e exigente.

É preciso ter orgulho de vestir a camisa amarela, talvez o maior legado de Dunga.

O técnico está no caminho certo.

Que venha o Uruguai."

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Uma torcida de primeira

Bloguear em feriadão é sempre complicado, mas uma rodada do brasileirão serie A, essa acompanhada a distancia, e pela serie B, excelente vitória do Vitória, agora vice lider da segundona, e com a mão firme de Vadão rumo a serie A. Teve ainda a estréia brasileira nas eliminatorias para a Copa de 2010. Um 0 a 0 chato com a Colômbia em Bogotá.

Domingo, um pouco antes do jogo da canarinha, já estava eu de volta ao solo soteropolitano e obviamente na Fonte Nova. Já escrevi aqui inúmeras vezes sobre a torcida do Bahia, não irei me repetir, basta ver.

Fim de semana de feriadão, time na terceira divisão do Campeonato Brasileiro, enfrentando o desconhecido CRAC de Góias. E o público, pouco mais de 58 mil.
Emocionante ver a Fonte Nova como nos velhos tempos. O time novamente não jogou bem. Mas a torcida jogou bonito.E meia hora após o fim do jogo ainda cantava dentro do estádio. De arrepiar a último fio do dedão do pé. Uma torcida que joga. Uma torcida que ama.





A edição do segundo video é de DanValverde

sábado, 13 de outubro de 2007

"Quem é ateu e viu milagres como eu...."

Futebol é realmente uma caixinha de surpresas.
O milagre das três cores no último domingo me fez relembrar ainda quem em diferentes proporções outros "milagres" futebolisticos.

Eis aqui os que mais me marcaram.

Apaixonado por Copas do Mundo com eu, sempre se encantam com o Milagre de Berna, assim Puskas perdeu uma Copa. A história diria que foi injusto. Mas e os deuses do futebol por que permitiram que aquilo acontecesse? Aquela Alemanha vibrante e corajosa mereceu:

Em 2000, Vasco e Palmeiras fizeram a final da Copa Mercosul, o Palmeiras terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0. O Vasco numa virada histórica fez 4 a 3. Num dos maiores jogos de futebol que já vi. Ali eu era muito mais torcedor, logo seria eu suspeito pra falar. Eis ai o milagre concretizado na voz de Luis Penido:

E por fim em 94 a torcida do Bahia não esquece, gol de Raudinei ao 44 do segundo tempo, Bahia bi-campeão baiano. De milagres a torcida do Bahia entende:

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

O Terceiro Milagre

- Bahia conta com apoio do ABC, do FAST, da arbitragem, da torcida e com um gol aos 49 do segundo tempo, se classifica para a fase final da série C -

O domingo que começou com a falta de maturidade de Lewis Hamilton, que terminou dando sobrevida aos concorrentes para o próximo GP, o do Brasil, caminhava para a monotonia, mas ainda restava a rodada final da serie C. O Bahia precisava de um milagre. Precisava de que o ABC de Natal, não perdesse para o Rio Branco do Acre, na Arena da Floresta, casa do time acreano. O time da região amazônica havia vencido todos os jogos que disputou no caldeirão florestal. Além disso, o Bahia precisava vencer seu jogo. Mas isso era o de menos, o Bahia em enfrentava o FAST Clube de Amazonas, que só havia conseguido 1 ponto, nessa fase, justamente contra o Bahia na primeira rodada dessa terceira fase. Fácil seria se o FAST não viesse a Salvador com a intenção de colaborar com a eliminação precoce do tricolor baiano.
Fui como torcedor e como jornalista. Por sinal, jornalista é um ser muito desinformado, uns pseudos da imprensa baiana, anunciaram que o jogo seria as 16h, e este vos escreve chegou ao Estádio Octávio Mangabeira por volta das 15h30 e ai foram longas duas horas e trinta minutos de espera, já que o jogo começaria realmente as 18h.
Pouco mais de 8 mil torcedores comparecem, nem de longe lembrou os públicos que a Fonte Nova se acostumou a pegar esse ano. Mas eram 8 mil confiantes e esperançosos tricolores.Não tinham nos rostos a alegria de sempre, típica da torcida do maior do norte nordeste. Tinham semblantes tensos, preocupados.
Veio o jogo e o Bahia não jogou, assistiu ao FAST que jogava muito bem. Meu instinto jornalista dizia que seria uma noite complicada. Da Arena da Floresta vinha a boa noticia, torcedores tricolores com radinho no ouvido comemoravam, eu sem auxilio dos futuros colegas de profissão, esperava que aqueles que ouviam repassassem a informação, era gol do ABC, as pessoas comemoravam, cheguei a repassar a informação, até ser informado por uma colega jornalista e torcedora como eu, de que não havia sido gol do ABC e sim um pênalti para o Rio Branco que havia sido defendido pelo goleiro do time do Natal. O primeiro tempo terminou 0 a 0. Na Floresta o placar era o mesmo, o ABC ajudava, mas o Bahia não fazia sua parte.
O time demorou de voltar para o segundo tempo, esperou que o jogo no Acre recomeçasse. Cinco minutos depois que a bola voltou a rolar lá, o Bahia voltou a campo. A bola rolou aqui e foi um verdadeiro desespero. O Bahia só jogava bolas na aérea que não causavam perigo ao goleiro amazonense. Em certo momento o time passou a se desesperar, foi com tudo para o ataque, Artuzinho fez alterações e colocou o Bahia com 4 atacantes, o time que não teve uma tática definida ao longo do jogo não tinha nos minutos finais. O FAST se aproveitou e teve dois contra ataques a pique de decidir o jogo, no primeiro o atacante driblou o goleiro tricolor e foi derrubado, pênalti escandaloso que não foi marcado pela arbitragem. No segundo dois atacantes contra o goleiro Marcio e eles fizeram a proeza de perder. Era nítido de que o FAST veio a Salvador para não perder, mas também pra não fazer gols.
Do Acre veio a notícia, terminava o jogo, 0 a 0. Bastava ao Bahia um gol, o jogo aqui chegava aos 45. Vieram 6 acréscimo. Por sinal, justos. O FAST encenou muito, logo disso se pode isentar o arbitro, se bem que isenta-lo depois da não marcação do pênalti e da primeira expulsão amazonense, até agora sem justificativa, é verdadeiramente impossível. O milagre do Floresta já havia acontecido, restava o da Fonte Nova, e ele veio ao 50 minutos, o sofrível Carlos Alberto cruzou na área, e o pé de coelho Charles desviou pro fundo, era o segundo milagre, que causou o terceiro.

Os 8 mil apaixonados presentes e outros tantos em suas casas e bares, entraram em êxtase, não havia sido gol do time vergonhoso que vestia as cores do Bahia, era justamente um gol daquele manto sagrado, um gol do manto azul, vermelho e branco. Ali o lado jornalista já não existia, ele já havia esquecido do péssimo futebol demonstrado, da ridícula arbitragem, do comodismo da diretoria. Ali era só o Bahia. E um grito preso na garganta. Era impossível de acreditar o Bahia estava classificado. Se via lágrimas nos olhos daqueles eufóricos torcedores, há muito não tínhamos tanta emoção, era inenarrável, só dava pra comemorar e se orgulhar de ter sido este o time que escolhi pra torcer. Só dava pra relembrar as primeiras idas ali ainda em companhia do saudoso avô tricolor. Só dava pra ir pro meio da galera cantar: - Bahia! Bahia minha vida! Bahia meu orgulho! Bahia meu amor!


O milagre das três cores estava realizado. Dêem-nos ao menos 24 horas para comemorarmos, depois voltemos a nossa realidade. Que alguém diga aos jogadores que é preciso raça para vestir as cores do Bahia, é preciso amor a camisa e coração na ponta da chuteira. É preciso dizer ao treinador Artuzinho, de que precisamos de um esquema tático, de um meio campo que jogue. De laterais que apóiem e defendam. Precisamos jogar futebol. Por que nas arquibancadas a força estará sempre a disposição.

Brasileirão A e B

Tirando o São Paulo, que não vence a duas rodadas, mas ainda assim é mais campeão do que nunca, o Brasileirão parece aquela musiquinha,"é que o de baixo sobe e o de cima desce!"

Uma loucura. Só pra se ter uma idéia, o Vasco que até outro dia lutava pela Libertadores, está a três pontos do Corinthians que é o primeiro na zona de rebaixamento. Enfim os jogos de ontem:

- O Corinthians venceu o clássico contra o São Paulo. Hum..bom para a Federação Paulista, que faz o campeão e livra o seu maior patrimônio da degola.




Cruzeiro e Góias, 0 a 0 no Serra Dourada, até quando o São Paulo empaca, o Cruzeiro deixa de fazer seu papel. Muito pouco pra quem quer ser vice.

No Maracanã, de novo lotado, deu Flu, o turista do brasileirão que fez Joel enfim perder a primeira em casa. Já era hora, mas o resultado foi normal. O Flu é melhor que o Fla, que joga mais do que jogou ontem.

Na Arena da Baixada, o Vasco fez a brisa do Altético Paranaense voltar a ser furacão. Perdeu por 1 a 0. E segue a 8 jogos sem vencer no campeonato. Já chega a fletar com a zona de risco. Eu hein?! Acorda Fuzarcada!

No Beira-Rio, Inter 2 a 0 no rebaixado América de Natal.

No Mineirão, o Galo enfim venceu depois de 7 jogos. 3 a 1 no Sport.

Em Floripa, Figueira 4 Paraná 0. O tricolor segue rumo a serie B.

No sábado no Engenhão o Botafogo perdeu (de novo!) , dessa vez para o Santos que parece que leva fácil uma das vagas para a Libertadores. Quanto ao Botafogo, demitiu Mário Sergio e contratou Cuca, ele mesmo, nove dias depois da demissão. Eu hein? Essa eu nunca vi.



Num clássico no Palestra, deu Verdão, 2 a 0 sobre o Grêmio. Briga de cachorro grande. O Porco agora é 4º com 50 e o Grêmio 5º com 48. Os dois devem brigar até o fim pela última vaga na Libertadores.

E nos Aflitos, festa do Timbú. Naútico 4 a 1, no Juventude.

E segue a saga!

Pela serie B, foi no sufoco, mas o Vitória venceu o Barueri no Barradão. 2 a 1. E continua forte, agora é terceiro. Bonito ouvir o Barradão cantar - Ôh vamos subir negô, vamos subir negôôôô!

Ficou tudo para Interlagos

A imaturidade de Lewis deixa a decisão para o Brasil


Hamilton largou na pole, no chuvoso GP da China, Alonso em quarto, ao inglês bastava chegar na frente do espanhol. Mas faltou experiência a aquele que pode se tornar o mais jovem campeão da historia da F1. A chuva foi e voltou. Massa deu azar (ou a Ferrari foi de novo incompetente), na volta em que ele parou e colocou pneu intermediário a chuva voltou. Raikkonem se aproveitou e foi pra cima de Hamilton, que infantilmente não quis entregar a primeira posição desgastando os pneus da sua Mclaren, coisa que mais tarde viria a ser crucial para a sua saída da prova. A chuva apertou e Hamilton não conseguia manter o carro na pista, com os pneus desgastados por disputas desnecessárias, ele tentou ir pros boxes e sem tirar o pé do acelerador, o inglês não conseguiu seguir na estreita pista que levava para os boxes, saiu da pista e ficou preso na área de escape, desesperado pediu que os comissários de prova o empurrassem, não teve jeito, sua Mclaren morreu ali, a poucos metros dos boxes e para desespero de Ron Dennis teve que voltar para os boxes de carona.

A corrida foi vencida por Raikkonem, que agora também tem chances mesmo que remotas de ser campeão, esta a sete pontos de Lewis, já Alonso esta a três. Para ser campeão o espanhol tem que vencer no Brasil e Lewis ser no máximo 5º. Já para Raikkonem é preciso vencer e torcer por insucessos dos dois pilotos da Mclaren. Difícil, mas depois de um domingo de milagres, não impossível, ainda por cima no Brasil. Alonso tem boas recordações, aqui em Interlagos conseguiu vencer Schumi e se tornar campeão pela primeira vez em 2005. Agora 21 de outubro, o mundo estará parado as 14h para acompanhar a decisão de um equiparado campeonato mundial. Um campeonato que vai chegando ao fim, mas que será sempre lembrado, espero que não pelas espionagens e afins, mas sim pela disputa entre uma nova e brilhante geração de pilotos. Um deles sairá de Interlagos campeão.


Hamilton será campeão se...
Vencer ou chegar em segundo na última corrida.
Terminar o GP do Brasil na frente de Alonso e Raikkonen.

Alonso será campeão se...
Vencer o GP do Brasil e Hamilton chegar em terceiro. Neste caso, os dois empatariam em 113 pontos, e o espanhol levaria vantagem por ter vencido cinco provas contra quatro do inglês.

Raikkonen será campeão se...
Vencer no Brasil e Hamilton e Alonso somarem no máximo três e seis pontos, respectivamente. Neste caso, com Hamilton e Raikkonen empatados em 110 pontos e Alonso com 109, a vantagem do desempate seria do finlandês.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

ÊÊÊÊ Vamos subir negô! vamos subir negôôôôôô!


O Vitória venceu ontem no Moisés Lucarelli em Campinas a Ponte Preta por 3 a 0.

O time baiano agora é o quinto, e joga terça no Barradão de portões fechados.

O caminho é esse, Vadão começa a por sua mão talentosa sobre o time.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Literatos

A partir de hoje as terças e quintas o Receptáculo passa a "constranger" as pessoas com crônicas e contos. Pra começar tem o inédito, "De volta a vida", nome sugestivo para a ocasião. Bonne lecture!


De Volta a Vida

Os pêlos já não tinham onde brotar na pele áspera.

E eram muitos.

Já havia passado à hora de fazer a barba.

Ele só não via motivos para tal.

Mas naquela manhã esta era a intenção.

Ficou por alguns minutos se olhando no espelho.

Passou mais de uma vez a mão sobre o rosto peludo.

Tinha nos olhos uma certeza.

Uma convicção.

Enquanto preparava o corte, imaginava a razão pela qual voltara à vida.

Cabelos longos, rosto meigo, formas bem definidas.

Só ainda não havia conseguido entender por que ele.

Jamais poderia esquecer à tarde cinzenta onde se surpreendera com aquela beleza que pedia sua atenção.

E então se embriagara de paixão.

Quando cruzou a portaria do Recanto da Felicidade foi recebido por um olhar surpreso do porteiro.

Estupefação logo transformada em alegria, através de um sorriso.

“Ele voltara a viver”

Os dois anos de saudade, dor e barba, haviam ficado para trás.

A outra havido sido esquecida.

Sequer respirou fundo, e já conseguiu sentiu o cheiro do mar.

Por alguns instantes apenas contemplou aquela imensidão.

Durante 24 meses passara por ali todos os dias.

Mas em nenhum desses sentira aquela presença.

Não importava.

Não era necessário.

Nada era preciso

Mas na cinza tarde de quarta-feira ele voltara a viver.

Simplesmente porque voltara a amar.

Platonicamente sim, mas voltara.

Ao lado do prédio destino, onde já podia avistar a janela da causa da sua embriaguez, parou.

Cumprimentou a senhora que por dois anos lhe deu bom dia, sem ouvir nada como resposta.

Ela sorriu.

Pela primeira vez ele sentiu a doçura e a sinceridade que sempre estiveram a sua disposição.

Retribuiu com um sorriso.

Ela sequer imaginara que aquele homem de aparência jovial, cabelos bem penteados e cheiro agradável era aquele mesmo que por muito tempo ficara ali naquela calçada a contemplar o nada. Barbudo e fétido.

Ele percebeu que ela vendia flores.

Nada mais apropriado para a ocasião.

Sentiu os diferentes aromas.

Quase que no mesmo instante viu na janela aquela por quem voltara a viver.

Ansiosa. Talvez tensa.

Parecia esperar por alguém. Era por ele

Comprou rosas.

Andou menos de 50 metros.

Entrou no imponente prédio de nome sugestivo.

“Morada dos Amores”

No elevador, apertou o botão do 7º andar.

Se ele voltara a viver porque voltara a amar;

Estava a instantes de voltar a viver intensamente.


segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Contando os dias para o Penta

São Paulo vence o Inter no Beira-Rio, e Cruzeiro perde em casa para o Figueirense, alguém ainda duvida do penta?



O São Paulo jogava no Beira Rio contra o sempre forte Inter de Abel braga,o Cruzeiro em casa contra o "fraco" Figueirense, tudo parecia conpirar contra o tricolor do Morumbi, mas quem fez figa por um tropeço tricolor viu mesmo foi uma figueira, uma surpreendente figueira catarinense.


O Cruzeiro já entrou em campo sabendo que tinha que vencer, para manter os nove pontos de distancia do tricolor, o que tentaria tirar nas proximas dez rodadas, incluindo um confronte direto, mas o que se viu foi um Cruzeiro que abusava em perder gols e no final veio o castigo, gol do Figueira, os saopaulinos que já haviam comemorado e muito no Beira-Rio não cabiam em si. O penta esta cada vez mais escrito nas estrelas. Ou seria a estrela do penta que já esta escrita?


A rodada teve ainda, América-RN 0 x 0 Palmeiras - Quem pensa em Libertadors não pode se dar ao luxo de empatar com o já rebaixado Mequinha.


Paraná 3 x 1 Fluminense - Paraná respira, pouco mas respira. Já o Flu, classificado pra Libertadores segue no estilo "tô nem ai". Em Caxias, Juventude 1 x 2 Grêmio - A Força do time de Mano, contra a fraqueza da time da serra gaúcha, esse faz parcerua ao América na série B do ano que vem.

No Maracanã, o que é Botafogo 0 x 3 Goiás. O Góias só havia ganho uma partida fora de Goiania, perdeu pra Deus e o mundo dentro do Serra dourada e vence o Botafogo de Mario Sergio no Rio?! O Botafogo merece uma tese de mestrado. Como o time do ano virou fogo de palha. E na Vila, Santos 1 x 0 Vasco. O Vasco que se contente com a Sul-americana, o gigante da colina não vence a 6, isso mesmo 6 rodadas no brasileirão. Assim não dá. O Santos de Luxa vai chegando, e deve estar na Libertadores ano que vem.


Sábado tivemos Flamengo 1 x 0 Atlético-MG, O Galo parece que gostou da série B, pelo menos lá não perdia tanto. É preciso que o galo cante pra que a diretoria acorde e veja que Leão com Gallo não dá jogo. Já o mengo tem um jogo a menos e encosta no bolo, já briga pela sul-americana e tem gente que sonha com a Libertadores. Joel é a prova de que na era dos laptops, a prancheta ainda dá show. No Pacaembú, Corinthians 1 x 2 Sport. O Corinthians é piada pronta. Não vejo outro caminho que não a serie B. Nos jogos finais a manto sagrado terá que pesar. E nos Aflitos, que beleza o Náutico, sensação do segundo turno, 5 x 0 Atlético-PR. O furacão virou brisa e ficou bem aflito. Segue a saga.


Quarta tem: Palmeiras x Náutico - jogão no Palestra; Sport x Goiás; Grêmio x Atlético-MG; Vasco x Juventude; Atlético-PR x Botafogo; Fluminense x Corinthians - o Flu ajuda ou enterra o timão? - e Cruzeiro x Santos - jogão em BH.


E na quinta: América-RN x Paraná; Flamengo x São Paulo - jogão no Maraca; Figueirense x Internacional.


Até já!

Campeãs da superação, da alegria e da força de vontade.

Copa do Mundo é sempre Copa do Mundo. E quando a árbitra australiana apitou o final da partida o gosto amargo da derrota foi inevitável, perdemos o título mas não o orgulho nessas meninas, que nos últimos 3 anos estiveram unidas apenas 3 vezes, disputaram um curto sul-americano, o Pan e mais 3 amistosos, diferente das seleções que estiveram nessa Copa do Mundo, como a Alemã e a América com um média super a 50 jogos cada uma. Nossas 21 heroínas não recebem salários milionários como aqueles que vestem a camisa canarinha, mas são exemplos para eles, de como se comportar vestindo a camisa do seu povo. Guerreiras, vitoriosas. Meninas que estão próximos do nosso dia a dia, do dia a dia duro do povo brasileiro, a baiana Elaine que até outro dia jogava pelos campos baianos sem grama, defendendo o São Franscisco do Conde. Aliás, num país que vira as costas para essa prática, a Bahia pode sim ser considerada um exemplo, tem três jogadoras nascidas em território baiano entre as 21 e outras que por aqui passaram. A Federação Baiana sempre tentou fazer do futebol feminino uma prática constante infelizmente ele não ainda não empacou, mas há anos vem sendo disputado.
Depois dessa campanha brilhante das nossas meninas na China esperemos que a CBF e outros órgãos competentes saiam da inércia e passem a pensar na realização de um grande campeonato forte e bem disputado. Nossas meninas merecem e não tenho duvida de que com esse futebol alegre e vibrante fortalecido, chegaremos voando em Pequim no ano que vem, com capacidade de disputar e ganhar o ouro. Sem recursos algum chegamos de igual para igual com as melhores, e vencemos a poderosa seleção americana num baile inesquecível. No momento a Alemanha é a adversária a se bater e é provável que tenhamos um novo encontro em Pequim. Até lá oxalá que estejamos fortalecidos estruturalmente, porque talento e força de vontade não nos faltam. O novo espetáculo já tem data marcada, novamente na China, mas dessa vez pelo ouro olímpico. Sucesso à nossas campeãs. E desde já entramos em campanha pela valorização do futebol feminino, Futebol Mulher, eu apoio!

Uma derrota de campeãs

Brasil perde o jogo e Alemanha é campeã mundial


“Nem tudo é como você quer, nem tudo pode ser perfeito”, nem era preciso Dinho Ouro-Preto eternizar a frase, infelizmente é assim que a banda toca.
Hoje na final da Copa do Mundo da China, o Brasil fez um primeiro tempo brilhante. Jogou muito, marcou, não deu espaços para as alemãs jogarem, só faltou o gol. Mas ai veio o segundo tempo, e assistimos a Alemanha jogar. E elas jogaram. E fizeram gols. Então perdemos a Copa.


Jogando como gente grande

O primeiro tempo foi bastante disputado, a Alemanha teve uma chance logo no princípio e só. A partir dai o Brasil jogou. Apesar do domínio que podia ser visto com a porcentagem de posse de bola (Brasil 60%, Alemanha 40%) o Brasil só teve três chances reais de gol. A primeira numa falta onde a goleira alemã soltou adentro da grande área, a excelente Formiga chutou cruzado de bico, mas ninguém apareceu para jogar a bola pro fundo das redes. A segunda chance veio com Daniela que chutou de bate-pronto de fora da área, uma linda bola que bateu caprichosamente na trave. Nossa última boa chance foi com ela, Marta, ele limpou três adversárias e chegou sem angulo ao gol alemão, esbarrando na goleira Angere, que começa a se tornar o destaque alemão.




A Alemanha joga, o Brasil assiste e Marta tem dia de Zico


Veio o segundo tempo e alegria de jogar típica das meninas brasileiras parece ter ficado no vestiário. Marta diria no fim do jogo que faltou comunicação, “estávamos muito caladas, a gente não falava”. Não falava e não jogava. A Alemanha veio mostrando toda a força de uma atual campeã do mundo. Pressionou e numa saída errada iniciou um contra-ataque rápido e a boa camisa 8, Sandra Smiek serviu a artilheira Prinz que não perdoou. Alemanha 1 a 0. Sentimos o gol. A seleção se descontrolou por alguns instantes. Daniela fez falta dura e tomou cartão amarelo, erramos passes bobos, mostramos ao mundo o nosso descontrole emocional. Mas Marta cobrou do time. Gritou e numa bola lançada do meio campo, Cristiane foi derrubada dentro da área, pênalti. Era a hora de acordamos, mas Marta teve seu dia de Zico. Freqüentadores do Receptáculo sabem da minha falta de apreço pelo Galinho, mas não posso negar que foi um brilhante jogador, um craque. Porém, craques também erram como Zico ao bater e perder o pênalti contra a França nas quartas de finais da Copa de 86. Mas só quem é craque recebe tal responsabilidade e Marta recebeu. Bateu mal, de canela, a goleira alemã se antecipou uns 2 metros, e pegou. Angere escrevia de vez seu nome na história.

O time brasileiro não se encontrou, tivemos uma ou outra chance, uma falta espetacularmente batida por Daniela e mais espetacularmente ainda defendida pela parede alemã. Angerer não sofreu sequer 1 gol, e entra para historia como a única a não ter tomado gol em sequer um jogo, numa competição organizada pela FIFA.
O tempo foi passando e o desespero aumentando e aos 42, veio o golpe final. Depois do escanteio Lauder fez o segundo. Final Alemanha, bi-campeã do mundo, 2, Brasil, campeão do alegria e da superação 0.


Na terra do Sol Nascente, Hamilton põe a mão na taça na







Romper a madrugada, assistindo os F1 a menos de 200 km/h só mesmo por pura paixão. Foi uma corrida atípica, um verdadeiro dilúvio caiu sobre o circuito de Fuji e ai no sabão japonês foi um salve-se quem puder. Hamilton mostrou que também é craque debaixo d’água e de ponta a ponta venceu a corrida, boa parte dela foi disputada sob comando do saft-car, mas foi só ele sair e começaram os acidentes.




As ferraris fizeram uma corrida razoável apesar do papelão da equipe que mesmo com o dilúvio mandou seus carros para pista com pneus intermediários. Ainda nas primeiras voltas Raikkonem e Massa sem conseguir andar e rodando mais que barata tonta, foram aos boxes trocar de pneus e acabaram perdendo bastante tempo, mesmo com os problemas Kimi foi terceiro e Felipe o sexto, depois de um final eletrizante. Coube a Massa fechar com chave de ouro o GP de Fuji, o brasileiro estava em sétimo, mas nos metros finais apertou pra cima do excelente polonês Robert Kubica e travaram um duelo emocionante. Massa ultrapassou fechando o caminho de Kubica, que devolveu com um X brilhante, espalhando o carro na entrada da reta jogando Felipe pra fora da pista, porém o brasileiro não parou de acelerar e voltou da área de escape na frente do carro da BMW para delírio de Galvão Bueno, aliás, a frase final de Galvão sintetizou a disputa final de Felipe Massa, “ele fez o que se espera de um piloto da Ferrari”. Com certeza Felipe que já foi elogiado pelo magnata italiano semana passada, ganhou mais uns pontinhos com o patrão italiano, Luca De Montezello.







Outro destaque da corrida subaquática foi o alemão Vettel da STR que por boa parte do tempo ocupou a terceira colocação, e chegou a liderar por algumas voltas a corrida. No fim faltou braço e experiência, o alemão bateu e quebrou a suspensão do seu F1, nos boxes chorou, pois sabia que perdera a chance da vida na Fórmula 1.







Quanto a Alonso, esse praticamente jogou o campeonato fora, ao entrar rápido demais na curva mais próxima do muro, a “flecha de prata” aquaplanou e o espanhol encontrou a mureta. Fim de corrida e agora 12 pontos atrás do líder com 20 em disputa, é provável que tenha sido também fim de campeonato.





Lewis pode já ser campeão na China no próximo domingo, basta chegar a frente de Alonso. Nada impossível para quem já fez chover na terra do sol nascente. Domingo diante da maior população do planeta poderemos conhecer o homem mais rápido do mundo. Lewis terá uma semana para se acostumar a de uma vez por todas se eternizar na história.